Descubra o jeito perfeito de se embaralhar cartas!

Embaralhar cartas

Irrelevante para uns, motivo de paranóia para outros, o fato é que muitos jogos de tabuleiro utilizam cartas e o embaralhamento delas pode fazer bastante diferença para cada partida, afinal quem nunca ficou bravo por comprar cartas repetidas ou ver uma sequência de cartas que dão a impressão de que o baralho não foi muito bem embaralhado?

E a pergunta que surge então é: Qual a maneira mais eficiente de se embaralhar cartas para gerar a maior aleatoriedade possível?

Na prática precisamos descobrir quantas vezes o baralho precisaria ser embaralhado e qual seria a técnica mais eficiente para de fato embaralhar as cartas.

Uma das técnicas que pode ser usada é o “Riffle Shuffle” onde você divide o baralho em duas partes, segura ambas bem próximas e com o dedão você vai soltando as cartas que vão sendo intercaladas, formando um baralho bem misturado.

Como Embaralhar cartas

É uma técnica que tem um efeito visual bacana, só é preciso praticar um pouco e tomar cuidado para não envergar muito as cartas.

Veja um tutorial muito bacana abaixo:

Outro método de embaralhar é o “Overhand Shuffle” onde você segura o baralho na horizontal e vai puxando cartas com a outra mão da parte de trás e jogando-as na parte da frente. É o método mais comum e conhecido para se embaralhar cartas.

Como Embaralhar cartas

Uma terceira opção é o “Smooshing” onde você coloca todas as cartas espalhadas na mesa e vai misturando-as por um período de tempo, reunindo-as depois novamente para formar maço de cartas.

Como embaralhar cartas

Mas qual a maneira mais eficiente?

O matemático Persi Diaconis fez alguns estudos nessa área, e de acordo com os modelos matemáticos desenvolvidos por ele, para se ter um embaralhamento quase perfeito o método mais eficiente é o “Riffle Shuffle” que deve ser feito em torno de 7 vezes.

De acordo ainda com Persi, usando o método mais comum, o “Overhand” é necessário faze-lo cerca de dez mil vezes (!) para obter-se um embaralhamento adequado das cartas.

Já o “Smooshing” feito por cerca de 1 minuto garante uma aleatoriedade adequada das cartas.

Ele inclusive detalha as idéias por detrás desses números em um vídeo (em inglês) que você pode assistir abaixo:

E agora que você já descobriu o jeito mais eficiente de embaralhar é hora de pegar aquele baralho velho e começar a praticar 🙂

Acompanhe nosso canal nas redes sociais:

Facebook

Pinterest

Instagram

BLOG

Ludopedia

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s