Construa rotas com táxis na cidade que nunca dorme em “Ticket To Ride: New York”

Táxis no mapa do jogo de tabuleiro Ticket to ride New York

Ticket to Ride é um jogo de tabuleiro onde cada jogador deve construir uma série de rotas usando trens para ao final da partida interligar determinadas cidades. É um jogo muito bonito, fácil de jogar, simples mas muito divertido, e não à toa um dos mais populares.

Ticket to Ride New York é um jogo para 2 a 4 jogadores, que traz a mesma idéia das outras versões, ou seja, construir rotas interligando lugares, mas de uma maneira muito mais enxuta e rápida, com partidas com duração de 10 a 15 minutos.

Como se joga

Cada jogador recebe um conjunto de táxis (ao invés de trens) da cor escolhida. O pequeno mapa é colocado no centro da mesa. Cada jogador recebe duas cartas de bilhetes de destino e duas cartas de transporte.

São colocadas ao lado do tabuleiro cinco cartas de transporte com a face virada para cima e a partida está pronta para começar.

Cada jogador decide com qual bilhete de destino vai ficar, se vai ficar com ambos ou se vai descartar algum.

Esses bilhetes são objetivos que o jogador deve atingir no decorrer da partida e valem pontos ao final dela, e caso o jogador não consiga completa-lo eles valem pontos negativos, por isso é importante decidir bem.

A escolha dos bilhetes de destinos no jogo ticket to Ride New York
Bilhetes de destinos do jogo de tabuleiro Ticket to Ride New York

Como na versão maior, cada jogador na sua vez tem 3 opções: Construir uma rota usando cartas de transporte, comprar 2 cartas de transporte ou comprar bilhetes de destino (ao comprar novos bilhetes de destinos você deverá manter pelo menos um deles).

As rotas construidas no decorrer da partida valem pontos de acordo com a tabela no tabuleiro, entretanto esses pontos serão contabilizados somente no final da partida.

Escolher bem as rotas faz toda a diferença para pontuar bem

A partida termina assim que um jogador tiver em sua reserva dois, um ou nenhum táxi, sendo assim cada jogador joga mais uma rodada e a partida é encerrada e os pontos contabilizados.

Na contagem de pontos você considera: As rotas construidas, os bilhetes de destinos completos e quais rotas suas estão ligadas às cidades com destinos turísticos (essas cidades são marcadas no tabuleiro com o número 1). Para cada cidade turística ligada a uma rota sua você recebe um ponto a mais, sendo que cada cidade só pontua uma vez para cada jogador.

Acessibilidade

O jogo tem componentes pequenos que não comprometem o jogo, embora seja necessário colocar os táxis no tabuleiro e se houver alguma dificuldade motora será necessário auxiliar o jogador para não bagunçar o tabuleiro.

As cores foram bem escolhidas, fugindo do padrão “verde, vermelho, azul e amarelo”, sendo que temos táxis brancos, roxos, verde claro e amarelo.

Uma bela produção do jogo de tabuleiro Ticket to Ride New York
Insert do jogo de tabuleiro Ticket to Ride New York

As cartas possuem cores e desenhos diferentes possibilitando uma fácil identificação de cada uma delas, além de um símbolo diferente para cada, o que possibilita identificar a cor no tabuleiro também pelo símbolo, um cuidado a mais que faz bastante diferença.

Dá para jogar com crianças?

Já foi lançada no mercado (infelizmente ainda não no Brasil) uma versão infantil do Ticket to Ride, o “Ticket to Ride First Journey” (se quiser conhecer mais esse jogo leia nossa análise completa dele aqui).

Jogo de tabuleiro infantil Ticket to Ride First Journey

E o grande ponto de indagação é se o Ticket to Ride New York se compara de algum modo com o First Journey, e a resposta inicial é não, e vou explicar porquê e depois fazer minha recomendação.

