Um clássico dos jogos abstratos, Rummikub vai fazer você fritar os miolos

Rummikub.jpg

Rummikub, um jogo criado pelo judeu Ephraim Hertzano, nos idos de 1930, é um jogo abstrato para 2 a 4 jogadores, onde o seu objetivo é descartar todas as suas peças, colocando-as na mesa em algumas combinações que o jogo permite.

Como se joga?

Cada jogador começa com seu suporte (para esconder suas peças) e recebe 14 peças. O jogo conta com 106 peças, em quatro cores diferentes, sendo que cada cor possui dois conjuntos numerados de 1 a 13, totalizando 104 peças, além de duas peças coringas.

Cada jogador na sua vez tem duas ações, sendo necessário escolher uma:

  • Colocar uma ou mais peças na mesa

ou

  • Comprar uma peça

Se o jogador optar por colocar uma peça na mesa ele precisa respeitar as combinações permitidas pelo jogo. Existem dois tipos de combinações: os grupos e as sequências.

  • Grupos são conjuntos de 3 ou 4 peças, do mesmo número em cores diferentes.
  • Sequências são conjuntos de 3 ou mais peças, da mesma cor e com números em sequência.

Na sua primeira jogada você pode colocar na mesa tanto grupos e/ou sequências na mesa que suas peças permitirem, mas é necessário que a soma de todos os números colocados na mesa seja no mínimo 30. Veja no exemplo abaixo, tanto no primeiro caso quanto no segundo a somatória dos números é 30 ou mais.

img-20181108-wa00061146520622.jpg

img-20181108-wa0005-323483466.jpg

Depois que você fez sua primeira jogada, nas jogadas posteriores você poderá colocar na mesa grupos e/ou sequências com suas peças, mas poderá também adicionar suas peças aos grupos e sequências que já estão na mesa (somente se você já tiver feito sua jogada inicial que deverá somar no mínimo 30).

A possibilidade de manipular as peças que estão na mesa para montar novos grupos e/ou sequências para encaixar as peças que você possui que torna Rummikub um jogo sensacional.

Você pode, por exemplo, desfazer 3 grupos para montar 2 sequências e encaixar algumas peças que você possuía na mão nessas novas sequências. Ou você pode simplesmente adicionar peças às sequências e grupos que já estão na mesa.

img-20181108-wa0008-44598015.jpg

No exemplo acima existem já uma sequência e um conjunto na mesa e o jogador poderia colocar o 13 no conjunto 13, além de remover um 8 da sequência formando um novo conjunto com três peças número 8 como abaixo:

img-20181108-wa0007-788371318.jpg

Acessibilidade

O jogo depende da visualização das cores corretamente, e caso haja alguma dificuldade desse sentido o jogador não conseguirá jogar bem, pois não existe outra identificação além da cores e números. O jogo também exige a manipulação de peças, e se o jogador tiver restrição nesse sentido pode ser prejudicado, não desfrutando do jogo da melhor maneira possível.

img-20181108-wa0011-1916461526.jpg

Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

Dá para jogar com crianças?

Particularmente acho inviável, pois o jogo exige bastante em termos de possibilidades e combinações, e alguns adultos já demorarão bastante em seu turno em virtude da grande quantidade de combinações. Então acho que existem opções bem mais interessantes para os pequenos (você pode visitar nossa sessão de jogos infantis clicando aqui).

O que achamos?

Por permitir essa manipulação da mesa é que Rummikub é um clássico, que vai colocar todos para pensar e achar possibilidades para se livrar das peças em mãos. Ele entretanto pode tornar-se um jogo demorado, sendo recomendado usar um timer ou ampulheta para colocar duração na vez de cada jogador, pois as possibilidades serão grandes e talvez um jogador ou outro possam passar tempo demais pensando em maneiras de se livrar das suas peças.

É possível ainda jogar contando pontos, no sistema melhor de 3 ou 5, sendo que aquele que se livrou de todas as peças não marca pontos e as peças que ficaram na mão valem pontos negativos. Nesse caso o Coringa vale 20 pontos e vence ao final quem tiver mais pontos positivos.

Uma curiosidade é que Rummikub é um jogo muito popular, possuindo até mesmo campeonato mundial, que ocorre desde 1991 a cada 3 anos. Outro fato bacana é que em 2009 a brasileira Andréa Papazissis foi a campeã mundial. E a edição do campeonato 2018 acontece agora em Novembro, em Israel na cidade de Jerusalém (mais detalhes aqui).

Rummikub

Outra curiosidade é que o jogo foi criado para uso pessoal e depois começou a ser vendido pelo criador de porta em porta, sendo que a produção inicial era totalmente manual.

O jogo também já venceu o aclamado prêmio alemão Spiel des Jahres em 1980.

Tendo sido o mais vendido nos Estados Unidos em 1977 é um excelente jogo abstrato, muito simples, que deve fazer parte da sua coleção se você gosta do gênero ou quer um jogo bem acessível que vai colocar todos na mesa para pensar, e como é produzido pela GROW pode ser encontrado por um preço bacana, bem abaixo dos jogos abstratos nacionais.

Um clássico dos jogos abstratos, sendo uma ótima opção você e toda a família e amigos.

Não perca nenhuma novidade curtindo nosso canal na Ludopedia, Facebook, Pinterest e no Instagram  e também siga nosso BLOG.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s