“Houses of Renaissance” é a expansão para Lorenzo il Magnifico!

L

Lorenzo il Magnifico é um jogo com grandes possibilidades estratégicas, que trata a respeito de famílias de mercadores competindo por poder em prestígio na Itália Renascentista. É um jogo que mistura alocação de trabalhadores, construção de tabuleiro e gerenciamento de recursos, que proporcionam diversos caminhos para vencer.

E está chegando ao mercado a sua expansão, a Houses of Renaissance que adiciona ainda mais caminhos para a vitória. De fato ela adiciona bastante coisa, pois cada aspecto original do jogo recebe novas opções e mudanças. E ainda adiciona um quinto jogador.

Vinte novas cartas de líderes darão ainda mais variedades nas famílias, e a expansão também modifica o tabuleiro colocando novas peças em locais já existentes ou ao lado do tabuleiro.

Haverá também a possibilidade de receber marcadores especiais que fornecem recursos e são mantidos em segredo até o momento quando eles estiverem prontos para serem usados.

Previsão de lançamento (lá fora) é 27 de Abril de 2018.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

 

 

Anúncios

Por que jogar jogos que usam bastante a memória!

MM
Adaptado do texto do designer Bruno Faidutti

Jogos que dependem exclusivamente da sorte podem ser tornar entediantes e pouco desafiadores porque o que realmente traz animação em uma partida é o controle que o jogador pode ter sobre a mesma, com aquela sensação de recompensa ao fazer boas jogadas e/ou tomar boas decisões. De uma maneira geral adultos são muito melhores do que crianças em jogos que dependem grandemente de habilidades como táticas, estratégia ou até mesmo na destreza. Mas em contrapartida, a memória de curto prazo, a que é usada durante os jogos, é provavelmente a única em que as crianças são iguais, ou até melhores, do que os adultos. Portanto jogos que trabalham e usam a memória tornam-se desafiadores e engraçados para grupos compostos por adultos e crianças, até mesmo para famílias.

Uma tendência da época moderna é que a memória tem sido cada vez menos valorizada, do que outras habilidades intelectuais. E dentro do momento de jogar, acaba-se valorizando mais aqueles jogos com profundidade estratégica e por consequência a um entendimento pobre sobre o que seria jogar: que vença o melhor, como se jogar tivesse como objetivo de mostrar quem é o melhor, como se vencer provasse uma superioridade intelectual sobre os demais.

E dentro do contexto dos jogos que usam a memória não existe essa situação (ou ela é grandemente minimizada) porque aqueles que são bons com a memória de curto prazo são geralmente considerados engraçados e curiosos, e não necessariamente superiores. Existe tanta habilidade num jogo de memória quanto num jogo de xadrez, mas com menos drama.

E vamos listar 4 jogos que usam a memória para a criançada se divertir!

ccc

Chicken Cha Cha Cha (leia nossa análise aqui)

Nessa corrida das galinhas e galos a memória é fundamental para ultrapassar os obstáculos e roubar as penas dos outros competidores. Para crianças a partir de 5 anos.

Jpeg

As Escadas Assombradas (leia nossa análise aqui)

Nessa divertida aventura, os jogadores são transformados em fantasmas no meio do caminho e a confusão começa. Para crianças a partir de 4 anos.

Tabuleiro

My First Stone Age (Leia nossa análise aqui)

Além de coletar os recursos em diversas regiões do tabuleiro é fundamental lembrar das posições de cada ficha ao redor do tabuleiro para otimizar seus movimentos. Para crianças a partir de 4 anos.

Leo

Leo (Leia nossa análise aqui)

Nesse jogo cooperativo, sua turma precisa levar Leo para cortar o cabelo, mas o caminho é longo e será necessário lembrar do que vocês já encontraram pela frente para terem sucesso.

E para você? Jogos que usam intensamente a memória fazem sucesso? Quais os seus preferidos?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

 

 

 

 

A guerra do dominó em “Sengoku Domino”

Sengoku Domino é um jogo para 2 a 4 jogadores dos designers Kenichi Kabuki da editora Game Nowa, onde os jogadores usam dominós para representar seus exércitos que cada um usará para dominar cada uma das áreas de jogo.

No inicio de cada jogo, cada jogador embaralha suas peças de dominós viradas com a face para baixo, comprando depois disso cinco peças e mantendo-as escondidas. Na sua vez cada um revela uma peça que terá a força equivalente à soma dos números mostrados na peça. Aquele que jogar a peça mais fraca vai coloca-la primeiro, seguido pelo próximo com a peça mais fraca e em caso de empate ambos serão colocados por último.

A região em questão é um espaço 5×5 na área de jogo com um local central sendo ocupado por um castelo. Nenhum dominó pode ser colocado sobre o castelo e o primeiro dominó na região deve ser adjacente ao castelo e os próximos devem ser também adjacentes a ele ou aos outros dominós se eles tiverem o valor em comum em uma das suas pontas.

Exemplificando, uma peça 2|5 pode ser colocada adjacente a uma 4|5 desde que os 5s estejam adjacentes.

