Dispute os melhores presentes nesse Natal no “12 Days”

Caixa 2

The Twelve Days of Christmas” (em português: “Os Doze Dias do Natal“) é uma cantiga de Natal inglesa que enumera na forma de uma canção acumulativa uma série presentes cada vez mais grandes dados em cada um dos doze dias de Natal (correspondidos entre o dia de Natal e a Epifania do Senhor).

E o jogo 12 Days inspira-se nessa antiga canção de Natal para nos apresentar o espírito natalino, onde precisamos comprar os melhores presentes, mas ao mesmo tempo gerenciar bem nossa mão para pontuar ao final da partida.

É um jogo da Calliope games, para 3 a 5 jogadores com duração de 15 a 20 minutos.

Como se joga?

O objetivo é ter mais pontos ao final da partida, que tem duração de 12 rodadas.  Cada rodada é representada por 12 cartas de presentes, numeradas de 1 a 12.  Começa-se com o presente de valor 1 e os presentes serão disputados em ordem ascendente, terminando no 12.

Cartas

Além disso existem cartas numeradas de 0 a 12, sendo que existem dois zeros e as cartas restantes na quantidade do número que aparece nela, por exemplo, só existe uma carta de número UM, duas cartas de número DOIS e assim sucessivamente.

Cada jogador então recebe 12 cartas  (numeradas de 0 a 12) e deve executar as seguintes ações:

  • Escolher uma carta e passar para o jogador à direita
  • Escolher uma carta para jogar naquela rodada

A carta que você jogar é a carta que entrará na disputa pelos presentes. Ganha o presente da rodada quem jogar a carta com menor valor.

Cartas 2

Todos os jogadores colocam a sua carta de disputa com o valor fechado e todos revelam ao mesmo tempo.

O jogador que jogar o menor valor leva o presente, em caso de empate o próximo valor menor leva.

O presente representa o ponto que você recebe ao final da partida. Se você, por exemplo, pegou os presentes 1, 4 e 7 você pontua ao final 12 pontos.

Mas a grande sacada do jogo é que ao final do jogo, você termina com 12 cartas, e quem tiver a maioria de cada número faz a pontuação correspondente àquele ponto. Por exemplo, se ao final do jogo eu tiver a maioria de cartas número 11, eu recebo 11 pontos, mais os pontos dos presentes que eu tiver.

Dessa maneira, você precisa gerenciar bem quais cartas você vai passar para o jogador ao lado, tentar fazer alguns conjuntos para pontuar no final, além de tentar disputar alguns presentes.

Ao final da rodada cada jogador compra uma nova carta e tudo começa novamente, com o jogo terminando ao final da rodada 12.

Outro fator muito interessante é que a carta zero (Santa Claus) vence sempre qualquer disputa, por ser a carta de menor valor, porém quem joga-la não pode ficar com o presente, deve da-lo a alguém.

Santa

O que achamos?

12 Days foi uma grata surpresa, pois comprei por mera curiosidade a um ótimo preço. É ótimo para jogar com a família e amigos, pois embora bem simples agrega algumas decisões muito interessantes.

A necessidade de fazer conjuntos para o final do jogo, disputar presentes sempre que possível (guardando cartas de baixo valor para isso), escolher qual carta passar para o jogador ao lado.

Sendo assim é um jogo que tem muitos detalhes interessantes.

Além disso a arte é belíssima, e pode ser jogado em qualquer lugar por ser apenas um conjunto de cartas.

Arte

Venha disputar os melhores presentes nesse Natal em 12 Days!

Gostou do nosso conteúdo? Curta, compartilhe e siga nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Quer divulgar seu jogo ou fazer uma parceria? Entre em contato!

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s