Conheça a história do sucesso mundial CATAN e de seu criador Klaus Teuber

wp-1563844066028398002334.jpg

A Alemanha é notoriamente conhecida por ser um país com grandes designers de jogos de tabuleiro. Nomes como Wolfgang Kramer e Reiner Knizia entre tantos outros são autores bem conhecidos e com obras consolidadas.

Mas um autor que se destaca de maneira especial por lá  é Klaus Teuber, autor do grande sucesso mundial, CATAN, que foi relançado no Brasil pela DEVIR e que foi o primeiro jogo de tabuleiro moderno a atingir uma popularidade mundial.

Um fato muito interessante a respeito da sua carreira é que embora com uma produção bem menor de jogos que seus compatriotas, um parte considerável de seus jogos foram jogos de destaques ou premiados, tornando-o um autor extremamente bem sucedido.

Klaus Teuber nasceu em 1952 e teve seu primeiro jogo publicado quando tinha 36 anos. Seu primeiro trabalho foi o Barbarossa, que foi um sucesso instantâneo, sendo inclusive premiado com o conceituado prêmio alemão “Spiel des Jahres”.

Jogo Barbarossa de Klaus Teuber

O próximo trabalho dele foi o “Timberland”, um jogo de leilão onde os jogadores tentam crescer suas árvores em uma floresta, sendo um jogo de relativo sucesso nos idos de 1989.

Jogo Timberland de Klaus Teuber

Seu trabalho subsequente que chamou bastante atenção foi o Adel Verpflichtet, um jogo onde os jogadores são colecionadores de antiguidades, sendo um título que usa o blefe entre outras mecânicas. O jogo foi bem aceito na época e Klaus recebeu por ele mais um “Spiel des Jahres”.

Jogo Adel Verpflichtet de Klaus Teuber

Mas o grande fato foi que esse título despertou a atenção mundial para os jogos alemães. Por conta de suas regras inteligentes, alta interação, componentes atrativos e funcionais, o jogo foi o primeiro jogo alemão que muitos jogadores pelo mundo tiveram contato.

Os próximos dois títulos produzidos por ele foram vencedores (mais uma vez) do prêmio Spiel des Jahres, que foram os jogos Drunter & Drüber e Der Fliegende Holländer. E à partir desse ponto começava a ficar claro as características dos jogos do Mr. Teuber: Jogos familiares mas com conteúdo suficiente para atrair jogadores mais sérios, com bastante interação, duração relativamente curta (em torno de uma hora) e uma mistura interessante de mecânicas.

Jogo Der Fliegende Holländer de Klaus Teuber

Jogo Drunter & Drüber de Klaus Teuber

Nesse ponto de sua carreira, Klaus fundou em 1993 sua própria editora, a TM-Spiele, que foi vendida em 1997 para a KOSMOS, e a primeira produção da TM foi mais um jogo dele, o Vernissage  que embora não tivesse vendido tão bem, foi o vencedor de mais um prêmio Spiel des Jahres e recebeu críticas muito positivas na época.

Jogo Vernissage de Klaus Teuber

Klaus então gastou dois anos na produção de seu próximo jogo, e podemos dizer que foi um tempo muito bem empregado.

Entre 1993 e 94, Klaus foi até a KOSMOS com um grande projeto. Era um jogo baseado na exploração de uma nova terra, juntamente com desenvolvimento e conflitos. A KOSMOS achou que era muita coisa, mas gostou da idéia e passaram um ano e pouco refinando as mecânicas para o lançamento do título em 1995. O jogo era o “Settlers of Catan”.

Primeira edição do jogo Catan de Klaus Teuber

CATAN é um jogo onde os jogadores vão construindo seus assentamentos (aldeias e cidades) em um tabuleiro montado aleatoriamente. A rolagem dos dados determina quais territórios produzirão recursos e os jogadores que tiverem suas construções próximas dos terrenos recebem os recursos e podem negociar com os demais, vencendo que atingir um determinado número de pontos.

A grande sacada é que dificilmente os jogadores terão a combinação de recursos que eles precisam, pela maneira que os recurso são gerados, então trocas e negociações serão sempre necessárias, o que aumenta a interação e diminui o tempo de espera para jogar.

O jogo possui diversas estratégias para vencer mas ao mesmo tempo é um jogo de fácil aprendizado e bem acessível para toda família. CATAN foi o jogo que a indústria alemã estava esperando para deslanchar.

A resposta do público foi imediata e o jogo foi recebido mundialmente com números impressionantes. CATAN foi o jogo que fez os jogadores americanos jogarem de fato um jogo “estilo alemão”.

A recepção foi tão boa que Jay Tummelson, o executivo que supervisionou a produção americana do CATAN, fundou sua companhia, a Rio Grande para trazer outros títulos alemães para o mercado americano, e talvez esse tremendo movimento de jogos alemães para a América não teria acontecido sem o CATAN.

E os números de vendas do CATAN são impressionantes. Até 2015 já havia vendido mais de 22 milhões de cópias do jogo em 30 línguas diferentes. O jogo recebeu diversos prêmios, como o Spiel de Jahres em 1995 e também diversas expansões e versões diferentes ao longo dos anos.

Klaus Teuber criador de CATAN

Essa foi a jornada do CATAN que embora hoje em dia já tenha diversos concorrentes à altura e superiores, ainda é um jogo agradável e que pode sim servir como um jogo para a família e amigos e também nos ajuda a entender a expansão dos jogos de tabuleiro modernos.

E nossa próxima matéria sobre o CATAN será a respeito das versões e expansões que foram lançadas para esse clássico, não perca!

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro como esse no Facebook , no Pinterest,  no Instagram,  no BLOG  e na Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s