Um excelente jogo para se jogar só e também de graça em formato digital

lata.jpg

“Você é um sonâmbulo, perdido em um misterioso labirinto…seu objetivo: Encontrar oito portas oníricas!”

Onirim, do designer Shadi Torbey, é um excelente jogo para se jogar sozinho ou de maneira cooperativa com outra pessoa, onde seu objetivo é encontrar 8 portas antes que o baralho de cartas termine.

O que vem no jogo?

O jogo é composto por um baralho de cartas, de 4 cores diferentes e 3 símbolos diferentes (sol, lua e chave). Cada carta possui então uma cor e um dos 3 símbolos possíveis. Para jogar basta embaralhar as cartas, comprar 5 e começar a partida!

Como se joga?

Cada porta é aberta quando você consegue colocar 3 cartas (essa sequência de cartas que vão sendo colocadas é chamada no jogo de labirinto) em sequência da mesma cor porém sem colocar o mesmo símbolo em sequência. Abaixo temos um exemplo de 3 cartas vermelhas em sequência com símbolos diferentes. As 3 cartas não precisam ter os símbolos diferentes, de modo que eu poderia colocar uma carta vermelha com o sol, outra com a lua e uma terceira com o sol novamente.

Sequência

Quando a sequência é formada, você procura no baralho uma porta da cor correspondente, coloca-a na sua frente, reembaralha as cartas do baralho e continua o jogo. Após jogar uma carta você compra uma do baralho para ficar sempre com 5 cartas na mão.

Além disso a carta com o símbolo da chave tem 2 funções especiais. Se você descarta-la ao invés de coloca-la no labirinto a chave dispara uma “profecia” que permite você comprar as 5 cartas que estão no topo do baralho, jogar uma fora (no descarte) e reorganizar as 4 restantes da maneira que você quiser e coloca-las de volta no topo.

Caso você compre uma carta de porta e tenha uma chave na mão da mesma cor você poderá abrir essa porta, ao invés de reembaralha-la no baralho, o que pode ajudar bastante e facilitar sua vida.

Chaves

Também a chave pode ser usada para derrotar um pesadelo!

pesadelo.jpg

Cartas de pesadelos são cartas que aparecem para atrapalhar seus planos de abrir as portas. Quando um pesadelo aparece você tem algumas opções para derrota-lo!

  • Descarte todas as cartas da sua mão e compre 5 cartas novas
  • Descarte 5 cartas do topo do baralho (menos portas e pesadelos)
  • Entregue uma chave da sua mão
  • Devolva uma das portas que você já abriu para o baralho

Dessa maneira, cada pesadelo vai atrapalhar seu jogo e fazer com que você precise pensar bem e tentar decidir da melhor maneira possível.

Durante o jogo caso deseje você pode descartar uma carta e comprar uma nova, sendo essa estratégia arriscada (por diminuir a quantidade de cartas daquela cor que está sendo descartada) porém muitas vezes necessária para conseguir a carta necessária para abrir uma porta.

Como já mencionei, o jogo termina quando você abre a oitava porta e você vence, ou quando o baralho de cartas termina e você é derrotado.

Simples não é?

Na verdade sim! Onirim é um jogo bem simples, basta colocar 3 cartas da mesma cor, símbolos diferentes para abrir uma porta, e também lidar com os pesadelos e decidir o melhor momento para descartar ou usar suas chaves.

Porém por trás da simplicidade Onirim tem um nível de tensão e decisões muito interessante. É um jogo rápido, ou seja, você poderá jogar 2, 3 partidas em 20 minutos. Além disso quanto mais você joga mais você vai percebendo certas decisões para vencer, como: Agora é um bom momento para usar essa chave para ativar uma profecia? Devo começar uma sequência agora ou esperar mais um pouco? Devo dar para o pesadelo as cartas da minha mão ou arriscar e jogar fora 5 cartas do baralho?

Na minha opinião Onirim é sensacional! Um jogo para se jogar sozinho que atinge o ponto para uma parte daqueles que deseja jogar algo sozinho, mas algo que seja rápido, simples porém estratégico e com decisões interessante. É o jogo ideal para se jogar só ou com mais uma pessoa.

Outro ponto importante é que o jogo conta com diversas expansões, sendo que a edição que eu tenho (a primeira) vem com 3 expansões, que já adicionam muita coisa ao jogo.

As torres

A expansão “The Towers” exige que além das 8 portas você monte uma sequência com 4 torres de cores diferentes e com símbolos que sejam diferentes em cada lado. E cada torre pode ser descartada e usada para examinar o topo do baralho de compra.

Livro dos passos achados e perdidos

A expansão “The Book of Steps Lost and Found” exige que as portas sejam abertas em uma sequência específica e permite o uso das cartas descartas para ativar certos poderes.

Premonições e sonhos felizes

E a expansão “Happy Dreams and Dark Premonitions” ativa certos eventos quando as portas são abertas de acordo com certos padrões e também traz cartas de sonhos felizes que permitem examinar o topo do baralho com algumas vantagens.

A segunda edição do jogo vem com 7 expansões!!!!

Onirim é um ótimo jogo, um excelente desafio para quem gosta de passar um tempo jogando só. Infelizmente é um jogo ainda não disponível no Brasil, porém basta ficar de olho na Ludopedia que de vez em quando aparece alguém vendendo.

Funciona bem com crianças e permite você ajustar a dificuldade caso julgue necessário, removendo alguns pesadelos.

O que gostamos

  • Simples
  • Portátil (e ainda disponível em formato digital de graça, leia mais abaixo)
  • Bom equilíbrio entre simplicidade e decisões
  • Rápido

O que considerar

  • É um jogo essencialmente para se jogar só
  • Não oferece tanta profundidade, embora as expansões modifiquem consideravelmente o jogo, aumentando o desafio.

Todos gostaram dele por aqui, portanto está sendo altamente recomendado se você gosta de jogar só e quer algo bacana e desafiador.

E a boa notícia é que ele já está disponível em formato digital, tanto para Android quanto para iOS, e gratuitamente, portanto não perca tempo, baixe, instale, crie uma conta para ganhar ainda a expansão “Glyphs” e comece a escapar do mundo dos sonhos!

Gostou do nosso conteúdo? Compartilhe e curta nosso canal na Ludopedia, Facebook e no Instagram  e também siga nosso BLOG

Anúncios

2 comentários sobre “Um excelente jogo para se jogar só e também de graça em formato digital

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s