Encontre a chave antes do feiticeiro e liberte a princesa em “A Torre Encantada”

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A princesa foi capturada por um malvado feiticeiro, e agora está trancada na torre encantada, e agora você valoroso(a) aventureiro(a) tem a tarefa de encontrar a chave antes do feiticeiro e tentar libertar a princesa da torre…

A Torre Encantada, lançado no Brasil pela editora DEVIR é um jogo para a criançada, com idade à partir de 5 anos com duração de 10 a 15 minutos, para 2 a 4 corajosos aventureiros.

O jogo conta com 2 papéis: Um jogador assume o papel do feiticeiro que esconde a chave e tenta recupera-la antes dos aventureiros e o aventureiro que pode ser um ou mais jogadores que tentam encontrar a chave e libertar a princesa.

Como se joga?

Um jogador é escolhido para ser o feiticeiro e ele tem um papel importante na montagem do jogo. O feiticeiro deve: Escolher uma das princesas (conforme imagem abaixo) e coloca-la na torre, guardando as demais na caixa. Essa escolha deve ser feita em secreto, sendo que os aventureiros não podem ver qual princesa foi escolhida e colocada na torre.

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Depois disso o feiticeiro pega uma das 5 chaves disponíveis, juntamente com as demais peças e “esconde” a chave no tabuleiro, sem que os demais jogadores saibam onde a chave foi colocada.

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Uma vez que a princesa está na torre e a chave escondida no tabuleiro, o feiticeiro é posicionado no local de início dele (peça azul) e o aventureiro é posicionado em um dos locais permitidos no tabuleiro (peça vermelha) e a partida está pronta para começar.

Existem 2 marcadores que determinam a movimentação: O dado e a ficha de personagem, e ambos são lançados à cada rodada. A ficha determina quem se movimenta primeiro (o feiticeiro ou o aventureiro, ao estilo cara ou coroa) e o dado determina quantos espaços serão movimentados. No exemplo abaixo, o aventureiro se movimenta primeiro a quantidade de 2 espaços, em seguida o feiticeiro se move também na quantidade de dois espaços.

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Se depois da movimentação um personagem parar em cima de uma ficha no tabuleiro, ele deve revela-la e confirmar se a chave está ali ou não. No exemplo abaixo à esquerda o aventureiro parou em uma ficha, e ao revela-la constatou que a chave não está ali.

Isso também vale para o feiticeiro que está querendo pegar a chave antes dos aventureiros. Caso os aventureiros encontrem a chave eles tem uma chance de tentar libertar a princesa.

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Assim que a chave for encontrada, o aventureiro pega a chave, escolhe um dos buracos na torre, coloca a chave e puxa gentilmente a princesa para cima, se a princesa sair os aventureiros vencem, caso contrário eles não conseguiram.

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Se o buraco escolhido não libertar a princesa o marcador de chave é removido do jogo, o feiticeiro esconde (em segredo) outro marcador de chave no tabuleiro, os personagens voltam para os locais iniciais a e busca pela chave recomeça.

Os aventureiros vencem se a princesa sair da torre, o feiticeiro se a princesa permanecer após os 5 marcadores de chave terem sido encontrados.

Acessibilidade

O jogo lida apenas com duas cores, o que não traz muitas dificuldades para quem tem alguma restrição nesse sentido. Também não exige que os jogadores mantenham peças ou cartas, o que facilita bastante e deixa o jogo bem acessível para todos os públicos.

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* Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

Dá para jogar com crianças?

Sim, o jogo é feito para jogar com eles! Dependendo da idade talvez seja necessário um adulto para ajudar a coordenar o jogo pelo menos nas primeiras partidas, pois existem duas equipes no jogo sendo assim necessário um certo cuidado para o jogo seguir bem, pois se acidentalmente a princesa cair da torre sem ter sido liberta os jogadores saberão qual o buraco certo para liberta-la, o que tira toda a graça do jogo.

O que achamos do jogo?

O jogo é simplesmente sensacional! Ele traz diversos aspectos bem diferentes dentro de um jogo infantil, como a divisão em 2 equipes, o elemento escondido no tabuleiro, uma das equipes procurando esse elemento enquanto a outra sabe onde ele está e tenta dissimuladamente pega-lo.

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Além disso também vai estimular a memória, pois o fato de encontrar a chave não é necessariamente garantia de libertar a princesa logo de cara. Então você precisa lembrar quais buracos já tentou anteriormente e trabalhar com eliminação de possibilidades e também cooperar na movimentação para tentar localizar a chave rapidamente.

Tudo isso dentro de um jogo extremamente portátil e pequeno. A DEVIR acertou ao trazer essa versão em lata. Esse jogo já existia anteriormente (não no Brasil) em uma versão maior e bem mais sofisticada.

