Coelho, gato ou lagarta? Conheça o “Sonhando com Alice”

Assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG

Curta nossa página no Facebook e no Instagram

Titulo.png

Sonhando com Alice, do designer brasileiro Daniel Alves e publicado pela Histeria Games é um jogo para 2 a 4 jogadores (o 5° jogador pode ser adicionado com a aquisição de um kit) com duração de 30 a 40 minutos.

É um jogo leve, porém longe de ser simplório, que agrada tanto pelo tema quanto pela sua dinâmica.

Tabuleiro

Em Sonhando com Alice cada jogador assume o papel de uma criança, que possui uma habilidade especial e deve ao final da partida acumular mais pontos para vencer.

Cada jogador vai pontuar e conseguir benefícios usando uma das seis áreas presentes no tabuleiro. Cada área tem relação com um personagem e terá nela no início de cada rodada uma quantidade de dados alocados ali. Esse é um dos pontos interessantes do jogo, que usa os dados de maneira diferente. Para utilizar essa localidade você precisa pegar os dados que ali estão e de acordo com a quantidade e/ou cor de cada dado a localidade vai lhe fornecer uma vantagem ou pontuação específica, vamos entender cada uma delas:

  • O Coelho – Ao utilizar essa localização você andará na trilha do coelho com base
    na cor dos dados de acordo com essa tabela que está no Dados Coelhotabuleiro:

Portanto se eu pegar no coelho um dado rosa e um dado laranja eu andarei 6 espaços na trilha do coelho.

  • A Lagarta – Funciona de maneira semelhante ao coelho, eu pego os dados ali presentes e ando na trilha da lagarta a quantidade de espaços de acordo com a cor de cada dado. Porém na Lagarta existem locais em sua trilha que ao serem atingidos lhes dão bônus (como no exemplo abaixo, onde temos o bônus do gato, da rainha, da Alice e do Coelho)

Trilha lagarta

  • O gato – Ao utilizar os dados na área do gato você obtém alguns bônus que o gato oferece de acordo com a quantidade de dados e suas cores. Esses bônus mudam a cada partida.

Gato 2

Nesse caso, se eu coletar 3 dados eu posso escolher 2 bônus do gato, de acordo com a cor dos dados que coletei. Se eu coletar 3 dados, um azul, um preto e um laranja eu poderei escolher 2 bônus, entre o azul, preto e laranja.

  • O chapeleiro – O chapeleiro fornece cartas de acordo com a quantidade de dados coletados. Essas cartas terão diversos usos, desde acrescentar um dado a mais durante minha jogada até mesmo cartas que afetam outros jogadores.
Cartas chapeleiro
Cartas do chapeleiro
  • A Rainha – Ao pegar dados na rainha você pode colocar seus soldados em uma das 6 áreas do jogo (as áreas dos personagens). Quem tiver mais influência sobre uma área ao final da partida recebe 4 pontos e quem for o segundo recebe 2. Além disso influenciar uma área pode estar vinculado ao seu objetivo secreto que você recebe no começo da partida.
  • A Alice – No começo de cada partida você recebe além do seu objetivo secreto um desafio da Alice, que é uma carta com 4 dados listados ali. Quando você vai na Alice e coleta os dados ali presentes você marca esses dados no seu desafio da Alice, e uma vez completo ele valerá a quantidade de pontos indicada na carta. Vejamos um exemplo:

Desafio da AliceNesse exemplo você precisa desses dados para completar esse desafio. Ao coletar os dados na Alice, você pegou um dado rosa e dois verdes, portanto você deve marcar os dados coletados. Se numa próxima rodada você coletar um dado azul, você marca o azul e completa o desafio, pegando o próximo disponível.

Cada jogador coleta os dados de uma localidade na sua vez, todos que estiverem ali (no máximo 6) e caso não tenha coletado 6 dados na sua vez novamente ele coleta dados de outra localidade assim até completar os 6 espaços no seu tabuleiro. Se ele coletar 6 dados de uma vez ele pode usar a habilidade especial do seu personagem.

Personagens

Existem ainda os cogumelos (cada jogador possui 2) que lhe permitem realocar dados ou re-rolar todos os dados em um determinado personagem.

O jogo termina quando alguém chegar ao final da trilha do coelho, da lagarta, colocar todos os seus soldados no mapa ou mesmo completar 5 desafios da Alice.

Sonhando com Alice tem um tema diferente e bem leve, fugindo da mesmice, é um jogo fácil de ensinar, porém que vai exigir dos jogadores um planejamento e diversificação, pois o jogo quase sempre vai lhe oferecer 6 áreas para você escolher o que mais lhe interessa. Também vai exigir que os jogadores fiquem atentos às diversas maneiras de se pontuar, pois você pode pontuar na trilha do coelho, nos desafios da Alice, influenciando as áreas e completando seu(s) objetivo(s) secreto.

Objetivos

Sou obrigado aqui a reconhecer que não dei muita atenção ao jogo durante seu financiamento coletivo, com um certo preconceito em relação ao tema, afinal, jogo da Alice não deve ter nada de interessante…e como me enganei!

É um jogo divertido, com diversos caminhos para pontuar, leve, interessante e muito bacana. Não é um jogo pesado, mas vai possibilitar algumas escolhas e decisões interessantes. Já joguei com diversas pessoas e todos entenderam a proposta e se divertiram bastante. É uma boa opção para 2 jogadores e além disso também funciona bem inclusive com crianças, claro que vai demandar um pouco de atenção e paciência, mas é uma ótima opção!

Componentes

Arte bonita, dinâmica um pouco diferente do comum (no uso dos dados), com um tema interessante, com a duração na medida certa, dinâmico, e que vai lhe proporcionar bastante diversão com decisões interessantes, Sonhando com Alice é uma ótima escolha. Parabéns ao Daniel e que venham mais jogos com essa pegada!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s