Conheça a versão infantil do Stone Age, o “My First Stone Age”

Não perca nenhuma novidade curtindo nosso canal na Ludopedia, Facebook e no Instagram  e também siga nosso BLOG

Caixa

My First Stone Age, do designer Marco Teubner, é um jogo infantil para 2 a 4 jogadores, com duração média de 15-20 minutos. Em My First Stone Age assumiremos os papéis do Jono e Jade, duas crianças da época das cavernas que tem uma rotina bem movimentada, afinal naquela época eles precisavam ajudar os pais realizando diversas tarefas para garantirem a sobrevivência de todos.

Ele é a versão infantil do Stone Age e trabalha os seguintes elementos com a criançada:

  • Movimentação
  • Coleta de recursos
  • Priorização (decidir quais recursos são importantes, troca-los ou mante-los)
  • Memória

Jogamos aqui em torno de 4 partidas e como se trata de um jogo infantil é muito fácil perceber os detalhes e possibilidades que o jogo oferece. O objetivo é construir 3 cabanas na sua aldeia, quem fizer isso será o vencedor.

Cabanas jogadores

Para se construir as cabanas será necessário andar pelo tabuleiro e coletar os recursos conforme o local onde você parar. Existem três pilhas de cabanas, e cada cabana possui um determinado número de recursos necessário para construí-la, como por exemplo dois peixes, ou duas frutas, ou três recursos diferentes.

Pilhas cabanas

Portanto você avança pelo tabuleiro coletando os recursos, que são os seguintes: Frutas, peixes, ponta de lanças, vasos de barro ou marfim.

O manual faz questão ainda de indicar que o marfim não foi arrancado dos mamutes e sim que ele está disponível nesse local porque os filhotes cresceram e estão trocando de dentes 🙂

Cada local é descrito no manual, que tenta contar a história e dar um pano de fundo bacana a respeito da vida do Jono e da Jada.

Cada localidade tem ilustrações bacanas, deixando o jogo muito bonito, onde todos os recursos e locais acabam fazendo sentido.

Além disso, se você parar no mercado poderá fazer a troca dos recursos que possui pelos recursos que estão disponíveis lá.

Mercado 2

Você também pode parar no local do cachorro (pois afinal o cão é o melhor amigo do homem desde a época das cavernas) que servirá como um recurso coringa.

Cachorro

Para construir uma cabana você precisa parar no local central do tabuleiro e possuir os recursos necessários!

Cabana

A movimentação no jogo acontece utilizando-se uma série de peças que ficam ao redor do tabuleiro. Cada jogador vira uma e movimenta para o local indicado ou anda a quantidade de casas indicadas pela peça. Toda vez que alguém parar no local central do tabuleiro, além de construir uma cabana se tiver os recursos, deverá virar todas as peças novamente com a face para baixo e trocar duas de lugar.

Movimentos

Como já mencionei, quem construir 3 cabanas é o vencedor.

Considerações finais

My First Stone Age é um jogo obrigatório para quem tem crianças em casa, pois além de ser belíssimo, tanto os componentes (todos de madeira) quanto o tabuleiro e demais elementos, também é muito dinâmico e divertido, trabalhando diversos conceitos interessantes, como coleta e gerenciamento de recursos, memória e movimentação pelo tabuleiro. Além disso o mercado trabalha a priorização dos recursos, onde os pequenos devem decidir o que trocar e o que não trocar naquele momento.

Infelizmente esse jogo ainda não conta com distribuição no Brasil, mas de vez em quando aparece uma cópia a venda na Ludopedia.

Vamos coletar frutas, vasos, peixes e construir algumas cabanas? 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s