É hora de explorar a ilha que está na palma da sua mão em “Palm Island”

long island capa

“Leve sua ilha com você…” essa é a proposta do Palm Island, da editora Portal Dragon, um jogo essencialmente solo para você jogar em qualquer lugar, em partidas de 10 a 15 minutos, composto por apenas 17 cartas (no seu modelo mais simples) que são rotacionadas e viradas de lado ou para o outro lado de acordo com o desenrolar da partida.

Como se joga?

Trata-se de um jogo extremamente simples e portátil, onde você deve embaralhar as 17 cartas que compõem o jogo, colocar por último a carta de marcação de turno e o jogo está pronto para começar.

Seu objetivo em Palm Island é desenvolver sua ilha ao máximo possível, e para isso você precisa conseguir recursos e usa-los para melhorar suas construções, que poderão render mais recursos e também pontos ao final da partida.

Você então pega o baralho e começa a lidar com as cartas, uma a uma, que ficam na sua mão mesmo, na ordem em que foram embaralhadas.

Cada carta vai apresentar sua área ativa, que é a parte superior dela onde estão descritos o nome da carta e os benefícios que ela lhe concede e também o que ela exige de recursos para ser rotacionada na horizontal, virada 180 graus ou para o outro lado.

A carta abaixo, por exemplo, oferece uma madeira (veja o ícone na parte superior) e os requerimentos para você obter essa madeira, que está descrito no quadro um pouco abaixo na carta (que nesse caso é “free”).

Se a carta abaixo for virada 180 graus, tendo seus custos para isso pagos (uma madeira e um peixe) ela vai passar a valer 1 ponto ao final da partida (veja a estrela com o número 1).

palm island 4

O jogo usa esse mecanismo de rotacionar a carta na horizontal para representar os recursos que você possui, além de poder também rotacionar a carta 180 graus ou para o outro lado para obter um prédio com alguma melhoria e que também pode valer pontos para o final da partida.

palm island

Os recursos que você acumula na horizontal são usados para melhorar suas cartas, seja virando-as 180 ou para o outro lado.

Existem cartas que dão mais recursos e outras que oferecem mais pontos.

O jogo termina após 8 rodadas e você então contabiliza os pontos das suas construções.

Acessibilidade

O jogo é literalmente jogado apenas com uma mão, pois o baralho de cartas é segurado apenas usando uma mão e se houver restrições nesse sentido o jogo pode não ser o mais adequado.

O que achamos

Esse jogo é mais um daqueles jogos com poucos componentes mas com uma boa idéia. É uma idéia interessante você jogar apenas com um deck de 17 cartas e sem necessitar de espaço, podendo jogar em literalmente qualquer lugar.

Outro ponto é a boa implementação do designer John Mietling, onde você com 16 cartas tem um conjunto de informações e decisões interessantes para tomar. É fundamental gerencia bem e decidir quais recursos usar, quais melhorias fazer, tentando assim atingir o máximo possível de pontos. É importante lembrar a ordem das cartas, pois se o recurso não for usado você o perde, então é essencial se organizar bem nesse sentido.

palm island 3

O jogo embora lançado em financiamento coletivo possui uma versão PnP (Print and Play) para você testar, sendo bem legal, embora sem o acabamento da versão final (você pode baixa-la aqui).

Pontos positivos:

  • Gratuito para baixar e testar
  • Pode ser jogado em qualquer lugar
  • Mais voltado para quem gosta de superar sua pontuação anterior
  • Uma implementação interessante para apenas 17 cartas

Pontos de atenção:

  • Para jogar sozinho
  • Não possui variedade de jogo (é conseguir recursos e melhorar suas cartas)

No geral a experiência de Palm Island é muito divertida e desafiadora para conseguir uma boa pontuação e você vai se pegar tentando apenas mais uma vez superar seu placar anterior.

Mas chega de conversa, é hora de explorar a ilha que está na palma da sua mão…

Gostou do nosso conteúdo? Curta nosso canal na Ludopedia, Facebook, Pinterest e no Instagram e também siga nosso BLOG.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s