Jogos com informações ocultas!

Não perca as novidades seguindo nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram e também em nosso BLOG.

Pronto 3

Nos jogos de tabuleiro existe um conceito que é objeto as vezes de muito debate, a idéia da “informação escondida”. Grande parte da discussão gira em torno dessa questão favorecer quem tem boa memória, e se realmente é algo positivo ou não.

Muitos jogos possuem esse aspecto da informação escondida como uma parte importante ou nem tanto, por exemplo, se pegarmos o Catan a maior parte das informações do jogo está aberta e disponível para todos, com exceção de algumas cartas não usadas de desenvolvimento. No Puerto Rico todas as construções e papéis que os jogadores poderão selecionar estão abertas, com exceção das plantações que virão posteriormente. Muitos jogos precisam desse aspecto para funcionar bem, entretanto outros não dependem em nada disso, um grande exemplo é o Xadrez onde não existe absolutamente nenhuma informação escondida (com exceção das jogadas que ainda estão nas mentes dos jogadores). Já em jogos cooperativos grande parte das informações estão escondidas e são reveladas à medida que o jogo se desenrola. Jogos de dedução como The Resistance tem algo escondido de todos os jogadores, nesse caso o papel de cada um. A grande pergunta é “quanta informação deve ser escondida (se alguma deve) no jogo?”. Talvez se muita informação estiver disponível o jogador comece a tomar nota ou, como nos jogos de cartas, comece a cartas cartas para ver quantas ainda faltam, e quem tiver memória privilegiada com certeza terá alguma vantagem sobre quem não consegue manter esse tipo de informação. Isso também pode elevar o tempo de duração do jogo, já que os jogadores começarão a rastrear a informação e lembrar o que já está disponível.

The-Grizzled-1024x962
Jogos cooperativos, como “The Grizzled” possuem bastante informação oculta

Essa discussão precisa também levar em conta o tipo de jogo, sua proposta e o tipo de grupo a que se destina. Afinal informação escondida pode aumentar a interação entre os jogadores, dependendo assim mais do estilo dos jogadores do que de qualquer outra coisa para tornar o jogo interessante.

the-resistance
The Resistance e o papel oculto de cada jogador

Muitos não gostam de informação escondida por isso tirar o controle que eles possuem sobre o jogo e por muita vezes envolver discussões, mas isso realmente vai depender do jogo, sua proposta e do grupo, afinal um jogo mais festivo e descontraído com rápida duração não deve ser levado tão a sério tanto quanto um jogo mais denso e estratégico.

Enfim, jogos com informação escondida dependem de quanta informação está oculta, por quanto tempo e de quem. Vão depender essencialmente do equilíbrio das informações ocultas e também do público alvo e perfil dos jogadores.

E você, gosta de jogos com informação escondida?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s