Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 3)

Não perca as novidades seguindo nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram e também em nosso BLOG.

logo

Nessa série, falaremos a respeito de alguns jogos premiados pelo Spiel des Jahres e suas curiosidades. Para quem não conhece, o Spiel des Jahres é uma importante premiação alemã que premia os melhores jogos lançados por lá desde 1979. Vamos para a segunda parte (se perdeu a primeira parte, não se preocupe, pode lê-la clicando aqui e a segunda parte clicando aqui).

Catan – Vencedor de 1995

CatanA história do Catan é bem conhecida, mas a parte que eu acho mais interessante seria: O jogo era um projeto de massa, que levou 4 anos para ser desenvolvido. A medida que Teuber reduzia o jogo aos seus elementos essenciais, ele foi ficando parecido com o que temos hoje. O grande momento aconteceu em 1993 quando Teuber começou a usar hexágonos ao invés de quadrados. Ele também removeu elementos que simulavam descobrimentos do jogo. Essas idéias mais complexas do Catan foram desenvolvidas por ele em outros jogos posteriores como Lowenherz e Entdecker, que junto com o próprio Catan acabaram ficando conhecidos como a “Trilogia Catan”.

El Grande – Vencedor de 1996

El GrandeUm dos amigos do designer Wolfgang Kramer, chamado Richard Ulrich o abordou em meados de 1992 com um protótipo chamado “The Trojan Horse”. Kramer gostou do jogo, que apresentava um cavalo de Tróia colocando tropas em diversos lugares à medida que ele passava pelos locais. Kramer e Ulrich concordaram em desenvolver o jogo em conjunto. Eles apresentaram o jogo em 1993 mas ele acabou sendo rejeitado por ser muito complexo. Eles continuaram o desenvolvimento até 1994 quando Kramer viajou para a “Nuremberg Toy Fair” com o protótipo na mala e descobriu que havia um outro jogo já publicado com o mesmo tema. Eles voltaram então para a mesa de design e concordaram que mesmo tendo mecânicas diferentes, dois jogos com o mesmo tema não poderiam ser publicados na mesma época.

Mississippi Queen – Vencedor de 1997

MissKlaus Teuber, do Catan, estava trabalhando com Goldsieber nesse projeto, embora estivesse também cuidando do consultório dentário que ele herdou de seu pai. Teuber fez os componentes protótipos do Mississippi com os materiais do consultório. Foi dele também a idéia de pegar dois passageiros nesse jogo.

 

Tikal – Vencedor de 1999

TikalKiesling abordou Kramer com a proposta de criarem um jogo baseado na idéia de uma cidade em um lago que eventualmente apareceria na superfície. Kramer gostou da idéia e ambos começaram então a experimentar mecânicas para similar a cidade emergindo e submergindo. Um dia Kiesling mandou um fax para Kramer com a figura de hexagonos conectados por escadas. A imagem lembrou Kramer a respeito dos templos Maias e ele imediatamente falou com Kiesling sugerindo a mudança no tema, que seria uma escavação arqueológica nas ruínas Maias. Esse jogo se tornou o Tikal.

Carcassonne – Vencedor de 2001

CarcassonneAs primeiras idéias para Carcassonne vieram para Klaus-Jurgen quando ele estava viajando pelo sul da França de férias no final da década de 1990. Ele estava traçando a história dos cruzados contra os cátaros para um livro que ele estava escrevendo e sua viagem o levou a uma região coberta por castelos e cidades muradas. Ele se apaixonou pelo lugar e sua viagem lhe rendeu a idéia de um jogo onde os jogadores imitariam a construção e crescimento de cidades e castelos.

Villa Paletti – Vencedor de 2002

VillaEnquanto Bill Payne estava cuidando de seu sobrinho Joey, que estava brincando com algumas peças de madeira, Bill de repente se viu inspirado para criar um novo jogo, então ele pegou alguns frigideiras, algumas peças de Jenga e começou então a criar o jogo que eventualmente seria o Villa Paletti. Após algumas variações e alguns anos mais tarde, o protótipo estava completo.

Está gostando da série “Vencedores do Spiel des Jahres, suas histórias e curiosidades”? Curta nosso canal e deixe seu comentário 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 3)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s