É hora de construir bombas e mais bombas em “Manhattan Project: Chain Reaction”

A corrida armamentista está cada vez maior, e a única esperança para se manter à frente é a construção de novas armas nucleares e você como ministro da Defesa você tem a missão de desenvolve-las antes dos demais…

Manhattan Project: Chain Reaction é um jogo de cartas para 1 a 5 jogadores, com duração de 20 a 30 minutos, indicado para jogadores a partir de 14 anos, lançado recentemente no Brasil pela Papergames.

wp-1523011943299576765863.jpg

Em Chain Reaction você precisa conseguir urânio para construir suas bombas, mas para isso precisará colocar trabalhadores nas minas, fábricas e nas usinas de enriquecimento, para conseguir o “bolo amarelo”, isto é, um material composto por urânio que será depois enriquecido para gerar o urânio puro que servirá para as bombas.

Vence ao final da partida quem tiver mais pontos em bombas e urânio.

Como se joga?

Prepare a mesa, colocando as 4 localidades de referência no centro da mesa, coloque cartas de bomba na quantidade de jogadores, deixe as cartas de bolo amarelo separadas pela quantidade de cada uma, distribua cinco cartas para cada um e o jogo pode começar!

Chain Reaction é um jogo de combinação de cartas, que precisa ser feita da maneira mais efetiva possível, e para isso você possui dois tipos de cartas, os trabalhadores e as construções.

Existem 3 tipos de trabalhadores, cientistas, engenheiros e operários, que estão na parte lateral da carta, e caso sejam usados, a carta deve ser posicionada lateralmente, indicando quais são os trabalhadores que ela está oferecendo.

wp-15230123251961214425783.jpg

Na sua vez, você pode usar uma carta como trabalhador OU como uma construção. Cada carta lhe dá uma quantidade de trabalhadores ou uma construção, e cabe a você decidir como fazer as melhores combinações usando para isso diversas cartas.

Para usar uma construção, por exemplo, você precisa disponibilizar a quantidade de trabalhadores que cada uma exige.

Nos exemplos abaixo, a mina da esquerda precisa de 3 engenheiros (parte de cima da carta) e quando colocados ali, o jogador receberá 5 bolos amarelo, o que é indicado na parte inferior da carta. Da mesma maneira a universidade à direita precisa de um trabalhador de qualquer tipo para fornecer 2 cientistas.

wp-15230124176541075362899.jpg

Na sua vez você pode jogar quantas cartas você quiser, de maneira a obter quantos recursos conseguir e fazer quantas combinações suas cartas permitirem.

No exemplo abaixo, eu coloquei 2 engenheiros para trabalhar em uma mina, e recebi 2 bolos amarelo, dessa maneira eu gastei 2 cartas (uma carta de trabalhador e uma carta de construção).

wp-1523012473445-874695741.jpg

Já nesse outro exemplo, eu coloquei 2 trabalhadores em uma mina para receber 2 bolos amarelo, e na sequência coloquei um cientista para trabalhar em uma usina de enriquecimento, convertendo um dos bolos amarelo que recebi em urânio. Note que para essa jogada em gastei 4 cartas, e ainda fiquei com um bolo amarelo e um urânio.

wp-1523012556840-1187350532.jpg

Todas as cartas jogadas na sua área de jogo são descartadas ao final da sua rodada, e todo o bolo amarelo e urânio que você produziu fica com você.

Você também pode construir bombas, pagando a quantidade de trabalhadores e recursos que cada uma delas exige.

wp-1523012124936-1312896287.jpg

E caso você tenha uma bomba de valor 5 ou maior, você pode carrega-la, ganhando ainda mais pontos por isso.

Existem também cartas que deixam o jogo um pouco mais interativo, como as cartas de espionagem e agente duplo, que permitem você roubar bolo amarelo do seu adversário.

wp-15230126057821906781043.jpg

No centro da mesa existem 4 localidades de referência que podem ser usadas na sua vez quantas vezes você desejar. Elas não são a melhor opção para gastar seus recursos, mas podem ser uma opção interessante de vez em quando.

wp-15230123715591470470137.jpg

Acessibilidade

img_20180406_090134750735694.jpg

Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia)

É um jogo de cartas que tem pouco texto, facilmente decorável e que não exige distinção de cores, portanto jogadores com alguma restrição visual não terão dificuldade com o jogo. Caso haja alguma dificuldade motora é indicado o uso de card holders (aprenda a fazer um aqui) para ajudar com as cartas.

Dá para jogar com crianças?

Depende um pouco da idade, pois as cartas possuem um pouco de texto, e também eles precisarão entender como fazer as melhores combinações de cartas na sequência mais otimizada, o que pode ser um desafio um tanto quanto complicado. Para os maiores não seria problema, necessitando apenas de algumas partidas para assimilarem bem a idéia do jogo.

O que achamos

Adoramos o Chain Reaction, e foi basicamente por uma razão muito simples: Os combos das cartas!

Existem jogos onde você luta o jogo todo para construir um mecanismo que vai lhe gerar pontos ou produtos assim que você conseguir os bens que precisa. E em muitos casos você sofre a partida toda tentando construir algo que pode não funcionar dependendo das circunstâncias. O Chain Reaction caminha justamente na direção oposta!

Você tem a sensação de realmente estar construindo algo, você pode usar todas as cartas que tem no seu turno, bastando apenas tentar fazer as melhores combinações possíveis.

wp-1523012224921-359750971.jpg

Em certos momentos você vai depender da sorte, ou seja, de ter as cartas que você precisa, mas você pode usar as localidades de referência, e se realmente não tiver nada de interessante você pode no final da sua vez descartar quantas cartas quiser e comprar novas até preencher sua mão com 5 cartas novamente.

É preciso ser rápido e eficiente, pois o jogo termina assim que alguém conseguir 10 pontos em bombas. Além disso a opção de carregar suas bombas lhe dá alguns pontos adicionais e cada urânio não usado também, então dependendo da diferença de pontos você pode em uma jogada aparentemente perdida ganhar o jogo, enriquecendo bolo amarelo e conseguindo urânio.

wp-1523012268813-1838553183.jpg

É um jogo rápido, simples, fácil e muito agradável. O modo solo é interessante para passar o tempo e aprender a jogar.

Funciona muito bem em diversos números de jogadores, inclusive em 2 pessoas. É um jogo leve, para qualquer tipo de jogador sem entretanto perder o desafio.

E ai, vamos construir umas bombas?

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe com seus amigos e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

 

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s