Neuroeducação e jogos de mesa (parte 4) – Aptidão Verbal

family-borad-games

Continuamos a excelente série de artigos sobre Neuroeducação e como os jogos de tabuleiro podem contribuir para o desenvolvimento da criançada (se perdeu a parte 1 pode acessa-la aqui, já a parte 2 está aqui e a parte 3 aqui).

Antes de nos aprofundarmos em como o jogo de mesa permite desenvolver as diferentes aptidões acadêmicas, devemos salientar a sua relação com outros fatores, como o desenvolvimento emocional e social. E do mesmo modo que não podemos separar as moléculas da água, porque se o fizéssemos teríamos outro elemento, também não podemos desvincular estes fatores do desenvolvimento cognitivo. As emoções condicionam nossas atitudes de tal maneira que se relacionamos uma atividade com algo positivo, isso gera uma serie de conexões que, em longo prazo, criam uma identidade. Do mesmo modo, a competição social e a interação com os demais, e a aprendizagem compartilhada, permitem gerar vínculos imprescindíveis para um desenvolvimento integral e o aprender com os demais, graças aos neurônios espelhos1 (Rizzolatti, 2006).

Devido a estes neurônios, entendemos aos demais, somos capazes de vincular-nos mental e emocionalmente, interpretar suas ações e suas intenções e desse modo chegamos à aprendizagem por imitação.

Por esta razão é importante que no âmbito educativo se promova a interação dos grupos, não somente para conectá-los socialmente, como também como um método eficaz de provocar a aprendizagem. Definitivamente, através do jogo de mesa possibilitamos a conexão social, cognitiva e emocional que geram os neurônios espelhos, estabelecendo um sistema de ensino eficaz.

A seguir, descreveremos brevemente algumas das aptidões básicas que devem ser desenvolvidas, relacionando cada uma delas com diversos recursos de jogos de mesa.

Aptidão Verbal

A linguagem é o instrumento mais importante da relação, comunicação e expressão com os demais. Como ferramenta nos permite construir o pensamento e compreender a realidade. Portanto, a aptidão verbal nos permite raciocinar, resolver problemas e trabalhar com conteúdos e com um componente cultural. Seu desenvolvimento facilita a conexão associativa entre diferentes conceitos, que é um dos mais importantes aspectos do desenvolvimento cerebral.

Se esta aptidão for exclusivamente relacionada com a linguagem, também estará com a habilidade de interpretar e extrair informações de gráficos e tabelas e, portanto, com a habilidade de analisar e compreender tanto informações verbais quanto numéricas.

O jogo de mesa é uma das atividades grupais que mais favorece intercomunicação e dialogo intensos; requer múltiplas ações para trocar, solucionar, negociar e chegar a um acordo. Para atingir o objetivo do jogo a linguagem é essencial, ativando assim, os processos de escuta ativa e de expressão oral significativos.

Um dos pilares da etapa primária da educação é adquirir habilidade linguística suficiente para compreender o significado do texto. O processo é iniciado na pré-escola, aprimorado no fundamental I e aprofundado nos ciclos seguintes. Neste sentido, o desenvolvimento da área verbal está implícito em cada jogo de mesa, pois em todos há a necessidade de se ler e compreender as regras para poder jogar, as quais podem ser mais ou menos complexas, de modo que os jogos aqui apresentados contribuirão para se adquirir esta compreensão leitora. Mas, alguns destes jogos apresentam características ideais para a estimulação da aptidão verbal:

Codenames

Código secreto, recurso inovador já que permite estabelecer associações entre diferentes palavras de uma maneira muito criativa.

Set

Set, este jogo é ideal para estimular as crianças na percepção do mundo que as rodeia, e melhora também a atenção visual (viso percepção). Permite estabelecer sequências e associá-las a diferentes categorias.

Sopa

Sopa de bichos, indicado especialmente para o desenvolvimento da fluidez semântica, principalmente por que são jogos simples que colocam à prova a capacidade de reagir junto com a recuperação do vocabulário.

Forbidden

A ilha proibida, jogo cooperativo com uma grande força narrativa que facilita o diálogo e o consenso na tomada de decisões, portanto, que promove uma intensa atividade argumentativa.

Exemplo 1

Salada de bichos

Este jogo desenvolve a fluidez fonológica, imprescindível para melhorar a competência da leitura e da escrita, mas ao mesmo tempo está relacionado com outras funções, como, por exemplo, a velocidade de processamento, o controle inibitório, a atenção etc., e permite que se tenha uma resposta imediata aos erros.

Diversas áreas cerebrais são ativadas enquanto jogamos: o próprio desafio que se supõe o de jogar ativa o sistema límbico, uma das áreas que desencadeia a secreção de dopamina, e a dirige para a área pré-frontal, ativando, assim, diferentes funções executivas; a área occipital permitirá a interpretação viso perceptiva que inclui a capacidade de entender o mundo que nos rodeia, esta função representa o mais alto nível de processamento visual do cérebro; a área parietal permite orientar o que percebemos; a área temporal, interpretar o que vemos; a área de Broca, responsável pela linguagem e área de Wernicke responsável pelo conhecimento, interpretação e associação das informações, mais especificamente a compreensão da linguagem; a área auditiva primária e a área auditiva associativa, que ativamos quando escutamos a resposta das demais, para poder codificar, associar, interpretar etc., e para que desta forma a área motora primária, possa emitir uma resposta.

Estas são algumas das áreas implicadas, entre muitas outras. Esta explicação serve como exemplo para compreender como uma atividade na qual o aluno intervenha é muito mais enriquecedora que uma atividade onde a única coisa que é exigida deles é que atuem como receptores de uma mensagem.

Salada 2

E nos próximos artigos vamos falar a respeito de outras aptidões, como aptidão numérica, espacial e de raciocínio lógico, não perca 🙂

Gostou do nosso conteúdo? Curta nosso canal na Ludopedia, Facebook, Pinterest e no Instagram e também siga nosso BLOG.

Anúncios

2 comentários

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s