Descubra um excelente jogo para 2 pessoas, o “7 Wonders Duel”

pic2576399_md

Construa a civilização mais próspera e avançada, desenvolvendo seu comércio, tecnologias e melhorias, sempre cuidando das fronteiras e não esquecendo de avançar cientificamente…Ok, essa descrição não é muito precisa em relação ao 7 Wonders Duel, o que não diminui em nada esse excelente jogo para 2 pessoas, com duração de 20 a 30 minutos.

7 Wonders Duel é um jogo onde você precisa construir e desenvolver sua civilização. Embora apenas para 2 jogadores ele cumpre muito bem seu papel e apresenta um jogo sólido, interessante, interativo e muito divertido.

Cada jogador representa uma civilização e você vai, através da escolha de cartas, ditar o rumo que sua nação tomará, seja ele mais comercial, mais científico ou mesmo militar. O jogo é muito simples em sua concepção mas esconde por traz dessa simplicidade um jogo muito interativo, com diversos caminhos para vencer, onde você precisa acompanhar o que seu oponente está fazendo para não permitir que a vitória dele seja até mesmo antecipada.

pic2773053_md

Como se joga?

O jogo se passa em 3 eras, e cada era possuí um baralho de cartas que é arrumado de uma maneira a deixar algumas cartas abertas e outras ocultas, que vão sendo reveladas à medida que as cartas que estão em cima delas saem, isso dá um aspecto interessante para o jogo pois nunca sabemos que cartas vão aparecer.

Antes de iniciar o jogo cada um deve escolher 4 maravilhas para sua civilização, que se construídas podem fornecer diversos benefícios, como mais dinheiro, pontos no final ou até mesmo uma jogada extra.

As cartas do jogo representam diversos tipos de elementos, como matéria-prima, avanço militar, comércio, progresso científico ou cultural. Ou seja, a escolha das cartas vai determinando o perfil e capacidades da sua civilização.

2017-11-19 16.02.10

Existe também dinheiro no jogo para você pagar o custo de cartas ou de matérias-prima que você deseja comprar.

O jogo possui três condições de vitória:

  • Maior pontuação ao final da terceira (e última) era
  • Coleta de 6 símbolos científicos diferentes (a qualquer momento do jogo)
  • Chegada ao final da trilha de avanço militar (a qualquer momento do jogo)

2017-11-19 16.00.58

As duas últimas condições de vitória deixam o jogo muito interessante pois você precisa acompanhar seu adversário para não deixa-lo vencer coletando símbolos científicos e avançando muito na trilha militar.

O jogo vem com 12 maravilhas, e antes de começar a partida cada jogador escolhe 4, depois da escolha das maravilhas o baralho da primeira era é organizado na mesa e o jogo começa. Na sua vez você pode:

  • Construir uma estrutura (pegando aquela carta)  que está aberta e se necessário pagar o custo por ela (custo em recurso e/ou dinheiro). Certas estruturas, por exemplo, necessitarão de 1 pedra, se você já tiver alguma construção que produza pedra poderá construir essa outra usando essa pedra que já produz.
  • Você pode pegar e descartar uma carta e receber 2 moedas por ela (caso você tenha construções comerciais, que são amarelas, você recebe 1 moeda a mais para cada construção desse tipo que você possuir quando descartar uma carta).
  • Construir uma maravilha, pagando os recursos necessários por ela.

Dessa maneira, embora inicialmente possa parecer complexo, é um jogo extremamente simples na sua concepção, onde na sua vez ou você pega uma carta e constrói-a pagando seu custo (se existir) ou pega uma carta e descarta recebendo moedas ou constrói uma maravilha, simples assim.

Existe um tabuleiro que marca o avanço militar, e o marcador é movimentado para um lado ou para o outro de acordo com as cartas militares, e se o marcador atingir uma das extremidades o jogador daquele lado perde imediatamente pela supremacia militar.

2017-11-19 15.58.21

Ao final de uma era o baralho da próxima é arrumado na mesa e o jogo segue da mesma maneira, com cartas diferentes e combinações que você talvez já tenha em cartas da primeira era.

Na terceira era entra mais um baralho na mesa, com algumas cartas de grêmios, que dão pontos e dinheiro por conjuntos específicos (grêmio dos comerciantes beneficia mais quem tiver mais cartas amarelas e assim por diante).

Ao final da terceira era, caso ninguém tenha obtido supremacia militar ou científica faz-se a contagem dos pontos, descrito nas cartas e vence quem tiver maioria.

Existem também marcadores de progresso científico, que vão para o jogador que conseguir um par de símbolos científicos (ou seja, duas cartas verdes com o mesmo símbolo) que dão alguns bônus no decorrer ou ao final da partida.

2017-11-19 16.00.23

Por que jogar?

É um dos melhores jogos disponíveis no Brasil para 2 pessoas, se não for o melhor. Tem a duração adequada, tomada de decisões tensa a cada momento, pois você precisa escolher qual carta pegar mas ao mesmo tempo tentar não deixar nada para favorecer seu oponente.

pic2701747_md

Tem 3 condições de vitória, que deixa o jogo tenso e você precisa ficar atento o tempo todo. Outro ponto legal é o equilíbrio entre o que você pode destruir da civilização adversária. Algumas cartas vão permitir você atrapalhar diretamente o oponente, mas são poucas e nem sempre estarão presentes. Algumas partidas acontecerão sem aquela interação mais direta, outras serão mais tensas e com mais confronto.

Em geral não gostamos de jogo onde você concentra a maior parte do seu esforço atrapalhando ou estragando o jogo adversário, porém 7 Wonders Duel é bem equilibrado nesse sentido, deixando em alguns momentos a opção de você atrapalhar seu adversário e ao mesmo tempo não deixando que isso vire o foco do jogo.

Já jogamos aqui em torno de 10 partidas e na maioria das vezes a partida foi até o final da terceira era. Eventualmente alguém vence pela supremacia militar ou científica, mas é mais difícil pois depende da pessoa conseguir focar nesse tipo de carta.

É ótimo para casais, que jogarão diversas partidas juntos pois assim vão aprendendo as cartas, estratégias e possibilidades, deixando as partidas mais rápidas e interessantes e ambos vão se aprimorando no jogo, pois embora não seja um jogo difícil ele exige algumas partidas para os jogadores começarem a sentir as possibilidades que ele oferece.

É um jogo excelente por ser rápido, ter uma ótima produção, variedade de cartas, possibilidades de vencer de diversas maneiras, ótimo nível de interação entre os jogadores, e além de tudo uma excelente relação custo-benefício.

Está esperando o quê para desenvolver a civilização mais poderosa?

Não perca as novidades curtindo e seguindo nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Quer divulgar seu jogo ou fazer uma parceria? Entre em contato!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s