Plante, negocie,venda feijões e seja o mais rico em Bohnanza!

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Bohnanza, do designer Uwe Rosenberg (do Agrícola e Patchwork entre outros) é um jogo de cartas familiar, rápido, com muita negociação extremamente divertido para 2 a 5 jogadores com duração de 30 minutos. Já jogamos em torno de 15 partidas por aqui 🙂

Mas o que fazemos no Bohnanza?

Em Bohnanza somos plantadores de feijões, que desejam plantar, negociar, colher e vender seus feijões para conseguir a maior quantidade possível de moedas.

Cada jogador recebe cinco cartas e o jogo está pronto para começar!

Feijões

Um detalhe muito importante em Bohnanza é que as cartas que você recebe no começo do jogo e vai comprando com o decorrer da partida nunca devem sair da ordem que você as recebeu. Isso é importante para o correto andamento do jogo, então antes de começar a jogar é fundamental explicar essa regra para o pessoal não sair “organizando” as cartas na mão assim que as receber.

O jogo possui quatro fases: Plantar, comprar e negociar, plantar os feijões ganhos e comprar novos feijões.

Moedas

Cada jogador possui dois campos de feijão para plantar dois tipos diferentes e o jogador inicial deve começar plantando o primeiro feijão que está na sua mão, conforme a ordem das cartas que ele recebeu (por exemplo, meu primeiro feijão é um feijão azul, então sou obrigado a planta-lo em um dois meus dois campos).

Plantar o primeiro feijão é sempre obrigatório. Ainda na fase de plantar o jogador da vez pode (ou não) plantar mais um feijão. Esse segundo feijão pode ir para o campo já usado ou pode inaugurar um campo novo. No exemplo abaixo, o jogador optou por plantar dois feijões na sua vez, e assim usar seus dois campos.

2 campos ocupados

Após a fase de plantar vem a fase de negociar, então o jogador da vez vai virar duas cartas do baralho de compra, revelando-as para todos. E ele então pode trocar esses feijões que estão abertos na mesa, bem como feijões da sua mão.

Essa parte da negociação é muito divertida e importante, pois é o momento onde você pode passar para frente cartas da sua mão que não lhe interessam.

Todas as cartas negociadas não voltam para sua mão, mas devem ser plantadas e isso é importante, pois se você já está com seus campos ocupados e recebe novos feijões, você deverá colher e vender os feijões do seu campo (talvez não ganhando nada) para dar espaço para os novos.

Outro ponto importante é que todas as trocas nessa fase devem envolver o jogador ativo. Também é possível doar feijões (sim doar!) para o jogador ativo, ou ele pode doar cartas para outros jogadores. Isso faz sentido pois a ordem das cartas na mão é fixa e talvez seja interessante você se livrar de alguma carta que esteja atrapalhando seus planos de uma plantação mais eficiente e lucrativa.

As doações podem ou não serem aceitas pelos jogadores, não é obrigatório aceitar uma doação. Todas as trocas e doações devem ser plantadas, nunca voltam para a mão.

Se outro jogador (que não o jogador ativo) fez uma troca, ele também deverá plantar esse feijão.  Nunca as cartas voltam para a mão, sempre ficam na mesa e devem ser plantadas (isso é importante).

Após a negociação, os novos feijões são plantados e o jogador da vez compra três cartas de feijão novas e coloca-as no final da sua mão e seu turno encerrou-se.

É possível colher e vender seus feijões a qualquer momento, e eles renderão moedas de acordo com a tabela apresentada na própria carta de feijão (o verso das cartas representa as moedas) e também liberarão seus campos para o plantio de novos feijões. No exemplo abaixo, a colheita e venda de dois feijões comuns rende duas moedas.

Feijão comum

Existe também a possibilidade do jogador comprar um terceiro campo de feijão pagando três moedas por ele. Dessa maneira o jogador terá mais um espaço para plantar feijões, deixando seu jogo mais flexível.

3rd campo

O jogo termina quando o baralho de compra se esgotar pela terceira vez, quem tiver mais moedas é o vencedor.

Acessibilidade

Como trata-se de um jogo de cartas, caso haja alguma dificuldade para segura-las, pode-se usar um “card holder”  para deixa-las dispostas na frente do jogador, sendo assim, é um jogo acessível mesmo para quem tem dificuldade para segurar as cartas o tempo todo (crianças e pessoas de mais idade por exemplo).

Além disso jogadores com algum nível de daltonismo não terão dificuldade pois as cartas possuem desenhos diferentes, e a cor não não influencia em nada para o desenvolvimento do jogo em si.

Pontos positivos

  • Relativamente rápido e com regras simples
  • Preparação de jogo rápida
  • Muito interativo (as trocas e negociações entre os jogadores)

Pontos a considerar

  • Depende essencialmente da interação e negociações, se o grupo não entrar no jogo a partida pode ficar sem graça
  • Bastante dependência da sorte

Devo comprar?

Bohnanza é um jogo que estava esperando sua estreia aqui em casa faz muito tempo, e depois de jogarmos duas partidas bateu aquele arrependimento “porque não jogamos isso antes!”.

O jogo é sensacional, muito simples, rápido, e a parte da negociação extremamente engraçada com as “propostas” que são apresentadas. Não adianta se apegar aos feijões plantados, é preciso saber a hora de vender e aproveitar as oportunidades que surgem.

Cada vez que o baralho de descarte é embaralhado novamente, ele fica menor, então as opções de plantio ficam cada vez mais restritas, afinal muitas cartas já saíram do jogo e estão com os jogadores como moedas, então fazer as combinações ficará cada vez mais complicado e as negociações pegam fogo.

Um jogo obrigatório! E fique de olho pois ele está voltando ao mercado brasileiro pela editora Papergames. E com uma carta promocional que com certeza adicionará bastante ao jogo, a carta do feijão curinga!

bohnanza_promo_capa

Além disso a Papergames traz um manual revisado e atualizado, que esclarece dúvidas que eventualmente podem surgir (como alguns pontos relacionados com a troca de feijões) e também com algumas diferenças importantes, como o uso de 3 campos de feijões quando a partida tem 3 jogadores, e 2 campos com 4 e 5 jogadores, algo que faz bastante diferença na dinâmica do jogo. O jogo também tem uma caixa maior para acomodar as cartas com sleeves e vem com “tapetes” para indicar a quantidade de campos de feijão. São detalhes que deixam essa versão da Papergames muito bacana!

É um jogo simples, muito agradável e divertido, vamos plantar uns feijões?

 

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