Quando todos os dominós forem colocados o próximo turno começa com os jogadores preenchendo suas mãos novamente e colocando mais um dominó na mesa. Uma peça não pode ser colocada fora da área de 5×5 ao menos que não seja possível coloca-lo inteiramente lá.

Uma vez que a região está completa você considera a força total de cada jogador em cada linha e coluna usando marcadores coloridos para indicar quem tem os maiores valores.Em caso de empate eles são ignorados e o próximo valor se torna o vencedor e quem tiver a maioria naquela região coloca um marcador da sua cor no castelo.E quem conquistar duas regiões vence o jogo.

Em uma partida com 4 jogadores cada um conquistar uma região o desempate será aquele que mais conquistou colunas e linhas.

Provavelmente será anunciado na Tokyo Game Market 2018.

Um jogo com uma proposta muito interessante, vale à pena os fãs de jogos mais abstratos ficarem de olho.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Um jogo por dias 2018 – Prepare seus palitinhos em Sushi Go!

Sushi Go

No projeto “Um jogo por dia 2018” foi hora da comida japonesa tomar conta da mesa em Sushi Go! (leia nossa análise completa sobre ele aqui).

Sushi Go! é um jogo bem simples e divertido de jogar, onde cada jogador deve colecionar cartas de acordo com alguns padrões que o jogo estabelece para pontuar. A grande sacada do jogo na minha opinião é a maneira como ele disponibiliza as cartas para os jogadores.

Cada jogador recebe um conjunto de cartas no início da rodada, e deve escolher uma que será colocada na sua mesa de jogo. Após todos escolherem, as cartas são reveladas e os jogadores passam as cartas que restaram nas suas mãos para o jogador à direita.

Dessa maneira, você precisa escolher bem as cartas que tentará colecionar e ficar de olho nas cartas que estão passando por você para tentar aproveitar alguma boa oportunidade.

Simples, muito acessível (inclusive para crianças) e divertido, esse é o Sushi Go!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

“Choose Your Own Adventure: House of Danger” um jogo cooperativo no estilo livro-jogo!

HD

A série de livros “Choose Your Own Adventures” será sempre lembrada como aquelas aventuras onde você escolhia uma opção no decorrer da história que quase sempre levava à um final infeliz.

No Brasil esse tipo de livro é conhecido como livro-jogo, e mesmo hoje em dia ainda são populares (leia uma matéria a respeito do assunto no blog Meeple Divino clicando aqui).

E agora a Z-Man está fazendo a adaptação desse conceito para jogos de tabuleiros em um jogo de aventura chamado “Choose Your Own Adventure: House of Danger”.

Você jogará como um detetive psíquico assombrado pelo proprietário desaparecido da mansão Marsden. Você conta apenas com uma garrafa de água, um canivete e suas habilidades de detetive para resolver o mistério. Suas premonições podem guia-lo para a perdição total ou para o próximo desafio.

É um jogo 1 a 8 jogadores, a partir de 10 anos com duração média de 1 hora e já está disponível lá fora em pré venda.

Assim que tivermos mais detalhes e informações a respeito estaremos postando.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Asmodee anuncia linha de jogos clássicos

AS

Possuidora de um dos maiores catálogos de jogos graças a diversas parcerias, a Asmodee anunciou sua linha de jogos de tabuleiros clássicos.

Essa nova categoria é dedicada para jogos que são simples de serem aprendidos entretanto que oferecem grande profundidade, sendo portanto ótimas opções para coleções novas ou já existentes. Os títulos dessa linha cobrirão uma grande variedade de mecânicas e estilos, sendo que cada poderá ser considerado um gateway, ou seja, um jogo de entrada dentro do seu respectivo gênero.

Alguns títulos que farão parte dessa coleção são Ticket to Ride Europe, Catan, Carcassonne, Dixit, Pandemic, e o Splendor.

Enquanto essa estratégia da Asmodee é uma maneira diferente de apresentar os jogos para novos consumidores também será uma coleção que certamente levantará algumas questões e debates, embora os jogos iniciais realmente são jogos muito interessantes para quem está começando e não perdem o brilho mesmo depois de muitas partidas.

E a grande pergunta é: Quais serão os próximos jogos dessa coleção?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia, Facebook e no Instagram.

“Lord of The Rings: Quest to Mount Doom” anunciado pela Game Workshop

Lotr

A Game Workshop anunciou o seu novo jogo “The Lord of the Rings: Quest to Mount Doom“, onde cada jogador recriará a jornada da sociedade do Anel para destrui-lo, exceto pelo fato de que eles não estarão juntos e cada jogador competirá contra os demais para destruir o anel.

Cada um procurará o anel que está escondido na Terra Média sem entretanto compartilhar com os demais jogadores se já o encontrou e ao mesmo tempo evitando também o olho de Sauron.

QuestMountDoom-Apr5-BoxBack1tx

Os jogadores poderão escolher seus personagens, que incluirão Aragorn, Gandalf, Legolas, Frodo e o Gimli.

É um jogo para 2 a 5 jogadores, a partir de 10 anos com duração estimada entre 30 a 45 minutos. A data de lançamento ainda não foi anunciada, porém mais informações são esperadas ainda esse ano 🙂

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.