Um jogo pequeno e simples mas com muito blefe e dedução – Kobayakawa!

2017-10-18 06.13.41

Kobayakawa, do designer Jun Sasaki, é um jogo simples de blefe e dedução. Cada jogador para tornar-se o vencedor deve coletar mais moedas ao longo de 7 rodadas.

O jogo é composto por algumas moedas (de metal na minha versão) e um baralho de 15 cartas, numeradas de 1 a 15 respectivamente, entrando na categoria de micro-games (jogos com pouquíssimos componentes).

2017-10-18 06.14.15

O jogo é extremamente simples, mas nem por isso menos interessante. Cada jogador recebe 4 moedas que usará para fazer apostas durante a partida. Para cada rodada (são 7) separe uma moeda (e duas para a última) e dê uma carta para cada jogador. Vire uma carta com a face para cima do baralho de cartas que restou.

A partida está pronta para começar!

Seu objetivo para vencer a rodada é ter a carta de maior valor na mesa.  Na sua vez você possui duas ações possíveis, das quais você deve escolher uma:

  • Comprar uma carta, ficando assim com duas cartas na mão. Ao escolher essa opção, depois de comprar sua carta você deverá colocar uma das duas com a face virada para cima na sua frente, sendo essa carta a carta que você NÃO deseja.
  • Virar uma carta do baralho para substituir a carta que estava virada anteriormente no centro da mesa.

É preciso entender a função da carta que fica virada no centro da mesa para compreender essa segunda possibilidade de jogada. Como já mencionei anteriormente vencerá a rodada quem tiver a carta com maior valor, entretanto a carta de menor valor dos jogadores que entraram na aposta se somará à carta que está no centro da mesa, sendo esse seu valor final.

Um exemplo:

Jogador A tem uma carta valor 11, jogador B tem uma carta valor 13 e jogador C tem uma carta valor 9. Analisando somente o valor das cartas o jogador B tem a carta de maior valor (13) e seria o vencedor da rodada caso entrasse na aposta da rodada.

Entretanto a carta no centro da mesa tem valor 4 e esse valor será somado ao valor da carta de menor valor que entrar na aposta. Se nesse exemplo todos os jogadores entrarem na aposta da rodada, o jogador B e o C empatariam, pois 9 com 4 totaliza 13.

2017-10-18 06.16.04

Essa carta, no centro da mesa, que pode ser alterada virando-se uma nova carta no lugar dela, é o que faz toda a diferença no Kobayakawa,  justamente por possibilitar essa mudança no total final de quem tem (ou acha que tem) a menor carta em mãos.

Após todos os jogadores decidirem entre comprar uma nova carta e revelar uma ou substituir a carta do centro, chega o momento da aposta.

Cada jogador precisa decidir se entrará na aposta da rodada, para ganhar a moeda da rodada mais as moedas que forem apostadas. Cada jogador que decidir entrar deve dar uma moeda, dessa maneira, se 2 jogadores entrarem na aposta, teremos um total de 3 moedas para o vencedor (uma de cada jogador que entrou mais uma moeda da rodada).

A última rodada possui 2 moedas, então para entrar nessa aposta será necessário apostar 2 moedas.

2017-10-18 06.16.59

Após os jogadores decidirem quem vai na aposta, todos revelam seus números e vence quem tiver o maior número, sendo que o menor será somado à carta do centro.

O que achamos?

Kobayakawa é um jogo extremamente simples, pode ser jogado em qualquer lugar e é um jogo muito inteligente. É complicado decidir entre comprar uma segunda carta e revela-la, onde todos já saberão o valor da sua carta se entrar na aposta, ou arriscar mudar o número da carta no centro da mesa, alterando seu valor para mais ou para menos dependendo da nova carta revelada.

Com partidas rápidas e simples, é ideal para descontrair com os amigos e familiares, sem pretensão mas com algumas decisões interessantes, pois é preciso estar atento e também arriscar virar uma nova carta no centro da mesa para aumentar ou diminuir seu valor, é um jogo com bastante blefe e leitura dos outros jogadores.

Recomendado!

Não perca as novidades curtindo e seguindo nosso BLOG e nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram.

Quer divulgar seu jogo ou fazer uma parceria? Entre em contato!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s