Jogo da velha 2.0? Conheça o QUARTO!

Não perca nenhuma novidade curtindo nosso canal na Ludopedia, Facebook e no Instagram  e também siga nosso BLOG

pec3a7as.jpg

Quarto é um jogo abstrato, para 2 jogadores, com duração média de 10 a 20 minutos, criado em 1991 pelo matemático suiço Blaise Müller.

O objetivo em Quarto é alinhar quatro peças de acordo com alguns padrões determinados. Quem conseguir colocar as quatro peças (vertical, horizontal ou diagonal) é o vencedor. O alinhamento das peças precisa atender um dos quatro padrões a seguir: tamanho, cor, forma ou topo. Portanto para vencer você precisará de 4 peças que sigam um dos 4 padrões descritos anteriormente. Vejamos alguns exemplos:

V2

De acordo com o exemplo acima, temos quatro peças que se encaixam no padrão “topo”, ou seja, o topo de todas as peças possuem um furo. O mesmo caso seria válido se o topo das 4 peças não tivessem furo, ou seja, fossem sólidos.

V1

Neste segundo exemplo o vencedor conseguiu alinhar 4 peças do mesmo tamanho (existem 2 tamanhos no jogo). Ele alinhou 4 peças pequenas, porém teria vencido se tivesse alinhado 4 peças grandes.

Além do topo e tamanho você também pode alinhar pela cor (peças claras ou escuras) ou pela forma (peças redondas ou quadradas).

Tabuleiro

O jogo funciona da seguinte forma, o jogador da vez escolhe uma das peças disponíveis, porém ao invés de posiciona-la no tabuleiro, ele entrega a peça para seu adversário posicionar. Na vez do outro jogador, o mesmo acontece, ou seja, ele escolhe uma peça, entrega para o adversário, que vai posiciona-la.

Peças 2

Quem conseguir posicionar 4 peças de acordo com um dos padrões estabelecidos vence!

Componentes

Essa versão é a Mitra Oficina de criação, que não possui o melhor acabamento das peças, porém tem uma boa relação custo x benefício. Além disso o jogo é um estojo que se fecha e pode ser facilmente transportado.

Pontos positivos

Quarto é um jogo direto ao ponto, ou seja, fácil de explicar, fácil de entender porém difícil de se dominar. É ideal para jogar com quem deseja jogar algo simples, rápido e que exigirá bastante atenção e concentração. Pode se jogar diversas partidas na sequência e com qualquer tipo de pessoa, desde crianças até pessoas mais velhas, sendo ótimo para estimular a atenção e a concentração sem exigir o entendimento de regras complexas.

Pontos a considerar

Como a maioria dos jogos abstratos, ele não possui tema, o que pode desagradar alguns, além disso é simples em termos de regras e de rápida duração, o que pode não interessar para quem busca desafios mais extensos.

Acessibilidade

Quarto é um jogo bastante acessível para quem tem algum tipo de daltonismo, conforme é possível perceber na imagem abaixo que indica os 3 tipos de daltonismo conhecidos. Note que essa avaliação não é profissional, mas tem como objetivo apenas ajudar a percebermos se essa questão da deficiência visual é levada em conta nos jogos de tabuleiro.

Legenda da imagem: C – Visão comum / P – Protanopia / D – Deuteranopia / T – Tritanopia)

Daltonismo

Como é um jogo de colocação de peças, pessoas com limitação de movimentos poderão ter certa dificuldade, porém o que conta é a percepção e não a colocação das peças em si.

Avaliação final

Quarto é um jogo rápido e direto, simples de explicar e jogar, rendendo diversas partidas em uma hora. Se jogado com o mesmo adversário tende a ficar um pouco mais demorado pela necessidade de se analisar as possibilidades, mas nada que prejudique o jogo. É extremamente interessante pelo fato de você não escolher sua peça, e sim seu adversário, e ambos precisam estar concentrados no jogo, pois basta apenas um vacilo para seu oponente vencer. Não conta com o fator sorte  e todos os elementos do jogo estão abertos, bastando apenas atenção e concentração para tentar vencer.

Anúncios

Um comentário sobre “Jogo da velha 2.0? Conheça o QUARTO!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s