Conquiste ilhas e desafie seu oponente nesse jogo para 2 pessoas, “Kahuna”

Jogo de tabuleiro para 2 pessoas, Kahuna

“Kahuna era o título que se dava a um sacerdote, experiente, maestro ou conselheiro”

Em Kahuna, um jogo da Kosmos para 2 jogadores com duração de 20 a 30 minutos, cada jogador assume o papel de um Kahuna, um poderoso feiticeiro disputando o controle das ilhas do Pacífico, sendo que vence ao final da partida quem tiver mais pontos.

Como se joga Kahuna?

Posiciona-se o tabuleiro para ambos os jogadores, e cada um recebe um conjunto de marcadores da cor branco ou preto. Cada um compra três cartas e três cartas são colocadas abertas ao lado do tabuleiro e a partida está pronta para começar.

Componentes jogo de tabuleiro Kahuna

O jogo é jogado em três rodadas, e cada rodada termina assim que as cartas terminarem.

Seu objetivo é ter o controle da maior quantidade possível de ilhas no final de cada rodada. Ao final da primeira rodada, quem tiver maioria recebe 1 ponto, ao final da segunda rodada recebe 2 pontos e na terceira rodada você recebe pontos em relação a diferença de ilhas que você controla e seu adversário (exemplo, se você controla 6 e seu adversário 4, você recebe 2 pontos).

Cada ilha é controlada por quem possui a maioria de pontes naquela ilha, veja no exemplo abaixo: A Ilha de Jojo é controlada pelo jogador que está com as peças pretas, dessa maneira um disco é colocado nela para representar isso. Já a ilha Kahu é controlada pelo branco e o jogador preto poder colocar um disco seu na ilha de Lale, pois possui a maioria de pontes ali (2 de 3).

Tabuleiro jogo Kahuna

Na sua vez as seguintes ações são possíveis:

  • Jogar uma carta para colocar uma ponte. Cada carta indica a quantidade de pontes que a ilha em questão possui, para te ajudar na definição da maioria. Colocar uma ponte leva em consideração a ilha de origem apenas, sendo que a outra ponta pode ser qualquer ilha conectada àquela ilha. No exemplo abaixo, a ilha de Huna está conectada outras 5 ilhas e eu escolho onde posicionar minha nova ponte. E você pode jogar quantas cartas desejar.

Cartas jogo de tabuleiro Kahuna

  • Colocar um marcador (disco) de controle em uma ou mais ilhas, caso você obtenha maioria de pontes naquela(s) ilha(s). Quando você obtém maioria em uma ilha e coloca seu marcador, você remove todas as pontes adversárias que estão naquela ilha. E essa remoção pode levar o adversário a perder o controle de algumas ilhas.
  • Remover uma ponte adversária, para isso eu preciso jogar 2 cartas da mesma ilha onde a ponte está ou 2 cartas das pontas da ponte que eu quero remover. No exemplo abaixo, se quero remover uma ponte branca da ilha Kahu e Gola, eu posso jogar 2 cartas Kahu, 2 cartas Gola ou 1 carta Kahu e outra Gola

Pontes no jogo de tabuleiro Kahuna

Após realizar suas ações você compra 1 carta, que pode ser uma das 3 cartas abertas ao lado do tabuleiro ou uma carta fechada.

Assim que todas as cartas para compra acabarem a rodada termina e verifica-se a maioria de ilhas sob o controle de cada jogador para atribuir a pontuação. Uma nova rodada é iniciada com a ilha do jeito que terminou a rodada anterior. Ao final da terceira rodada quem tiver mais pontos vence.

Cartas do jogo de tabuleiro Kahuna

Acessibilidade

O jogo conta com poucos componentes que não precisam ser manipulados a todo momento, sendo que apenas um jogador pode fazer essa movimentação para ajudar o outro, que vai basicamente jogar cartas. Também não existem restrição de cores, pois as ilhas são nomeadas e identificadas em cada carta e as peças são de cores bem distintas.

Dá para jogar com crianças?

Somente com os mais velhos, pois Kahuna é um jogo bem tático, onde é necessário pensar em conquistar mais lugares, tentar preservar os seus e ainda tentar atrapalhar seu adversário, portanto exige um pouco mais de maturidade e perspicácia dos jogadores.

O que achamos?

Kahuna é um jogo de confronto, onde você vai ficar a partida toda pensando nas melhores opções para conquistar espaços e remover as pontes adversárias. O efeito “cascata” ao remover ou adicionar uma ponte pode levar à perda (ou ganho) do controle de várias ilhas, o que pode deixar um clima ruim dependendo dos jogadores. É um jogo simples de explicar e jogar, mas que exige atenção e um pouco de planejamento no uso das cartas, pois você pode jogar quantas quiser, porém só vai comprar uma no final do seu turno.

Remover pontes custa caro (2 cartas) mas quando bem usado pode atrapalhar bastante a vida do adversário.

É um jogo pequeno, que exige pouco espaço e dá para jogar partidas rápidas, de 20 a 30 minutos se ninguém demorar muito. Os componentes são de madeira e o tabuleiro bem produzido. As cartas indicam onde estão as ilhas para facilitar na identificação, além de mostrarem a quantidade de pontes por ilha para ajudar no planejamento e na definição de maioria.

Pontos positivos:

  • Um jogo tático, onde você precisa ficar atento à jogadas adversárias e tentar conquistar o máximo de territórios.
  • Partidas rápidas
  • Bela produção em uma caixa pequena (com insert para todos os componentes)
  • Ideal para jogar com a mesma pessoa

Pontos de atenção:

  • O confronto é direito, e com uma boa jogada você pode remover o controle de diversas ilhas do adversário, o que pode gerar reviravoltas e frustrar quem não gosta de uma interação tão direta assim.
  • Você vai depender um pouco da compra das cartas e como você compra apenas uma por turno não haverá muitas chances para corrigir eventuais jogadas ruins.

Se você gosta de jogos com um pouco mais de confronto e interação em partidas rápidas e com regras simples numa caixa pequena, Kahuna é para você.

Prêmio Ludopedia 2019

Acompanhe nosso canal nas redes sociais:

Facebook

Pinterest

Instagram

BLOG

Ludopedia

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s