Desenhe estradas e conecte suas uvas e fazendas em Avenue!

wp-1530310223719-243076263.jpg

Avenue, lançado no Brasil pela Papergames, é um jogo onde cada jogador vai desenhar estradas, tentando conectar o máximo de uvas às suas fazendas e castelos…

Um jogo para 1 a 10 jogadores (na verdade o número acaba sendo bem maior se todos conseguirem ver as cartas) com duração média de 15 a 20 minutos, para jogadores à partir de 14 anos.

Como se joga?

Cada jogador recebe uma folha de mapa, uma caneta ou lápis (que não acompanha o jogo). Embaralha-se o baralho de estradas e de fazendas.

Revela-se a primeira fazenda do baralho de fazenda e o jogo está pronto para começar (no exemplo abaixo a primeira fazenda a pontuar seria a B).

wp-15303103746511269279596.jpg

O objetivo é fazer a maior quantidade de pontos ao final da partida e para isso os jogadores vão desenhando em seu mapa as estradas que vão sendo reveladas para conectar as uvas às fazendas.

A cada rodada uma fazenda será a fazenda a ser pontuada, isto é, ao final da rodada se contará quantas uvas estão conectadas. A rodada termina quanto 4 cartas de estradas de cor amarela forem reveladas. Quanto a quarta carta amarela aparece, os jogadores fazem essa estrada normalmente e depois contam seus pontos.

wp-1530310339270967127630.jpg

O jogo se passa em 5 rodadas, ao final delas somam-se os pontos.

Na parte lateral do mapa existe um local para anotar a fazenda da rodada e cada pontuação, bem como a pontuação final dos castelos, a pontuação negativa (dos zeros que falo abaixo) e o total, mostrando assim o cuidado na concepção do jogo.

wp-15303104641482045112692.jpg

Um pouco além da simplicidade inicial existem alguns detalhes que deixam o jogo bem interessante, como o fato de que você precisa sempre fazer mais pontos que sua fazenda anterior. Por exemplo, se na primeira rodada eu fiz 10 pontos, na próxima eu precisarei fazer mais de 10. Se eu não conseguir eu farei naquela rodada 0 (zero) pontos e cada 0 pontos no final do jogo me tiram 5 pontos.

Além disso existem 2 castelos no mapa, e no final da partida cada uva roxa ou verde conectada ao castelo roxo ou verde rende 1 ponto cada, possibilitando assim aos jogadores construírem essa pontuação de final de jogo.

Acessibilidade

É um jogo onde cada jogador precisa desenhar as estradas, e o desenho pode ser feito de qualquer maneira, desde que represente de maneira clara o tipo de estrada, então não é recomendado para pessoas com dificuldades motoras nesse sentido.

wp-15303112185561321479534.jpg

Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

Além disso, quem tem dificuldade para enxergar cores pode ter um pouco de dificuldade para diferenciar os castelos, embora seja possível fazer alguma anotação no mapa para identificar cada um, não sendo isso um grande problema. As uvas possuem formatos diferentes, o que facilita na identificação de cada tipo.

wp-1530310418670999097848.jpg

Além disso na parte inferior do mapa (como no mapa acima) existem números que identificam as estradas, sendo assim o jogador não precisa necessariamente ver qual estrada foi revelada, apenas o número da carta já é suficiente para ele se orientar, o que facilita muito o jogo!

wp-1530310300580-380783341.jpg

Dá para jogar com crianças?

Somente com os mais velhos, pois embora seja simples em sua concepção, Avenue precisa de certo planejamento e tomada de decisão com base nas cartas que vão aparecendo, o que pode ser bastante difícil para os pequenos.

O que achamos?

Um belo lançamento da Papergames, que vem para preencher a lacuna de jogos de desenhar com papel e caneta. Embora simples é muito divertido e interessante, fazendo com que cada estrada seja bem pensada para não atrapalhar seu desenvolvimento. Os castelos no final do jogo também deixam a partida com aquele planejamento de longo prazo. O uso das cartas para mostrar as estradas é ótimo pois deixa o jogo muito tático. Depois de algumas partidas você vai começar a entender as melhores decisões, o que pode deixar os novatos em certa desvantagem com quem já jogou algumas vezes.

A Papergames lançou no Brasil a versão normal que vem apenas com um bloco de mapas (mapa A) e uma versão especial que vem com 3 blocos (mapas A, B e C). Se o estilo de jogo lhe interessa compre a versão especial, pois vale à pena a diversidade de mapas.

wp-1530310491447-2037603139.jpg

Se você fica preocupado com medo dos mapas acabarem você pode compra-los posteriormente ou se preferir plastificar alguns e jogar com canetinhas, apagando os mapas depois da partida. Uma excelente opção para jogar em duas pessoas, pela rapidez e pela possibilidade de jogar em qualquer lugar.

Ótimo jogo, simples, portátil, tático, dá para jogar em qualquer lugar, Avenue é obrigatório!

Curta e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s