Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 4)

logo

Nessa série, falaremos a respeito de alguns jogos premiados pelo Spiel des Jahres e suas curiosidades. Para quem não conhece, o Spiel des Jahres é uma importante premiação alemã que premia os melhores jogos lançados por lá desde 1979. Vamos para a quarta e última parte (se perdeu a primeira parte, não se preocupe, pode lê-la clicando aqui e a segunda parte clicando aqui e a terceira aqui).

Jogo de tabuleiro Ticket to Ride

Ticket to Ride – Vencedor 2004

Ticket To Ride, o jogo mais famoso do designer Alan Moon, foi criado em 2003. Ele estava dando uma volta próximo à sua casa em Massachusetts pensando a respeito de um protótipo de um complexo jogo de ferrovias que ele havia jogado na noite anterior.

A partida de teste havia sido ruim e ele estava pensando em como melhorar isso. E de repente ele teve a inspiração para fazer o Ticket To Ride. Ele começou a andar cada vez mais rápido para casa para fazer o protótipo logo e então a trabalhar e assim que ele completou esse, o jogo já estava 90% completo.

Jogo de tabuleiro Thurn and Taxis

Thurn and Taxis – Vencedor 2006

O jogo é baseado no Thurn and Taxis Post, o antigo serviço postal na Bavaria e adjacências. O jogo incorpora muitos prédios históricos e outros aspectos também históricos. Os designers consultaram Peter Styra, do Thurn and Taxis Museum para informações sobre questões históricas no jogo, que também estão presentes no manual do jogo.

Jogo de tabuleiro Dixit

Dixit – Vencedor 2010

Jean-Louis Roubira, um psiquiatra infantil era também autor, compositor e game designer. Embora Dixit só tenha sido publicado nos idos de 2009, ele havia começado o jogo em 2002 terminando seu protótipo em2004. Segundo ele o jogo foi feito a partir do seu amor pelas palavras, poesias e experiências com o jogo “The Dictionary Game”.

Jogo de tabuleiro Qwirkle

Qwirkle – Vencedor 2011

Na primavera de 2005 dois bons amigos da Susan McKinley Ross estavam jogando Scrabble na sua casa.

Ambos eram bons no jogo e Susan gostava de assisti-los, quando ela percebeu que sua parte favorita do jogo era fazer palavras em duas direções de uma vez. Alguns dias depois ela teve a idéia para o Qwirkle. “Eu tive um sonho onde eu vi algo similar a uma partida terminada do Qwirkle.

Eu acordei e decidi que aquilo parecia interessante para eu tentar fazer aquilo”.

Jogo de cartas Hanabi

Hanabi – Vencedor 2013

Les XII fez mil cópias em francês da primeira edição desse jogo, a Hanabi & Ikebana em 2010. A parte de design gráfico foi feita pela esposa do designer Bauza.

Embora ele admita que seus jogos são abstratos, o tema veio da arte de dois itens da cultura japonesa: jogos de artifício (hanabi) e arranjo floral (ikebana). A idéia de flores está presente em ambas as palavras para fogos de artifício e arranjo floral. Hoje em dia, as cópias da edição da Les XII são relativamente difíceis de encontrar.

Essa foi a última parte da série de jogos vencedores do Spiel des Jahres e suas curiosidades. Deixe seu comentário e curtida 🙂

Quero ler mais artigos sobre jogos de tabuleiro como esse no Facebook , no Pinterest,  no Instagram,  no BLOG  e na Ludopedia

Anúncios

Um comentário

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s