29 jogos de tabuleiro para crianças que você deve conhecer (Parte 1)

O famoso prêmio alemão de jogos de tabuleiro, o Spiel des Jahres também faz a premiação de jogos infantis.

Assim como o Spiel des Jahres é a premiação para jogos familiares o Kinderspiel des Jahres é a premiação para jogos voltados para o público infantil. Foi no ano de 2001 que a premiação foi oficialmente lançada, porém antes dessa data era uma espécie de premiação especial para o melhor jogo infantil, e como essencialmente são a mesma premiação, os jogos que receberam essa premiação de 1989 até 2000 são os jogos que ganharam o Kinderspiel des Jahres.

Vamos começar a dar uma olhada nos 29 jogos que foram premiados até hoje e ajuda-lo a conhecer mais jogos para a criançada e quem sabe a escolher um próximo jogo para eles.

1989 – Gute Freunde, designer Alex Randolph

Gute

Os sapinhos estão buscando ouro e prata. Organize as 12 vitória-régias na mesa e saia pulando com os sapinhos em busca de mais moedas, quem coletar mais moedas vence. Para crianças à partir de 5 anos.

1990 – My Haunted Castle, designer Virginia Charves

Haunted 2

Um jogo bem simples para crianças voltado para memória, com tema de uma casa assombrada. Para crianças à partir de 6 anos.

1991 – Piraten-Abenteuer, designer Wolfgang Kramer

Piraten 2

Em Piraten os jogadores foram forçados a se refugiar próximos à uma ilha e agora são obrigados a trabalharem em equipe para mover todos os barcos em segurança enquanto evitam os piratas que patrulham a região. Para crianças à partir de 4 anos.

1992 – Galloping Pigs, designer Heinz Meister

Galloping 2

Galloping Pigs é um lindo jogo onde os jogadores estão coletando pontos na forma de comida. Porquinhos de plástico são colocados em uma trilha feita de cartas em formato circular, e os jogadores escolhem cartas para movimentar os porquinhos, sendo que o que estiver na liderança ao final da movimentação recebe uma carta de comida. Para crianças à partir de 6 anos.

1993 – Ringel-Rangel, designer Geni Wyss

Ring

Ringel Rangel é um belo jogo que ajuda as crianças a se planejar para jogadas futuras, onde os jogadores movimentarão tartarugas através de obstáculos. Para crianças à partir de 5 anos.

1994 – Loopin’ Louie, designer Carol Wiseley

Loopin

Com diversas versões disponíveis, em Loopin Louie você deve proteger suas galinhas do piloto maluco. Para crianças à partir de 4 anos.

1995 – Karambolage, designer Heinz Meister

Karambolage

Em Karambolage o jogador precisa lançar o disco de uma das cores em um disco de outra cor. Se ele conseguir pode continuar, se falhar ele perde todos os pontos acumulados naquela rodada. Para crianças à partir de 6 anos.

1996 – Vier zu mir! designer Heike Baum

Vier

Mais um jogo com foco na memória da criançada, onde o objetivo dos jogadores é encontrar conjuntos de 4 animais para combinar com o que é mostrado em suas cartas. Uma vez que a combinação foi feita o jogador recebe um ponto e ao final da partida quem tiver mais pontos vence. Para crianças à partir de 5 anos.

1997- Leinen los! designer Alex Randolph

Leinen

O objetivo em Leinen los! é empurrar um pequeno barco de madeira evitando os obstáculos. Parece fácil, mas os barcos são compostos por duas partes, o motor e o resto do barco, então nem sempre é fácil fazer o movimento na direção correta. Para crianças à partir de 6 anos.

Leinen 2

1998 – Chicken Cha Cha Cha, designer Klaus Zoch

Já disponível no Brasil pela DEVIR (se quiser ler nossa análise completa e conhecer mais o jogo clique aqui) Chicken Cha Cha Cha é mais um jogo de memória onde as galinhas e galos estão em uma corrida, e cada acerto aproxima você dos adversários, vence quem roubar as penas de todos.

1999 – Kayanak, designer Peter-Paul Joopen

Kayanak

Em Kayanak os jogadores tentam pegar peixes através de buracos no gelo, para crianças à partir de 6 anos. Os peixes são representados por bolinhas de metal de diversos tamanhos, o primeiro jogador que pegar 10 peixes vence.

Kay 2

2000 – Arbos, designer Martin Arnold & Armin Müller

Arbos

Um jogo de destreza para crianças à partir de 6 anos, onde cada jogador precisa colocar galhos e folhas de madeira ao redor do tronco.

2001 – Klondike, designer Stefanie Rohner e Christian Wolf

Para jogadores a partir de 6 anos cada um retira bolinhas de madeira do saco. As pretas são cascalhos e as amarelas pepitas de ouro.

O jogador coloca suas pepitas na peneira (um prato de alumínio) e tenta peneirar o ouro enquanto os demais jogadores apostam no resultado.

2002 – Maskenball der Käfer, designer Peter-Paul Joopen

Masken

Nesse jogo cooperativo para crianças a partir de 4 anos, as joaninhas precisam se preparar para a festa, mas cuidado com as formigas que também querem participar do piquenique. Para vencer é necessário mandar todas as joaninhas bem coloridas para a festa.

2003 – Viva Topo! designer Manfred Ludwig

Viva Topo

Para crianças a partir de 4 anos, os jogadores precisam avançar com os ratinhos em diferentes trilhas para ganhar queijos, mas cuidado com o gato que está perseguindo a todos.

Qual desses chamou mais sua atenção?

E na próxima parte veremos mais 15 jogos de tabuleiro para crianças que você deve conhecer.

Curta e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

 

Anúncios

Um comentário sobre “29 jogos de tabuleiro para crianças que você deve conhecer (Parte 1)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s