Como se tornar um jurado de um dos prêmios mais famosos do mundo dos jogos de tabuleiro?

Spiel des Jahres é um dos prêmios mais famoso do universo dos jogos de tabuleiro, que premia anualmente jogos lançados na Alemanha em diversas categorias (se quiser leia nossa série sobre jogos premiados por eles e algumas curiosidades a respeito clicando aqui).

Você não pode simplesmente se candidatar ao posto de jurado do “Spiel des Jahres“. Esse posto não é divulgado e você não pode enviar seu currículo.

Você é, na verdade, chamado para ser jurado. Ou colocando de maneira mais simples, você é convidado pelos outros júris para fazer parte do grupo.

De modo realista isso não é para todo mundo: Isso consome muito do seu tempo.

Essa foi a experiência do jurado Udo Bartsch:

“O dia que o júri me contatou foi em Junho de 2007. O telefone tocou e o diretor do Spiel estava na linha. Ele me disse que havia uma vaga disponível e sugeri então que nos encontrássemos. Foi mais ou menos como uma entrevista de emprego, dois se reunindo e discutindo a respeito da vaga.

Mas não existe nessa discussão uma discussão sobre salário, por exemplo, pois o posto de jurado é honorário, e como se sabe todo o trabalho nesse estilo envolve um monte de trabalho. O candidato precisa estar plenamente ciente disso. E eu fui claramente avisado.

Os jurados não se encontram em um dia específico para escolherem os jogos vencedores. Mas durante meses os jurados trocam experiências, análises e pensamentos em um fórum privado na internet. E se você acredita nos outros jurados você vai passar muito tempo jogando: Como jurado você simplesmente nunca vai jogar o suficiente.

O mais importante é que você precisa jogar com gente fora do seu círculo imediato e não somente com grupos com os mesmos gostos e interesses. Se você quer ser um jurado você precisa estar preparado para colocar os jogos na frente da sua vida, pelo menos no seu tempo livre.

Obviamente não é apenas isso. O Spiel é uma associação bem pequena com apenas 16 membros. Essa associação organiza cerimônias de premiação, publica uma revista, tem presença na internet e distribui prêmios entre outras coisas. E tudo isso é organizado e administrado pela equipe administrativa e também pelos jurados.

Um membro da associação precisa trazer consigo muito tempo e dedicação, ele precisa jogar muito e estar preparado para discutir seus jogos. E o mais importante de tudo: Ele precisa ser um crítico de jogos!

Isto porquê o júri do Spiel é um júri crítico.

Primeiramente, o que seria um crítico de jogos afinal? Eu encontro pessoas que não sabem, porque o conceito de crítica de jogos não é tão divulgado quanto alguns jogadores gostariam. Então: Um crítico de jogos não é alguém que cria jogos nem alguém que testa jogos que estão quase prontos para serem lançados.

Ele faz o mesmo que um crítico de música, teatro, livro ou filme faz, mas com jogos.

Então ele joga e depois publica sua opinião a respeito. Sua audiência são consumidores, leitores de blogs, ouvintes de podcasts, assinantes de canais no YouTube e assim por diante.

Para ser um crítico você precisa de uma mídia para publicar sua crítica. Quando comecei a escrever reviews no final da década de 90 eu precisava de um jornal para publica-las. Hoje pode-se obter facilmente audiência nos meios digitais.

O tipo de publicação no entretanto é fundamental: O Spiel tem como objetivo primariamente uma audiência menos informada. Críticos especializados em jogos para experts não se recomendam como jurados. Isso é ainda uma realidade maior para aqueles que são fãs ao invés de críticos e não possuem distância suficiente do objeto da crítica.

Também é recomendado consistência e experiência. E ainda muito importante, independência. O Spiel é um prêmio independente. Ninguém que cria, desenvolve, vende ou trabalha com editoras pode se tornar jurado. Mais uma coisa: Alguém que escreve sobre jogos não é automaticamente um crítico, pois isso envolve análise, avaliação e comparação. Para ser um crítico você precisa de conhecimento. Você precisa realmente jogar muito e a muito tempo, quanto mais melhor.

Como se tornar um jogador?

Minha teoria é: Você não se torna, você simplesmente é um. Pessoas jogam desde seu nascimento. Jogar é uma maneira vital de encontrar seu lugar no mundo. É da natureza humana jogar, alguns apenas pararam com isso em algum ponto no meio do caminho.

Para alguns a vida é completamente preenchida pelo trabalho e família. Para outros não existe com quem jogar. Outros simplesmente perderam o prazer de jogar. Mas igualmente muitos continuam jogando ou redescobrem isso novamente depois de adultos.

Uma paixão especial por jogos pode florescer em alguém por conta de seus gostos pessoais, condição de vida, círculo de amizades, vida social ou trabalho. É algo individual e não precisa ser discutido aqui. O suficiente para se dizer é: Um jogador é alguém que joga.

E se você quer redescobrir o prazer de jogar ou mesmo jogar algo diferente você pode experimentar os jogos recomendados pelo jurados do “Spiel des Jahres“. Essa recomendação é feita justamente para promover e espalhar o prazer de jogar e ajudar quanto mais pessoas o possível à jogarem.”

Curta e compartilhe nosso conteúdo com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s