Desafie suas habilidades de sobrevivência em “Robinson Crusoe”

RC

Você e seus amigos sobreviveram ao naufrágio, e acabaram em uma ilha que aparentemente está deserta…mas o pior ainda está por vir, afinal quais desafios aguardam vocês nessa ilha?

Robinson Crusoe, lançado no Brasil em 2016 pela editora Conclave, é um jogo cooperativo, para 1 a 4 jogadores, com duração entre 60 a 120 minutos.

Nele, você e seus amigos assumem os papéis de náufragos, que se encontram em uma ilha após o trágico acidente, e precisam encara uma série de desafios para vencerem.

Cada partida é diferente pois o jogo vem com diversos cenários que trazem desafios e necessidades, além das dezenas de cenários criados por fãs pela internet.

Como se joga?

O jogo possui muitos componentes, o que pode ser um pouco intimidador no começo, mas que depois de organizar tudo a partida será tranquila.

wp-1524421798959601082945.jpg

Como se trata de um jogo cooperativo, os jogadores devem escolher qual cenário será jogado. Depois prepara-se o baralho de eventos na quantidade de turnos que o cenário possui. Coloque o belíssimo tabuleiro no centro da mesa!

RCB

Colocam-se no tabuleiro as invenções que estarão disponíveis durante a partida. Existe um número fixo de invenções que estarão presentes em todas as partidas mais algumas sorteadas aleatoriamente.

wp-1524422569609-1704284326.jpg

Cada invenção tem alguns pré-requisitos e materiais necessários, que são sinalizados na parte superior da carta (o pré-requisito pode ser um terreno ou outra invenção).

Com o tabuleiro na mesa, o baralho de eventos preparado, as invenções e itens iniciais posicionados, com a peça de terreno inicial posicionada, cada jogador deve escolher seu personagem.

wp-1524422132405-38107190.jpg

O jogo conta com 4 personagens, com habilidades únicas e essenciais para vencer o jogo. No lado direito também cada um terá uma invenção que só poderá ser “inventada” pelo personagem em questão (o soldado, por exemplo, pode criar uma lança).

Após escolher seu personagem, cada um recebe dois marcadores que representam seu personagem.

wp-15244220373201869049452.jpg

Se quiser uma partida menos difícil é possível ainda contar com a ajuda do cachorro e/ou do Sexta-feira, amigo do Robinson Crusoe.

wp-1524422077320-419942595.jpg

Vocês estão prontos para começar!

Uma das primeiras coisas que você precisa aprender a respeito do Robinson Crusoe é que ele é um jogo relativamente fácil de se jogar. O que muitas vezes assusta nele são alguns detalhes e condições específicas relacionadas com certas situações ou momentos.

Mas o jogo em si possui uma estrutura muito simples e intuitiva, indicada no próprio tabuleiro inclusive. Na parte superior esquerda existe uma lista com todas as fases que devem acontecer durante cada turno.

wp-1524422234337811448410.jpg

Essa tabela acima, quando seguida corretamente (juntamente com um cartão de ajuda que vem no jogo) torna cada partida relativamente simples de ser jogada, então não se intimide com a quantidade de componentes, a estrutura do jogo é simples, sinalizada nessa tabela e cada fase é sinalizada também no tabuleiro, conforme a imagem abaixo:

wp-1524422461533-1176937862.jpg

E cada rodada se desenvolve em 6 fases, que são:

Evento (1): Nessa fase compra-se uma carta de evento, e esse evento geralmente vai trazer alguma dificuldade no momento e também quando ele sair de jogo. Cada evento torna-se um local de ação, ou seja, um jogador poderá alocar seu personagem ali para resolver aquele evento e impedir algum problema futuro.

Depois do evento vem a fase de Moral (2), onde o jogador inicial, de acordo com a trilha de moral da equipe, recebe ou perde determinação. Determinação é o que cada jogador usa para ativar as habilidades especiais do seu personagem, portanto é essencial acumula-las.

Após a fase de Moral, vem a fase de Produção (3) onde a equipe recebe recursos disponíveis no terreno onde o acampamento está (geralmente comida e/ou madeira).

Depois da produção vem a fase de Ações (4) e essa é fase central do jogo, onde os jogadores decidirão, ao mesmo tempo, na base da conversa, quais ações serão realizadas.

Um ponto importante é que você pode realizar uma ação com 1 ou 2 marcadores do seu personagem. Se você for com apenas 1, dependendo do local, você precisará rolar alguns dados que determinarão se sua ação ocorreu com sucesso ou não. Caso vá com 2 marcadores, a ação é realizada com sucesso. Você também pode ir com outra pessoa realizar a ação, então é nessa fase que as discussões (no bom sentido) acontece.

wp-1524421938700-1830530701.jpg

Os dados acima (pela cor) são rolados quando você tenta construir, coletar ou explorar com apenas um marcador. Eles podem dar determinação, vitória, eventos ou um simples fracasso.