A versão em lata embora bem menos sofisticada é bem mais acessível em termos financeiro e proporciona uma ótima experiência. Os mais velhos ficarão tentados a serem o feiticeiro e terão que lidar com a pressão de esconder a chave e depois tentar pega-la. Os aventureiros ficarão de olho nos movimentos do feiticeiro para tentarem deduzir onde a chave pode estar e precisarão talvez lembrar quais buracos da fechadura já tentaram anteriormente.

É um jogo obrigatório para qualquer família, pelo preço que está bem acessível e pela diversão, estímulos e experiência que proporciona.

Vamos libertar a princesa?

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Codenames ganha sua versão Harry Potter

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O excelente Codenames do designer Vlaada Chvátil agora está disponível em uma versão Harry Potter, que na verdade é uma variação do Codenames Duet, que é um jogo cooperativo para 2 pessoas.

Os jogadores alternam turnos tentando localizar 15 membros escondidos da ordem da Phoenix em um tabuleiro de cartas 5×5 com desenhos e palavras. Os jogadores usam pistas com apenas uma palavra e um número que faz referência à quantidade de cartas que estão relacionadas com a pista. Aquele que recebe as pistas podem tentar descobrir quantas cartas desejar, mas deve parar assim que escolher uma carta errada.

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Codenames: Harry Potter já está disponível lá fora, mais detalhes no site da USAopoly aqui.

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“New Frontiers” é a versão de tabuleiro do Race for the Galaxy

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A Rio Grande Games anunciou o “New Frontiers“, uma versão independente baseada no jogo Race for the Galaxy (leia nossa análise sobre esse jogo aqui).

O designer Thomas Lehmann oferece diferentes objetivos em cada partida permitindo uma grande rejogabilidade e variedade. Os jogadores construirão impérios galácticos à medida que vão conquistando mundos. Você recebe novas habilidades que permitirão desenvolvimento de tecnologias e produção de bens.

Esteja preparado para explorar novos mundos com os colonizadores, um novo aspecto do jogo. Você também poderá exercer a diplomacia ou permanecer isolado, sendo que ambos os caminhos poderão leva-lo à vitória, assim que uma das 4 condições de final de partida.

Será um jogo para 2 a 5 jogadores, à partir de 14 anos, com duração média da partida de 45 a 90 minutos. O lançamento (lá fora) está previsto nas lojas para Novembro de 2018.

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Um clássico dos jogos abstratos, Rummikub vai fazer você fritar os miolos

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Rummikub, um jogo criado pelo judeu Ephraim Hertzano, nos idos de 1930, é um jogo abstrato para 2 a 4 jogadores, onde o seu objetivo é descartar todas as suas peças, colocando-as na mesa em algumas combinações que o jogo permite.

Como se joga?

Cada jogador começa com seu suporte (para esconder suas peças) e recebe 14 peças. O jogo conta com 106 peças, em quatro cores diferentes, sendo que cada cor possui dois conjuntos numerados de 1 a 13, totalizando 104 peças, além de duas peças coringas.

Cada jogador na sua vez tem duas ações, sendo necessário escolher uma:

  • Colocar uma ou mais peças na mesa

ou

  • Comprar uma peça

Se o jogador optar por colocar uma peça na mesa ele precisa respeitar as combinações permitidas pelo jogo. Existem dois tipos de combinações: os grupos e as sequências.

  • Grupos são conjuntos de 3 ou 4 peças, do mesmo número em cores diferentes.
  • Sequências são conjuntos de 3 ou mais peças, da mesma cor e com números em sequência.

Na sua primeira jogada você pode colocar na mesa tanto grupos e/ou sequências na mesa que suas peças permitirem, mas é necessário que a soma de todos os números colocados na mesa seja no mínimo 30. Veja no exemplo abaixo, tanto no primeiro caso quanto no segundo a somatória dos números é 30 ou mais.

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Depois que você fez sua primeira jogada, nas jogadas posteriores você poderá colocar na mesa grupos e/ou sequências com suas peças, mas poderá também adicionar suas peças aos grupos e sequências que já estão na mesa (somente se você já tiver feito sua jogada inicial que deverá somar no mínimo 30).

A possibilidade de manipular as peças que estão na mesa para montar novos grupos e/ou sequências para encaixar as peças que você possui que torna Rummikub um jogo sensacional.

Você pode, por exemplo, desfazer 3 grupos para montar 2 sequências e encaixar algumas peças que você possuía na mão nessas novas sequências. Ou você pode simplesmente adicionar peças às sequências e grupos que já estão na mesa.

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No exemplo acima existem já uma sequência e um conjunto na mesa e o jogador poderia colocar o 13 no conjunto 13, além de remover um 8 da sequência formando um novo conjunto com três peças número 8 como abaixo:

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Acessibilidade

O jogo depende da visualização das cores corretamente, e caso haja alguma dificuldade desse sentido o jogador não conseguirá jogar bem, pois não existe outra identificação além da cores e números. O jogo também exige a manipulação de peças, e se o jogador tiver restrição nesse sentido pode ser prejudicado, não desfrutando do jogo da melhor maneira possível.

