Cuidado com suas mercadorias em “Maldito Sejas Robin Hood”

Caixa

Maldito Sejas Robin Hood é um jogo para 1 a 6 jogadores com duração de 15 a 20 minutos a partir de 14 anos onde cada jogador é um negociante que deseja enriquecer, mas precisa tomar cuidado para que Robin Hood não perceba que você está enriquecendo e você vire o alvo dele.

É um jogo muito simples que envolve troca de cartas, contagem das mesmas e um pouco de negociação, e vence a partida quem tiver mais ponto ao final do jogo.

Cada carta possui 3 informações: O conjunto (ou naipe) o valor numérico e a quantidade de alvos.

2018-02-04 14.39.08

A pontuação é feita com base na quantidade de cartas que você tiver na mesa, sendo que cada carta vale 1 ponto e a maior carta de cada conjunto vale o ponto dela. Por exemplo, se eu possuir 3 cartas do conjunto “jóia” com os valores 2, 3 e 4 eu conto 1 ponto para cada uma (ou seja 3) mais o valor numérico da maior, que nesse caso é 4, totalizando 7 (3+4).

Agora que você sabe como calcular a pontuação final vamos entender como o jogo funciona.

Como se joga?

Cada jogador recebe uma quantidade de cartas, dependendo da quantidade de jogadores, e também entra em jogo uma (ou mais) lenda, que na verdade funciona como um jogador a mais que joga cartas de acordo com as regras descritas nela.

Em uma partida com 4 pessoas, cada jogador recebe 9 cartas, entra em jogo UMA lenda que recebe 7 cartas e teremos 6 cartas no mercado.

2018-02-04-14-56-15.jpg

O manual explica exatamente essa quantidade.

Assim que todos receberem suas cartas, e as cartas do mercado forem colocadas na mesa o jogo está pronto para começar.

Joga-se Robin Hood em 3 fases, que são rápidas mas importantes para você entender a dinâmica do jogo.

Na primeira fase a LENDA revela uma carta do seu baralho (que poderá ser modificada dependendo das condições que a LENDA tem para jogar).

Na segunda fase cada jogador escolhe secretamente uma carta e deixa-a virada para baixo

Na terceira fase algumas lendas podem mudar sua carta (de acordo com sua condição, descrita na carta da LENDA) e todos os jogadores revelam suas cartas, dessa maneira teremos a carta da LENDA(s) e as cartas dos jogadores, todas reveladas.

Concluída a terceira fase vem a resolução, onde as trocas devem acontecer na seguinte ordem:

IGUAIS – Todos os jogadores que possuem carta com o mesmo valor numérico trocam entre si. Se houverem mais de 2, cada um troca com o jogador mais próximo à sua esquerda.

MIN-MÁX – O jogador com a carta de maior valor troca com o de menor valor.

MERCADO – Os demais jogadores que não trocaram nas trocas anteriores trocam com o mercado, em ordem decrescente.

As LENDAS entram nos dois primeiros tipos de troca, caso a LENDA precise trocar com o mercado, ela não o faz, mas coloca sua carta diretamente em sua mesa de jogo.

Cada carta trocada fica na sua mesa, como parte do seu estoque de cartas que contará para a pontuação no final da rodada.

Joga-se até que todos fiquem com 1 carta na mão que deve ser descartada.

Um grande detalhe no jogo é que todas as cartas do mesmo conjunto que tiverem a maior quantidade de alvos deve ser descartada. Por exemplo, eu tenho 3 cartas do conjunto “tecido” e essas cartas possuem no total 4 alvos. Se essa quantidade de alvos for a maior na mesa para esse conjunto, eu perco essas 3 cartas, elas são descartadas.

2018-02-04 14.39.44

Ou seja, acumular muitos alvos não é um bom negócio, exceto se você acumular a maior quantidade de alvos de todos os naipes, nesse caso você conseguiu ser o mais pobre da mesa e com isso ganha 50 pontos (pode ser uma estratégia interessante).

Depois que a rodada terminou, verifica-se quem tem a maior quantidade de alvos de cada conjunto, retiram-se essas cartas e a pontuação é feita conforme expliquei no começo.

Deve se jogar uma rodada por jogador na mesa, sendo que o maior pontuador de todas somadas é o vencedor.

Acessibilidade

É um jogo de cartas que se baseia essencialmente em números e naipes, de maneira que as cores são irrelevantes do ponto de vista da acessibilidade. Portanto é um jogo adequado para todos os públicos, sendo necessário eventualmente um card holder (aprenda a fazer um aqui) para pessoas que possuem dificuldade em segurar cartas.

O que achamos?

Maldito Sejas Robin Hood é um jogo diferente, que tem uma certa dose de negociação envolvida, que só é percebida depois que os jogadores jogarem 2 ou 3 partidas. É um jogo para quem gosta de contar cartas e ficar atento ao que está acontecendo. Como toda a informação de jogo de cada um é aberta é possível ver quem tem mais alvos de cada conjunto para tentar evita-los.

Você também pode tentar negociar, combinado cartas que devam ser jogadas para você troca-las, tendo cuidado que outras pessoas podem atravessar o esquema…

As LENDAS adicionam mais um fator de imprevisibilidade, onde você pode arriscar e tentar trocar com elas (jogando uma carta do mesmo valor, ou tentando trocar com elas no esquema MIN-MAX).

O jogo ainda vem com algumas variantes bem interessantes, como a opção de adicionar alvos de mira para o vencedor de cada rodada que entram como um recurso a mais daquela maior quantidade que você possuir. Ou ainda a variante O Favorito do rei que distribui marcadores de recursos que vão dar pontos ao final do jogo.

2018-02-04-14-55-20.jpg

Dá ainda para jogar sozinho, tanto para aprender quanto para tentar fazer mais pontos que as LENDAS.

Não é indicado para crianças pois o jogo exige perspicácia e uma avaliação da mesa e do que os demais jogadores estão tentando fazer, então os pequenos podem até entender a dinâmica do jogo, mas não conseguirão entender as nuances do mesmo.

É um jogo de cartas bem interessante, num ótimo preço, mas que precisará de algumas partidas para o pessoal começar a pegar o jeito, não pela dificuldade nas regras, mas porquê é necessário entender a dinâmica.

E cuidado para não se tornar o alvo do fora-da-lei que roubava dos ricos para dar aos pobres…

Gostou do nosso conteúdo? Curta, compartilhe e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Quer divulgar seu jogo ou fazer uma parceria? Entre em contato!

 

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Cuidado com suas mercadorias em “Maldito Sejas Robin Hood”

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s