Primeiramente o First Journey é desenhado especialmente para crianças, com um tabuleiro maior, peças maiores, os desenhos são mais coloridos e as rotas mais fáceis de identificar.

Além disso no First Journey não existe pontuação, sendo que o objetivo do jogo é conseguir completar 5 bilhetes de destinos para vencer.

Outro detalhe é que caso o seu bilhete de destino esteja muito difícil você pode troca-lo.

Observando esses detalhes, é perceptível que o Ticket to Ride New York tem uma pegada bem diferente do First Journey. O Ticket to Ride New York é um jogo para adultos e o First Journey para crianças.

Um mapa reduzido mas que não deixa a experiência ser pior no Ticket To Ride New York

Agora nossa recomendação, é sim possível jogar o New York com crianças, mas com aqueles que estão mais familiarizados com o jogo e à partir de uns 7 e 8 anos.

Será necessário ajuda-los no começo a identificar os locais nos bilhetes de destino, mas isso com o tempo se acostuma.

O fato do jogo ser rápido ajuda bastante, pois as partidas não se tornarão longas e maçantes.

Uma possibilidade também que você poderá usar (pelo menos nas primeiras partidas) é não contar pontos das rotas e dos bilhetes de destinos, fazendo o objetivo final para vencer completar 4 ou 5 bilhetes de destinos.

Mas é sim um jogo muito bom para jogar com a criançada, o pessoal aqui em casa gostou bastante, mesmo tendo o First Journey.

O que achamos do jogo?

O jogo é simplesmente sensacional. Temos a versão “maior” dele o Ticket to Ride Europe, mas adoramos essa versão pelas seguinte razões:

Pontos positivos:

– Trouxe a experiência da versão maior para uma versão reduzida sem perda da experiência final.

Você tem o mesmo feeling, de construir rotas, pensar nos bilhetes de destinos e ainda tentar pontuar um pouco mais fazendo rotas maiores ou conectando suas às cidades turísticas, tudo isso em uma partida de 10 a 15 minutos, o jogo flui bem e você tem a sensação (embora com algumas diferenças naturais) de estar jogando Ticket to Ride.

– A mudança para os táxis foi bem legal para dar uma inovada

– É rápido e permite você jogar 2, 3 partidas em sequência se desejar

– É uma versão pequena, não necessita de muito espaço na mesa

– Funciona bem com todos os números de jogadores, sendo que com 3 o mapa fica mais aberto, pois com 2 as rotas duplas são fechadas e com 4 as rotas duplas são abertas como com 3 jogadores, porém com um jogador a mais.

– Uma produção impecável, com direito a um bloquinho bacana para marcar os pontos e o lugar para guardar o lápis inclusive, por um preço bem bacana pelo que está sendo entregue.

Hora de anotar os pontos nesse bloquinho muito bacana do Ticket to Ride New York
Bloquinho de pontuação jogo de tabuleiro Ticket to ride New York

– Ótima opção para introduzir pessoas aos jogos de tabuleiro, pela simplicidade, facilidade para jogar, decisões e rapidez das partidas. Muitos vão argumentar que o Ticket to Ride já é um jogo para apresentar os jogos de tabuleiro para novos jogadores e eu concordo, porém essa versão deixa tudo ainda mais fácil e simples, inclusive por ser muito portátil. Para algumas pessoas o Ticket to Ride pode exigir um pouco mais do que elas estão acostumadas e ser um pouco intimidador para que não está tão familiarizado, mas com essa versão não tem erro.

Pontos negativos:

– Pela curta duração a sorte eventualmente pode ter um peso decisivo, como na compra de um bilhete de destino “impossível” de se fazer, por exemplo, mas pela curta duração isso não tem muito problema.

Gostamos muito do jogo, virou a versão rápida para jogarmos antes de dormir, com uma bela produção e com táxis correndo por todos os lados na cidade que nunca dorme…

Acompanhe nosso canal na Ludopedia, Facebook, Pinterest e no Instagram  e também siga nosso BLOG.

Anúncios

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s