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Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

Dá para jogar com crianças?

Particularmente acho inviável, pois o jogo exige bastante em termos de possibilidades e combinações, e alguns adultos já demorarão bastante em seu turno em virtude da grande quantidade de combinações. Então acho que existem opções bem mais interessantes para os pequenos (você pode visitar nossa sessão de jogos infantis clicando aqui).

O que achamos?

Por permitir essa manipulação da mesa é que Rummikub é um clássico, que vai colocar todos para pensar e achar possibilidades para se livrar das peças em mãos. Ele entretanto pode tornar-se um jogo demorado, sendo recomendado usar um timer ou ampulheta para colocar duração na vez de cada jogador, pois as possibilidades serão grandes e talvez um jogador ou outro possam passar tempo demais pensando em maneiras de se livrar das suas peças.

É possível ainda jogar contando pontos, no sistema melhor de 3 ou 5, sendo que aquele que se livrou de todas as peças não marca pontos e as peças que ficaram na mão valem pontos negativos. Nesse caso o Coringa vale 20 pontos e vence ao final quem tiver mais pontos positivos.

Uma curiosidade é que Rummikub é um jogo muito popular, possuindo até mesmo campeonato mundial, que ocorre desde 1991 a cada 3 anos. Outro fato bacana é que em 2009 a brasileira Andréa Papazissis foi a campeã mundial. E a edição do campeonato 2018 acontece agora em Novembro, em Israel na cidade de Jerusalém (mais detalhes aqui).

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Outra curiosidade é que o jogo foi criado para uso pessoal e depois começou a ser vendido pelo criador de porta em porta, sendo que a produção inicial era totalmente manual.

O jogo também já venceu o aclamado prêmio alemão Spiel des Jahres em 1980.

Tendo sido o mais vendido nos Estados Unidos em 1977 é um excelente jogo abstrato, muito simples, que deve fazer parte da sua coleção se você gosta do gênero ou quer um jogo bem acessível que vai colocar todos na mesa para pensar, e como é produzido pela GROW pode ser encontrado por um preço bacana, bem abaixo dos jogos abstratos nacionais.

Um clássico dos jogos abstratos, sendo uma ótima opção você e toda a família e amigos.

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Desenhe as peças na sua colcha de retalhos em “Patchwork Doodle”

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Saindo pela Lookout Games, Patchwork Doodle, do designer Uwe Rosenberg, é uma versão do ótimo Patchwork no formato “roll-and-write“, onde cada jogador recebe um quadro 9×9 e deve preenche-lo no decorrer da partida com peças ao estilo Tetris.

A grande diferença nessa versão é que as peças serão desenhadas no papel, e não colocadas como na versão já existente. Existem também algumas opções diferentes nessa versão, como a possibilidade de cortar as peças em duas antes de desenha-las no seu quadro, preencher um espaço de 1×1 ou realizar uma das ações anteriores mais uma vez.

A quantidade de jogadores nessa versão foi ampliada, possibilitando 8 jogadores em cada partida. A previsão de lançamento lá fora é no primeiro quartil de 2019.

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Anunciada a expansão do Barenpark, a “Barenpark: The Grizzlies Are Coming”

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O designer Phil Walker-Harding está lançando pela Lookout Games uma expansão para o Barenpark, a “Barenpark: The Grizzlies Are Coming“.

Essa expansão contém 3 módulos que podem ser usados individualmente ou em conjunto com o jogo base. Um módulo contém novos objetivos que podem ser misturados aos do jogo base. O segundo permite você adicionar ursos cinzentos ao seu parque, onde esses ursos ocuparão 6 espaços em uma sessão do seu parque. É um espaço e tanto, e agora você poderá adicionar uma quinta sessão ao parque (além das 4 do jogo base). Esse módulo contém 4 novas sessões para os parques.

E o terceiro módulo contém monotrilhos que começam valendo 10 pontos e vão diminuindo de valor à medida que você vai que novas peças vão sendo adicionadas ao parque. É necessário construir primeiramente os pilares e depois adicionar os trilhos. E agora todos podem ter uma visão panorâmica do parque!

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Que tal miniaturas metálicas para o Scythe?

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A Stonemaier Games anunciou uma edição limitada de miniaturas metálicas para o Scythe. O conjunto vem com um mech de cada facção em uma caixa especial e numerada.

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A quantidade de conjuntos disponibilizados será de 4000, embora uma numeração especial de 40 será lançada em 2018 para um leilão para arrecadação de fundos para caridade. O lançamento global das peças está previsto para 2 de Novembro de 2018.

Para mais informações visite o site da Stonemaier que faz o anúncio aqui.

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