6 atitudes para ajuda-lo a jogar jogos de tabuleiro mais rapidamente

battle board game challenge chess

Você organiza toda a mesa, coloca aquele jogo muito bacana, o pessoal chega, senta e a partida está pronta para começar. O jogo é rápido, afinal, você tem muitos jogos para jogar com o pessoal.

A partida começa e depois de algumas rodadas você percebe que aquele jogo que deveria ser rápido está demorando muito mais do que necessário…

Jogar mais rápido pode ser o desejo de muitos jogadores, e em muitos casos para que isso aconteça é necessário algumas ações práticas para lhe ajudar com isso. Conheça agora 6 atitudes que certamente vão ajuda-lo a jogar mais rapidamente. Lembrando que jogar mais rápido não significa jogar apressadamente e que nem sempre as dicas abaixo se aplicarão a todos os casos, mas vale conhecer essas idéias para ajuda-lo e quem saber ajudar os amigos também 🙂

Conheça as cartas, interações e regras

Muitas as jogadas demoram porque o jogador não conhece as cartas e interações que o jogo oferece, ou seja, cada carta precisa ser lida e analisada. Isso piora quando acontecem consultas ao manual. Ou seja, para jogar mais rapidamente é necessário conhecer bem as regras. Dar uma olhada no manual antes de jogar pode ser uma boa idéia para internalizar as regras e as interações do jogo, como ordem do turno. Tudo bem parar uma ou duas vezes para uma consulta eventual, mas o hábito de consultar o manual durante a partida pode deixa-la bastante demorada.

Carta com explicação de regras do jogo Tides of Time

Organize bem a mesa

Pegar um marcador que está do outro lado da mesa muitas vezes durante a partida pode deixar a partida bem demorada, por isso é fundamental dar uma boa organizada, onde todos os jogadores consigam pegar os componentes rapidamente quando necessário. Você pode usar pequenas vasilhas ou mesmo petisqueiras de plástico para organizar os componentes e deixa-los mais acessíveis. Além disso não é necessário parar o jogo enquanto um jogador pega um componente que não vai afetar o próximo jogador, afinal a mesa toda não precisa esperar por um jogador para prosseguir. Com uma organização mais eficiente preciosos minutos serão economizados.

Componentes personalizados para o jogo de tabuleiro Agricola

Organize as informações

Uma das razões pelas quais certos jogadores demoram em seu turno para realizarem suas jogadas é como eles organizam (ou não) as informações que eles tem disponíveis.

Um exemplo clássico é não conseguir lidar com muitas escolhas disponíveis. Como as vezes eles não tem um (ou mais) objetivo em mente, gastam muito tempo analisando cada possibilidade, o que resulta em turnos demorados e escolhas ruins.

Uma opção seria categorizar as opções em grupos (escolhas que geram dinheiro, recursos, poder militar, etc). Se o jogo for de cartas, separe as cartas entre cartas que não podem ser jogadas no momento, cartas versáteis e/ou baratas e cartas caras ou questionáveis.

O importante é organizar as informações disponíveis para você tomar decisões mais rápidas e melhores.

Planejar é essencial para jogar jogos de tabuleiro mais rápido

Pense durante o turno dos seus oponentes

A maioria dos jogadores está ciente da necessidade de pensar na sua jogada durante o turno dos seus oponentes, mas na prática isso nem sempre é uma realidade, afinal as coisas podem mudar bastante no jogo até a minha próxima jogada.

Uma sugestão então seria: Avalie o tabuleiro, as possibilidades e os caminhos que você está tomando. Pensar no que você precisa, o que está disponível, o que eu devo evitar e quais as opções para vencer o jogo podem lhe ajudar.

Criar esse hábito certamente vai ajuda-lo a decidir suas jogadas mais rapidamente e deixa-lo ainda mais envolvido com o jogo e as possibilidades existentes.

Vale lembrar que ficar no celular durante o turno dos oponentes pode atrasar o jogo demais, pois você vai deixar para avaliar sua próxima jogada no seu turno apenas,  além de não ser uma atitude bacana com os demais jogadores.

Planejar é essencial para jogar jogos de tabuleiro mais rápido

Tenha uma atitude de aprendizado

Mesmo tendo em mente a vitória, abordar um jogo de tabuleiro com uma atitude de aprendizado é essencial, pois mesmo nas primeiras partidas nós temos a tendência a buscar a vitória. Na próxima partida, procure explorar mais as mecânicas do jogo, afinal dependendo do jogo vencer na primeira ou segunda partida é pouco provável, porquê então não aproveitar para explorar as possibilidades que o jogo lhe oferece?

Planejar é essencial para jogar jogos de tabuleiro mais rápido

Jogue mais e mais

Em última instância, quanto mais você jogar um jogo mais rápida serão suas partidas. Em uma época do “culto ao novo” é sempre bom dar uma olhada com carinho nos títulos que você já tem e pensar “eu já explorei esse jogo o suficiente?”

Formular estratégias e aprender a reagir às ações dos adversários leva tempo, e jogando mais vezes você adquire essa experiência, ao invés de levar mais tempo a cada rodada analisando as possibilidades.

E para você? Quais dicas você tem para jogar mais rápido e aproveitar melhor o tempo? Conte para nós 🙂

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro como esse no Facebook , no Pinterest,  no Instagram,  no BLOG  e na Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s