Conheça 5 jogos de tabuleiro que tratam de temas polêmicos de maneira inteligente e construtiva

1523122610097-1983669092-1260730996.jpg

Existem temas que sempre causam desconforto e discussões, seja pela repercussão deles ao longo da história ou mesmo pelas reflexões que causam atualmente. E no mundo dos jogos de tabuleiro alguns designers se aventuram a produzir jogos que lidam com temas que podem ser considerados controversos e difíceis, mas que foram abordados de maneira muito inteligente e construtiva.

Essa lista não é de longe exaustiva, mas pelo contrário, vai apresentar alguns jogos relativamente recentes que trataram de temas controversos de maneira diferente!

Meltdown (2012)

MELTDOWN_0

Embora não tenha sido lançado, servindo mais como um jogo-conceito, Meltdown traz uma proposta interessante para tratar o assunto do aquecimento global. Para joga-lo você precisa preparar o tabuleiro que utiliza pequenas peças de gelo, e através da rolagem dos dados. Seu objetivo é correr contra o tempo levando os ursos para terra firme enquanto o gelo derrete. Uma proposta interessante, embora pouco prática.

Rescue Polar Bears (2016)

1523122570150-1945237533-479709891.jpg

Em Rescue Polar Bears a última porção de gelo do planeta está derretendo, e os jogadores assumem papéis em um time que tem a missão de resgatar os ursos. Lançado através de um financiamento coletivo, é um jogo que além de muito bonito aborda também a questão do aquecimento global de uma maneira lúdica e interessante.

Freedom: The Underground Railroad (2012)

Freedom

Freedom: The Underground Railroad aborda a questão escravagista, onde os jogadores estão trabalhando em equipe para aumentar as forças do movimento abolicionista, levantando suporte para a causa e movimentando escravos para a liberdade dos Estados Unidos para o Canadá. Os jogadores precisam equilibrar bem entre libertar escravos das plantações no sul e conseguir fundos que são extremamente necessários para permitir que o grupo continue lutando na causa.

Train (2009)

Train

Train é mais um jogo-conceito, que não chegou a ser lançado justamente por isso, que traz uma proposta na qual os jogadores rolam um dado para encher o máximo possível seu trem ou usar cartas para move-lo à frente. O objetivo é entregar os passageiros em uma série de localidades, que são chamadas de “terminais”. Cada vez que um trem atinge seu destino, o destino é revelado, como o campo de concentração Auschwitz. Uma experiência no mínimo bem interessante.

The Grizzled (2015)

Grizzled

The Grizzled é um jogo de cartas cooperativo, onde os jogadores assumem o papel de um grupo de amigos durante a Primeira Guerra mundial e precisam sobreviver até o final dos desafios, encontrando a paz. O jogo entretanto se destaca pelo fato de que todos os problemas e dificuldades que surgem para o grupo são causados pelos próprios jogadores, que escolhem quais cartas vão jogar e como vão lidar com as situações. É um jogo cooperativo com um estilo bem diferente, que aborda essa questão da individualidade (já que os jogadores não podem falar muito a respeito das cartas que possuem) especialmente em um cenário de guerra.

E para você? Existe algum jogo de tabuleiro que trate de algum assunto mais polêmico ou controverso de uma maneira especial? Deixe seu comentário!!!

Não perca nenhuma novidade curtindo nosso canal na Ludopedia, Facebook, Pinterest e no Instagram  e também siga nosso BLOG.

 

Anúncios

Um comentário sobre “Conheça 5 jogos de tabuleiro que tratam de temas polêmicos de maneira inteligente e construtiva

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s