As peças de caminho do jogo de tabuleiro O Belo Jardim

Um delicioso passeio pela natureza nesse jogo infantil “O Jogo do Belo Jardim”

O jogo do Belo Jardim

“Bela manhã de sol.

Um dia perfeito

para um passeio no Jardim

Meu caminho é

traçado entre as folhas

e belos canteiros de rosas

O Jogo do Belo Jardim da Mitra Oficina de Criação é um jogo infantil para 2 a 4 jogadores ou em equipe que propõe um divertido passeio pela natureza, observando os elementos da natureza em um jogo da memória.

Como se joga o Jogo do Belo Jardim?

Estenda na mesa o feltro que acompanha o jogo. Monte o percurso, usando para isso as peças com contorno verde. Para isso você pode usar uma linda história que acompanha o jogo  chamada “Belo Jardim” que ao ser lida em voz alta vai auxiliar os jogadores a identificarem a ordem dos elementos a serem posicionados no caminho.

No centro, coloque as 28 peças de borda laranja com as imagens para baixo.  As cinco pedras que acompanham o jogo devem ser colocadas ao lado das peças verdes do caminho de modo aleatório. Cada jogador escolhe um peão e a partida está pronta para começar.

As peças de caminho do jogo de tabuleiro O Belo Jardim

Seu objetivo é percorrer a trilha verde encontrando no meio as figuras que aparecem ali, ao estilo “jogo da memória” tradicional, procurando ali o par da primeira figura do caminho.

Encontre os pares no jogo de tabuleiro o Belo Jardim

Se o jogador acertar ele tem direito de jogar mais uma vez. Caso erre as peças do centro são viradas com o desenho para baixo e o próximo jogador tenta descobrir o próximo desenho na trilha que está à sua frente.

As pedras servem para deixar o jogo um pouco mais difícil e podem ser utilizadas dependendo da experiência e idade dos jogadores. Quando um jogador cair em uma peça verde que tem uma pedra, todas as peças do centro (os pares) são embaralhados. Sendo assim você pode ajustar a dificuldade do jogo como desejar.

Vence a partida quem chegar ao final do percurso. Para jogar como equipe os jogadores escolhem um único peão e tem o desafio de juntamente leva-lo até o fim do caminho.

Acessibilidade

O jogo tem peças grandes e não tem dependência de texto ou cores, sendo adequado para todos os tipos de público.

Dá para jogar com as crianças?

SIM! O Jogo do Belo Jardim foi pensado neles, primeiramente pelo tema super agradável e gostoso de pensar. Segundo pelas peças de madeira e pelas ilustrações que são coloridas e vívidas. Terceiro, pela linda história que acompanha o jogo e que é parte da sua experiência. Então  temos aqui um jogo ideal para todos os grupos de crianças, desde os menores até os maiores.

O que achamos do Jogo do Belo Jardim?

Gostamos! E você pode se perguntar: O que afinal um jogo da memória teria de tão diferente assim?

O que vimos nesse jogo que chama a atenção e encanta são os detalhes. A começar pela história que acompanha o jogo para ser lida e usada na montagem do percurso. Só isso já torna o jogo mais gostoso e é um passo preparatório onde as crianças já ajudam a montar o caminho e organizar a mesa.

Componentes do jogo do Belo Jardim

Segundo, a produção em madeira é ótima das peças e suas ilustrações. Cada ilustração é lindíssima e traz aquele aconchego e tranquilidade de um dia no jardim. Além disso o feltro verde traz realmente a idéia do jardim. Parece um detalhe bobo mas faz toda a diferença na partida esse aspecto estético e tátil.

Terceiro, o jogo vem com algumas sugestões de atividades para serem desenvolvidas usando o jogo.

Pontos Positivos:

  • O jogo vem com uma história que pode ser usada para montagem do percurso o que é bacana em tratando-se de um jogo infantil
  • Excelente produção, com ilustrações lindas e vívidas, peças de madeira super bem acabadas e um feltro para servir de fundo para o “jardim”
  • Um tema diferente, que pode ser usado de diversas maneiras em contextos de ensino e educação infantil

Pontos de atenção:

  • É um jogo da memória, bonito e bem produzido, mas se o estilo não lhe agrada talvez não seja para você.

Jogo de tabuleiro infantil o Belo Jardim

As idéias por trás do jogo O Belo Jardim são simples, mas foram implementadas e desenvolvidas com bastante carinho e cuidado pelo pessoal da MITRA, e isso torna um “simples jogo da memória” em uma produção bonita, agradável, durável e que pode ser empregada de diversas maneiras!

Quer ler mais análises sobre jogos de tabuleiro como essa? Visite nosso FacebookPinterest,   InstagramBLOG  e  Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s