Mu Torere – Você é capaz de prender seu adversário?

Se gostou do nosso conteúdo, assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG

Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram

Caixa aberta

Mu Torere é um jogo abstrato, de origem neozelandesa, lá dos povos Maori, ou seja, é um jogo bem antigo, para 2 jogadores, onde o objetivo é encurralar as peças do adversário de maneira que ele não consiga mais mover-se para uma casa adjacente.

Ele parece inicialmente um jogo muito simples, o que de certa maneira engana, inclusive existem relatos de colonizadores ingleses que perdiam vez após vez quando apostavam contra jogadores maori. A primeira derrota de um maori ocorreu em idos de 1850 quando o interesse deles já estava diminuindo pelo jogo (se quiser ler um pouquinho da história do jogo veja esse site aqui em inglês).

O jogo é extremamente simples, porém bem interessante, principalmente pela relativa rapidez de jogo e pela expectativa do erro adversário.

As regras são simples: você pode se mover para qualquer casa adjacente a lateral da sua peça (direita ou esquerda) ou para a casa central, mas para se mover para o centro sua peça deve inicialmente estar ao lado de uma peça adversária, ou seja, caso sua peça esteja entre duas peças que são suas você não pode mover essa peça para a casa central.

Fim de jogo
Movimento errado, pois a peça amarela estava flanqueada por duas peças amarelas antes de ir para o meio…

Os jogadores alternam os movimentos até que eventualmente um deles seja incapaz de mover sua peça, seja para o centro ou para alguma casa lateral.

Movimento valido
Movimento correto para o meio, pois a peça amarela antes estava flanqueada pela peça vermelha

Gostamos bastante dele por aqui pela sua simplicidade, por ser direto ao ponto (como todo jogo abstrato) e pela curva de aprendizado. Na primeira partida você sente-se meio bobo movendo peças de maneira totalmente aleatória, sem entender bem o que está acontecendo e como desenvolver uma estratégia para vencer. Então no meio da partida alguém de repente bloqueia o adversário (quase sempre acidentalmente) e vence. Começa-se então uma segunda, terceira e quarta partida e você já começa a enxergar algumas possibilidades e questões e a partida começa a demorar um pouco mais.

Fim de jogo
Fim de jogo! Vitória amarela!!!

Isso pode ser um ponto negativo, pois dois jogadores experientes podem gastar um certo tempo, estendendo a partida.

Não é um jogo complexo e com grandes possibilidades e estratégias, mas é diferente e muito agradável de se jogar. Essa versão da MITRA ainda é mais bacana pois o tabuleiro é uma espécie de estojo, ou seja, um jogo extremamente portátil, é do tipo que você pode carregar e jogar em literalmente qualquer espaço, com certo exagero até mesmo de pé (desde que não balance muito para tirar as peças do lugar).

Mu Torere foi uma compra cega, nunca ouvi falar e não sabia o que esperar, mas foi uma grata surpresa, foi bastante apreciado aqui.

Caixa

Se você gosta de jogos abstratos e/ou quer conhecer jogos diferentes, com propostas bem diferentes do usual, Mu Torere pode ser uma boa opção. Bom preço, boa produção, agradável e interessante é o tipo de jogo que pode lhe acompanhar a todo lugar.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s