Invista nas melhores ferrovias em Chicago Express

Chicago-Express.jpg

Em Chicago Express você assume o papel de um investidor que deseja ter o máximo lucro possível investindo em companhias ferroviárias. É um jogo para 2 a 6 jogadores com duração de pouco mais de uma hora, que envolve leilão,  compra de ações e construção de rotas ferroviárias.

Como se joga Chicago Express?

Cada jogador recebe uma quantidade inicial de dinheiro. O tabuleiro central é montado, bem como os tabuleiros de cada empresa ferroviária, com seus trens e suas ações correspondentes. E o jogo está pronto para começar.

Inicialmente existe um leilão para distribuir entre os jogadores ações das 4 companhias existentes no começo. Interessante que o dinheiro gasto em cada leilão vai para o caixa da companhia, e esse dinheiro será usado no decorrer do jogo para a construção das rotas.

O jogo em si é bem simples, e na sua vez você dispõe apenas de uma ação entre as três possíveis no jogo. Essas ações estão sinalizadas no lado esquerdo do tabuleiro e cada vez que um jogador realiza uma delas, o marcador é movido da esquerda para a direita.

Ações possíveis no jogo Chicago Express

As ações possíveis são (de baixo para cima)

  • Construir uma rota – Essa ação exige que você tenha pelo menos uma ação da companhia a qual você construirá a rota. Construir a rota significa colocar um trem daquela companhia em um hexágono no tabuleiro. Cada hexágono indica o custo para aquela construção e quanto aquela expansão aumenta o valor da empresa. Existe uma trilha ao redor do tabuleiro que indica o valor da companhia (trilha de rendimentos), e cada expansão torna a companhia mais lucrativa.
  • Desenvolver um local – Ao desenvolver um local o jogador usa uma casinha branca para sinalizar que o local foi desenvolvido. Esse desenvolvimento aumenta o valor da companhia na trilha de rendimentos, torna-a mais lucrativa.
  • Comprar uma ação – Com essa ação o jogador pode abrir um leilão de um título de ação de uma empresa. O leilão funciona em um formato tradicional, com lances abertos, e leva quem pagar mais.

Tabuleiro da companhia em Chicago Express

Quando dois marcadores de ação chegarem ao espaço vermelho isso significa que aquele turno acabou e é hora de pagar os dividendos!

O valor de cada companhia na trilha de rendimentos é dividido pelo número de ações daquela companhia que cada jogador possui (por exemplo, se a companhia Chesapeake & Ohio está valendo 10 e o jogador A possui 2 ações e o jogador B possui 1, dividimos 10 por 3, que resulta em 3,33 que é arredondado para cima, 4, e cada jogador recebe 4 por ação que possui, nesse caso jogador A recebe 8 e o jogador B recebe 4).

Após o pagamento dos dividendos a trilha de desenvolvimento de Detroit aumenta em 1 e uma nova rodada se inicia, sendo que os marcadores de ação voltam para o lado esquerdo.

A partida termina quando 3 ou mais companhias não tiverem trens ou ações, quando a reserva geral de casas tiver 3 ou menos ou o rendimento de Detroit chegar à 8.

Desenvolvimento das cidades em Chicago Express

Quando uma das companhias iniciais chegar em Chicago acontece uma fase especial, onde uma nova companhia entra em jogo, a “Wabash” e uma fase extra de pagamento de dividendos acontece.

Acessibilidade

O jogo não conta com muitos componentes, sendo que a maior preocupação dos jogadores é com a gestão do dinheiro (de papel). A colocação dos trens na mesa pode ser feito por qualquer jogador, o que não impede pessoas com dificuldade de movimentos jogar. A distinção de cores pode ser problemática, mas isso não é um elemento individual, ou seja, a informação está no tabuleiro para todos os jogadores, que podem auxiliar com esse tipo de questão.

Dá para jogar com crianças?

Chicago Express exige dos jogadores planejamento do uso dos seus recursos na parte do leilão e também da percepção das melhores oportunidades para expandir as companhias. Como esses elementos são mais abstratos o jogo só funcionaria com crianças mais velhas, que já consigam gerenciar essas questões, pois as mecânicas do jogo em si são bem simples.

Construção das rotas em Chicago Express

O que achamos?

Chicago Express traz uma mistura interessante de “Ticket To Ride” e jogos de leilão, onde cada companhia se desenvolve com base na ação dos jogadores e ao mesmo tempo beneficia a todos que possuem “ações” da mesma. É necessária a percepção adequada do mercado e gerir bem seu dinheiro para comprar as melhores ações.

Interessante também notar que nem sempre pagar muito barato nas ações é um bom negócio, pois o dinheiro que você paga vai para o caixa da empresa, ou seja, pouco dinheiro no caixa pode significar pouca capacidade de expansão, o que torna você realmente “dono” da empresa, pois se ela fatura pouco você também.

Como o fim de cada rodada é determinado pelo “esgotamento” de duas das três ações isso pode gerar uma certa tensão e necessidade de fazer uma boa escolha, afinal vale à pena fazer uma ação para encerrar a rodada ou aguardar mais um pouco?

Pontos positivos:

  • Um jogo muito simples na sua implementação mas que agrega um tema legal e mecânicas interessantes, como construção de rotas e leilão.
  • Partidas relativamente rápidas pela simplicidade das ações possíveis
  • Partidas bem diferentes, pois a possibilidade de investir em várias companhias deixa o jogo mais equilibrado, onde você precisa expandir as suas e tentar participar das outras.

Pontos de atenção:

  • Como todo jogo que envolve leilão, pode haver um certo bloqueio para impedir que algum jogador compre ações, e como a quantidade de ações de leilão é limitada por rodada e também ações de cada companhia isso pode gerar uma certa frustração.

Se você gosta do tema (trens) e leilões vale à pena pelo menos conhecer e experimentar.

Prêmio Ludopedia 2019

Acompanhe nosso canal nas redes sociais:

Facebook

Pinterest

Instagram

BLOG

Ludopedia

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s