Construa o Império Espacial mais poderoso em “Tiny Epic Galaxies”

Componentes

Tiny Epic Galaxies, do designer Scott Almes, é um jogo para 1 a 5 jogadores, com duração média de 30 minutos, onde os jogadores assumem o papel de conquistadores espaciais, que devem desenvolver e expandir seu império galáctico ao máximo, vencendo a partida quem tiver mais pontos ao final da mesma.

Como se joga?

Como todos os jogos da série Tiny Epic, o Galaxies vem com bastante coisa dentro da pequena caixa, como marcadores de madeira para cada jogador, tabuleiros individuais além de cartas e dados.

Imperio componentes

Cada jogador recebe seu tabuleiro individual, seus marcadores, e deve posicionar os marcadores de energia e cultura no seu tabuleiro, além de colocar 2 naves em sua galáxia, sendo que as outras 2 serão liberadas à medida que seu império é expandido.

Coloca-se no centro da mesa o tabuleiro central de ativação de ações.

Tabuleiro Ativação

Cada jogador recebe também 2 objetivos secretos, devendo escolher um deles para completar durante a partida.

Objetivos secretos 2

São colocados no centro da mesa planetas na quantidade de jogadores mais um, sendo que em uma partida com 5 pessoas teremos 6 planetas.

Planetas

Dessa maneira o jogo está pronto para começar.

O jogo é basicamente rolar os dados e resolver suas ações. O tabuleiro central serve para você colocar os dados que você já usou (controlando assim o que você já fez) além de possuir uma pequena “cola” na lateral para ajudar cada jogador a identificar as possíveis ações que os dados permitem.

Cola

Os dados possuem as seguintes ações (de cima para baixo conforme a tabela acima):

  • Mover uma nave – Permite que você pouse uma nave em qualquer planeta que está no centro da mesa e realize imediatamente a ação daquele planeta (conforme a imagem abaixo à direita), ou permite que você coloque sua nave em “órbita” para tentar conquistar aquele planeta (conforme a imagem abaixo à esquerda). Quando a nave é colocada em órbita ela é deitada em cima de uma trilha que existe no planeta, quem chegar ao final da trilha primeiro coloniza o planeta e leva-o para seu império.
  • Impulsionar economia ou diplomacia – Para cada planeta que você está em órbita, tentando conquistar) existe no final da trilha o símbolo de economia ou diplomacia, e ao conseguir essas faces nos dados você pode avançar UMA de suas naves nessas trilhas. Se eu tirei 2 faces de economia posso avançar com UMA nave 2 espaços em planetas com o símbolo economia, ou 2 naves, um espaço cada, em planetas diferentes.

Cada planeta colonizado além de adicionar uma habilidade ao seu império rende pontos ao final da partida.

  • Adquirir cultura ou energia – A base de todo o império é sua energia e cultura. A energia permite que você role os dados novamente, usando uma energia para cada nova rolagem. E a cultura permite que você copie uma ação de outro jogador na vez dele. Por exemplo, se na minha vez eu colocar minha nave em um planeta, você pode gastar uma cultura e colocar uma nave sua em algum planeta, copiando minha ação.

Energia Cultura

  • Utilizar uma colônia – Essa ação permite que você escolha entre duas ações: Expandir seu império, usando energia ou cultura, ou permite que você utilize a habilidade de algum planeta que faz parte do seu império. Cada império possui uma trilha de expansão (a trilha que está mais à direita no tabuleiro) que indica quantos dados, naves e pontos seu império possui. Essa trilha indica o valor de energia ou cultura que você precisa gastar para ir para o próximo nível. Veja que seu império começa na estrela e para expandi-lo para o próximo nível você precisa gastar 2 energias ou culturas. Ao fazer isso você libera o quinto dado e seu império passa a valer 1 ponto ao final da partida.

Império

Ao conquistar planetas, eles entram dentro do seu império, ficando assim:

Imperio expandido

Dessa maneira você pode, quando tirar a face de utilizar colônia, escolher uma das habilidades dos planetas que estão no seu império.

No tabuleiro central ainda existe o conversor, que lhe permite usar dois dados para converter um terceiro para a face que você quiser:

Conversor

O jogo se encerra quando um jogador obtiver 21 pontos, sendo que cada um jogará mais uma vez para igualar a quantidade de turnos. Somam-se os pontos dos planetas, do império e do objetivo secreto.

O jogo ainda conta com um modo solo, onde o jogador enfrenta uma galáxia inimiga (o verso de cada tabuleiro de jogador é uma galáxia inimiga em um nível de dificuldade diferente).

Solo

Acessibilidade

O jogo vem com 5 cores diferentes, mas como tabuleiro é individual e não há mistura de peças o jogo fica muito acessível mesmo para quem possui dificuldade em enxergar cores, como o daltonismo.

A foto abaixo mostram 3 tipos diferentes de dificuldade com cores, usando o aplicativo CVSimulator.

2018-01-20-10-02-24.jpg

O que achamos?

É um jogo muito simples, fácil e divertido, onde guardadas as devidas proporções, você realmente consegue ver o progresso e avanço do seu império, pois novas naves são liberadas, mais dados e novas habilidades entram à medida que você progride. É um jogo muito rápido pois 21 pontos são atingidos sem dificuldades.

Além disso o sistema de cópia de ações gastando cultura deixam todos engajados no jogo o tempo todo, pois dessa maneira você pode se beneficiar muito ao copiar a ação de alguém, mas para que isso aconteça você precisa prestar atenção no que está acontecendo.

O jogo vem com uma grande quantidade de planetas e objetivos secretos, o que em certo nível vai dar uma rejogabilidade legal (quantidade de planetas à esquerda e objetivos secretos à direita).

A produção dessa versão é excelente, com componentes de madeira e dados gravados e não apenas impressos.

Como já falamos a quantidade de componentes impressiona pelo tamanho da caixa, que ainda pode ser usada como bandeja de dados e no fundo da outra parte ainda vem um esclarecimento sobre algumas habilidades de certos planetas.

Sua simplicidade embora positiva pode não agregar muito para jogadores com coleções mais robustas ou que desejam uma experiência mais profunda, pois é um jogo rápido, simples e com uma dose leve (mas interessante) de decisões e interação.

Rápido para colocar na mesa, explicar e jogar, comece a conquistar e expandir seu Império em Tiny Epic Galaxies!

Gostou do nosso conteúdo? Curta, compartilhe e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Quer divulgar seu jogo ou fazer uma parceria? Entre em contato!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s