Existem 6 ou 7 espaços de ações disponíveis. Você pode como ação:

  • Ir ao espaço de evento para resolve-lo (se houver algum).
  • Você pode caçar um animal (se houver algum).
  • Você pode construir alguma invenção, um abrigo, telhado, paliçada ou aumentar o nível da arma.
  • Você pode coletar recurso em algum terreno.
  • Você pode explorar uma peça de terreno, abrindo novos terrenos e trazendo novas possibilidades, como animais que poderão ser caçados posteriormente e marcadores que lhe darão alguns benefícios de acordo com cada cenário.

wp-1524422626678-853406502.jpg

  • Você pode aumentar o moral do grupo e ganhar determinação
  • Você pode descansar e recuperar sua vida.

E é justamente nessa fase onde vocês tentam se organizar para fazer aquilo que é fundamental para a sobrevivência do grupo e também para atingir o objetivo do cenário.

Depois de escolher as ações e resolve-las chegamos à fase de Clima (5) onde os dados de clima serão rolados se houver algum em jogo, e eles podem entrar de acordo com certas cartas ou situações, e eles sempre complicam nossa vida!

wp-1524421991939-1015355469.jpg

Por fim, chegamos ao final do dia, com a sexta fase, a fase de Noite (6), nessa fase cada jogador precisa se alimentar ou recebe 2 ferimentos e os jogadores precisam dormir em um abrigo, caso contrário recebem 1 ferimento. É nessa fase que os jogadores podem mover seu acampamento para outro terreno.

Finalizada a sexta fase, o marcador de rodada é avançado no cenário (e cada cenário tem um número de rodadas diferente) e começa-se novamente na primeira fase, de evento.

Cada fase tem seus detalhes e situações, que podem ser esclarecidas na ficha que faz a breve descrição de cada rodada e também no manual.

É normal nas primeiras partidas jogar com uma ou outra regra errada, mas isso vai se ajustando com o passar do tempo.

O grupo vence se cumprir as condições de vitória que cada cenário apresentam. Caso algum personagem morra, a equipe é derrotada.

Acessibilidade

Não é um jogo que depende de cores, ou seja, qualquer pessoa consegue joga-lo, pois cada jogador fica basicamente com seu personagem e uma ou outra carta e poucos marcadores. Não existe necessidade de segurar muitas cartas, mas em contrapartida é um jogo relativamente longo e precisa da atenção e do envolvimento dos jogadores.

Dá para jogar com crianças?

Somente com os maiores, com o risco de se entediarem no meio da partida e irem embora, pois o jogo pode ser relativamente longo e existe a necessidade da participação ativa de cada jogador para uma boa experiência, então é melhor deixar a criançada fazendo alguma outra atividade, pois Robinson Crusoe não é o mais adequado.

O que achamos?

Em poucas palavras: Um dos melhores jogos cooperativos já lançados!

Bonito, bem produzido, com variedade de cenários, muito temático, Robinson Crusoe é obrigatório para quem gosta do gênero.

O jogo é difícil e isso impossibilita que tenha-se um jogador “mandando” na equipe, pois a quantidade de possibilidades é muito grande, cada jogador ainda possui habilidades especiais que podem fazer muita diferença. Sendo assim é um jogo que precisa do envolvimento e participação de todos.

Além disso é um jogo que não tem aquela quantidade de desgraças acontecendo sempre naquele mesmo momento, de maneira mais ou menos fixa (como por exemplo as cartas de infecção do Pandemic). O jogo não força os problemas sobre os jogadores, eles podem acontecer à medida que você explora as possibilidades, por exemplo, ao tentar construir uma invenção com apenas um marcador leva você a rolar os dados, e nessa rolagem você pode construir a invenção com sucesso, mas também acontece um evento que vai trazer um problema novo sobre vocês.

Sendo assim suas necessidades iniciais são comer, se abrigar e atingir o objetivo proposto pelo cenário, os demais problemas e situações vão acontecendo “naturalmente” com o desenrolar do jogo e como consequência das ações dos jogadores.

wp-1524421861396-1711608224.jpg

Cada cenário é um jogo diferente, com uma sensação de jogo diferente! Dessa maneira, só a caixa base com seus cenários já é jogo que não acaba mais.

Dependendo da quantidade de jogadores e do tempo de discussão na fase de Ações, o jogo pode se estender para além de uma hora, portanto se o tempo for um fator problemático esse jogo pode não ser a melhor opção.

Depois de 2 ou 3 partidas o sistema de jogo fica mais natural e a partida fluirá melhor.

Não espere uma experiência mais simples de bons jogos cooperativos, como “Pandemic” ou “A Ilha Proibida”. Robinson Crusoe exige que você esteja atento e tentando se planejar ao máximo e seu grupo precisa estar nessa mesma pegada.

O jogo também é muito imersivo, a cada rodada você realmente sente e a urgência de construir as invenções, explorar, etc. Todos os eventos e situações possuem textos que realmente fazem sentido com o nosso contexto de náufragos e deixam cada partida com aquela sensação de uma história sendo desvendada.

Como já mencionei é normal em um momento ou outro deixar passar alguma regra, mas isso com o tempo e partidas vai sendo ajustado e não vejo como ponto negativo, mas sim como parte do aprendizado do jogo.

Novamente, se você gosta do gênero é obrigatório! Aqui em casa já jogamos em torno de 7 partidas, com 3 cenários diferentes e não enjoa. Sempre que vamos jogar ele entra na lista de possíveis candidatos.

Sobreviva se for capaz em Robinson Crusoe!

Veja aqui 37 idéias para deixar seu Robinson Crusoe ainda mais bonito.

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s