Decore as paredes do palácio real em “Azul”

IMG_1646

Indicado ao famoso prêmio alemão “Spiel des Jahres” 2018, Azul é um jogo para 2 a 4 jogadores, com duração de 30 minutos, onde cada jogador assume o papel de um artista de azulejo que foi convocado pelo rei de Portugal para decorar seu palácio com os belo azulejos.

Como se joga?

Cada jogador recebe um tabuleiro, um marcador da trilha da pontuação que está na parte de cima do tabuleiro. Em seguida colocam-se no centro da mesa as “fábricas” de onde sairão os azulejos para cada jogador. O número de fábricas varia de acordo com o número de jogadores.

Depois colocamos em cada fábrica 4 azulejos sorteados aleatoriamente do saquinho de azulejos. O marcador de jogador inicial é colocado no centro da mesa também e a partida está pronta para começar.

Na partida abaixo temos a mesa pronta para 2 jogadores.

IMG_1651_Facetune_25-05-2018-19-04-39

Na sua vez você tem apenas uma jogada para fazer: Recolher azulejos ou de uma das fábricas ou do centro da mesa. Então você sempre recolherá azulejos na sua vez.

Quando você recolhe os azulejos, existe uma regra a ser seguida: Você sempre recolherá todos os azulejos daquele tipo, seja do meio ou seja de uma fábrica.

Por exemplo abaixo, na fábrica mais à direita existem 2 azulejos amarelos, então se eu quiser o amarelo, eu terei que recolher os 2. Se eu quiser recolher do centro da mesa, eu tenho que seguir a mesma regra, pegar todos do mesmo tipo, não importa a quantidade deles. Nesse caso se eu precisar de amarelo e quiser pegar do centro, terei que pegar os 4 que ali estão.

IMG_1652

Depois de recolhidos, o que sobrar na fábrica vai para o centro da mesa, e eles agora se tornam mais uma opção de escolha, com o passar do tempo o centro da mesa vai se tornando um lugar cheio de azulejos.

Se eu recolher do centro da mesa, eu pego o marcador de jogador inicial e ele vai para a parte inferior do tabuleiro, onde eu coloco os azulejos que não couberam na parede. Essa trilha é a que dá pontos negativos.

Os azulejos depois de recolhidos vão para a parte esquerda do seu tabuleiro, onde você tem 5 trilhas.

Você escolhe em qual fileira vai posiciona-los.

Se você eventualmente não tiver espaço para todos o que você pegou, depois de posiciona-los em alguma fileira, os demais devem ir para trilha inferior de pontos negativos.

IMG_1653_Facetune_25-05-2018-19-07-45

Depois que os azulejos terminarem de ser recolhidos, vem a parte da movimentação.

Todas as fileiras que estiverem completas do lado esquerdo terão o azulejo movido para o respectivo lugar no lado direito, sempre começando com as fileiras de cima para baixo.

As fileiras do lado esquerdo incompletas permanecem.

O jogo termina quando um jogador completar uma fileira no lado direito.

Veja o exemplo abaixo. Nesse caso o jogador moveria da esquerda para a direita as 3 primeiras fileiras que estão completas. A quarta fileira (azul) não seria movimentada pois ainda está incompleta.

IMG_1654_Facetune_25-05-2018-19-09-30

Cada azulejo movido (da esquerda para a direita) vale um ponto, e se ele estiver adjacente a outros azulejos tanto na horizontal quanto na vertical, você recebe um ponto a mais por cada um adjacente.

A pontuação é feita conforme a movimentação, sempre da primeira fileira em cima para baixo, isso é super importante pois afeta a pontuação.

No exemplo abaixo o jogador recebe:

1 ponto pelo azulejo verde

2 pontos pelo preto (1 ponto pelo preto e mais 1 pelo verde que está adjacente)

3 pontos pelo vermelho (1 pelo vermelho, mais 2 pelo preto e verde adjacentes)

Totalizando 6 pontos. Ele perde 1 ponto pois pegou o marcador de jogador inicial.

IMG_1655_Facetune_25-05-2018-19-10-22

Depois de todos os jogadores terem movido seus azulejos e contabilizados a pontuação (incluindo os pontos negativos), o marcador de jogador inicial volta para o centro da mesa, as fábricas são preenchidas novamente e o jogador que estava com o marcador de jogador inicial começa.

Ainda existem 3 padrões que dão pontos ao final da partida: Uma coluna completa vale 7 pontos, uma linha vale 2 e um conjunto de 5 do mesmo tipo completo vale 10 pontos.

Acessibilidade

Embora muito colorido, jogadores com dificuldade em distinguir cores não enfrentarão dificuldades com Azul, pois as cores se distinguem bem. Caso algum dos jogadores tenha restrição ou dificuldades com movimentos Azul pode ser um problema, pois ele exige a colocação das peças adjacentes e qualquer movimento mais brusco pode bagunçar o tabuleiro, deixando a experiência um pouco mais complicada eventualmente.

IMG_1660

Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia).

 Dá para jogar com crianças?

Somente com crianças um pouco mais velhas, pois o jogo exige que o jogador faça um planejamento de quais peças ele vai pegar, para tentar pontuar melhor e também tentar atingir algum padrão de pontuação final. Além disso também é necessário ficar de olho nos oponentes e também avaliar as melhores peças pelas quantidades disponíveis, então exige um pouco mais dos jogadores.

Pode-se jogar de modo mais casual também, mas é um jogo que exige um pouco mais dos participantes de uma maneira geral.

O que achamos?

Azul é um jogo abstrato, onde o tema nada importa no fim das contas. Também é um jogo sem nada de revolucionário. Entretanto seu grande charme é sua beleza, pois as peças de resina são muito bonitas, e também sua simplicidade.

É um jogo muito divertido, onde você precisa se organizar, escolher bem as peças e também pensar à longo prazo. Foi disparado o jogo mais jogado por aqui esse ano, com mais de 40 partidas, sendo que geralmente no esquema “melhor de 3”.

Funciona muito bem em 2, 3 e 4 pessoas, em 2 pessoas o jogo tende a ser um pouco mais agressivo, pois a disputa pelas peças fica mais direta, mas dá para jogar sem aquele alto nível de conflito, pois você acaba precisando priorizar seu jogo ao invés apenas de tentar atrapalhar seu oponente.

Ele abrange todo tipo de jogador, e funciona muito bem com jogadores casuais, que entenderão bem as regras e a maneira de jogar, mas que com certeza ao final da partida desejarão repetir a experiência.

IMG_1647_Facetune_25-05-2018-18-41-52

Um ponto de atenção é que o jogo pode também ser jogado de modo bastante agressivo e as vezes pode ser frustrante, pois você pode deliberadamente pegar peças que seu oponente tanto precisa, e a frustração pode acontecer ao pontuar negativamente de maneira a deixa-lo praticamente fora da disputa pela vitória (sim, é possível fazer 8, 10 ou mesmo 14 pontos negativos em uma rodada).

Se você gosta de jogos abstratos ou não faz tanta questão do tema e quer ter à mão um belo jogo para começar sua noite de jogatina ou para jogar casualmente com amigos e familiares, Azul é uma ótima opção.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s