Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 4)

Não perca as novidades seguindo nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram e também em nosso BLOG.

logo

Nessa série, falaremos a respeito de alguns jogos premiados pelo Spiel des Jahres e suas curiosidades. Para quem não conhece, o Spiel des Jahres é uma importante premiação alemã que premia os melhores jogos lançados por lá desde 1979. Vamos para a quarta e última parte (se perdeu a primeira parte, não se preocupe, pode lê-la clicando aqui e a segunda parte clicando aqui e a terceira aqui).

Ticket to Ride – Vencedor 2004

TTRTicket To Ride, o jogo mais famoso do designer Alan Moon, foi criado em 2003. Ele estava dando uma volta próximo à sua casa em Massachusetts pensando a respeito de um protótipo de um complexo jogo de ferrovias que ele havia jogado na noite anterior. A partida de teste havia sido ruim e ele estava pensando em como melhorar isso. E de repente ele teve a inspiração para fazer o Ticket To Ride. Ele começou a andar cada vez mais rápido para casa para fazer o protótipo logo. Ele começou então a trabalhar no protótipo e assim que ele completou esse, o jogo já estava 90% completo.

Thurn and Taxis – Vencedor 2006

ThurnO jogo é baseado no Thurn and Taxis Post, o antigo serviço postal na Bavaria e adjacências. O jogo incorpora muitos prédios históricos e outros aspectos também históricos. Os designers consultaram Peter Styra, do Thurn and Taxis Museum para informações sobre questões históricas no jogo, que também estão presentes no manual do jogo.

Dixit – Vencedor 2010

DixitJean-Louis Roubira, um psiquiatra infantil era também autor, compositor e game designer. Embora Dixit só tenha sido publicado nos idos de 2009, ele havia começado o jogo em 2002 terminando seu protótipo em2004. Segundo ele o jogo foi feito a partir do seu amor pelas palavras, poesias e experiências com o jogo “The Dictionary Game”.

Qwirkle – Vencedor 2011

QNa primavera de 2005 dois bons amigos da Susan McKinley Ross estavam jogando Scrabble na sua casa. Ambos eram bons no jogo e Susan gostava de assisti-los, quando ela percebeu que sua parte favorita do jogo era fazer palavras em duas direções de uma vez. Alguns dias depois ela teve a idéia para o Qwirkle. “Eu tive um sonho onde eu vi algo similar a uma partida terminada do Qwirkle. Eu acordei e decidi que aquilo parecia interessante para eu tentar fazer aquilo”.

Hanabi – Vencedor 2013

HanabiLes XII fez mil cópias em francês da primeira edição desse jogo, a Hanabi & Ikebana em 2010. A parte de design gráfico foi feita pela esposa do designer Bauza. Embora ele admita que seus jogos são abstratos, o tema veio da arte de dois itens da cultura japonesa: jogos de artifício (hanabi) e arranjo floral (ikebana). A idéia de flores está presente em ambas as palavras para fogos de artifício e arranjo floral. Hoje em dia, as cópias da edição da Les XII são relativamente difíceis de encontrar.

Essa foi a última parte da série de jogos vencedores do Spiel des Jahres e suas curiosidades. Deixe seu comentário e curtida 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s