Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 1)

Não perca as novidades seguindo nossos canais na Ludopedia,  Facebook e no Instagram e também em nosso BLOG.

logo

Um usuário do Board Game Geek, Chris Wray publicou por lá uma lista com os jogos vencedores do prêmio alemão Spiel des Jahres com algumas curiosidades interessantes a respeito de alguns jogos. Na verdade, Chris escreveu uma extensa série a respeito chamada “SdJ Revisited” e posteriormente ele criou a lista no BGG (para ver a lista completa em inglês clique aqui)

Selecionei algumas histórias interessantes a respeito de alguns jogos que venceram esse prêmio, confira nossa primeira parte!

Rummi

Rummikub – Vencedor em 1980

Ephraim Hertzano e sua esposa Hanna adoravam um jogo de cartas chamado Rummy, mas jogar cartas era ilegal onde eles moravam (Romênia, 1930 – 1940). Então o sr. Hertzano, um fabricante de escovas de dentes, imaginou uma maneira “legal” de jogar o tão amado jogo, substituindo as cartas por peças de plástico, que ficariam apoiadas em bases de madeira.

Enchanted

Enchanted Forest – Vencedor em 1982

Randolph ouviu dizer que a Ravensburger estava procurando um jogo com tema nos contos de fada, e lembrou-se então que Matschoss conhecia bastante a respeito do assunto. Eles então começaram a trabalhar em um jogo de corrida e se isolaram no castelo Sababurg (mais conhecido como castelo da Bela Adormecida) para trabalharem no projeto. Após o café da manhã certo dia eles abandonaram a idéia da corrida, e mudaram para então a idéia de coletarem tesouros. Eles prepararam um protótipo em quatros semanas, que foi apresentado a Ravensburger.

Damp

Dampfross – Vencedor em 1984

Watts fez mais de 70 mapas para Dampfross. Aliás, esse jogo foi o primeiro vencedor desse prêmio que teve diversas expansões e extensões, algo que se tornaria comum mais tarde para os jogos de tabuleiro.

 

Holmes

Sherlock Holmes Consulting Detective: The Thames Murders & Other Cases – Vencedor em 1985

Aparentemente um dos designers que leva crédito pelo jogo, Anthony Uruburu, não existiu.

 

Heim

Heimlich & Co – Vencedor em 1986

É grandemente reconhecido como o primeiro jogo que possuía uma trilha de pontuação ao redor do tabuleiro. Na Alemanha, os jogadores se referem a esse tipo de trilha de pontuação como “Kramer Leiste” em homenagem ao designer do jogo, Wolfgang Kramer. O primeiro jogo com essa trilha ao redor do tabuleiro foi publicado em 1982 pelo Kramer, para uma empresa de gás natural, no entanto como essa trilha foi usada no protótipo do Heimlich, esse jogo recebe o crédito do primeiro a usa-la.

Até nossa parte 2 com mais jogos e suas curiosidades 🙂

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Prêmio Spiel des Jahres, alguns jogos vencedores e suas curiosidades (Parte 1)

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s