Jogando com crianças “Sonhando com Alice” e o que aprendi.

Se gostou do nosso conteúdo, assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG

Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram

Participe do Prêmio Ludopedia 2016, vote noThe Meeple in the Middlee também ajude a escolher o melhor jogo de 2016!

32-sonhando-com-alice

Sábado a noite jogamos uma partida de Chicago Express e na sequência uma de Sonhando com Alice. E durante as duas partidas, uma garota que estava na casa da minha sogra acompanhou as duas partidas com bastante interesse. Ela tem 10 anos e acompanhou tudo bem de perto.

Ao final de nossa partida do Sonhando com Alice, enquanto eu organizava tudo meu filho (que tem 5 anos) veio pedir se ele podia jogar com as amigas dele que estavam por lá. Pensei um pouco (afinal, seria uma partida meio diferente, pois as duas amigas não estão acostumadas a jogar) mas topei o desafio.

Sentamos na mesa, os três escolheram seus personagens (como era a primeira partida, deixei de fora a habilidade dos personagens, objetivos de fim de jogo e os cogumelos para facilitar), separamos os componentes e comecei a explicar as regras.

Apresentei o que cada lugar fazia, como se ganhava o jogo e as possibilidades.

Eles começaram então a jogar e eu era o “moderador”. Meu filho embora não saiba ler ainda já tem bastante noção de como os jogos funcionam por estar mais acostumado com eles. A mais velha já sabia ler e aos poucos estava formando sua estratégia e a do meio estava perdida mas se divertindo em rolar dados, coloca-los no tabuleiro e pega-los na sua vez 🙂

Jogamos por uns 20 minutos e como estava ficando tarde eu tive que encerrar a partida antes do final oficial do jogo.

Durante a partida, eu oferecia dicas e sugestões de jogadas eventualmente, para eles entenderem as possibilidades e partida se desenrolou bem.

Ao término, contabilizei os pontos e a mais velha ficou com 36, seguida pelo meu filho que fez 35 e a outra amiga terminou com 25.

Dessa partida inusitada o que aprendi:

  • Eles aprendem rápido – Parece clichê mas é verdade, vi crianças que não estão nem um pouco familiarizadas com jogos (nem os mais simples) a entenderem minimamente um jogo como Sonhando com Alice. Portanto jogar é sempre algo estimulante, especialmente para eles.
  • Jogar desenvolve habilidades importantes – Outro clichê mas que na prática faz muita diferença! Como as meninas não estavam habituadas a jogar ficava perceptível a dificuldade inicial e aquela demora inicial de entender como as coisas funcionavam (o que era completamente normal nesse caso), e isso mostra que sempre que você puder, jogue com seu filho, sobrinho, etc, pois ele crescerá desenvolvendo habilidades como atenção, capacidade de decisão, planejamento, etc. Como meu filho está mais habituado a jogar ele já tinha quase sempre “tudo planejado” (embora nem sempre as melhores decisões) pela sua familiaridade com jogos.
  • Tema do jogo é importante – Isso é muito questão de opinião, mas o que percebi é que o tema do jogo ajudou a criançada a jogar e entender o jogo melhor. Embora não conheçam a história da Alice e dos personagens apresentados pelo jogo, ficou claro que o fato das localidades do jogo estarem relacionadas com um personagem facilitou muito para eles. Ex: Fazer a ação do gato ou do coelho. Se o jogo tivesse algum outro tema talvez não facilitasse ou despertasse o interesse.
  • Eles adoram jogar – Ficaram fascinados com o jogo!

Foi muito interessante e provavelmente durante o Carnaval terei a oportunidade de ajudar grupos de crianças em partidas, vamos ver que outras observações farei a respeito!

E você? Já teve essa oportunidade de jogar ou conduzir partida com crianças? Como foi essa experiência?

Anúncios

2 comentários sobre “Jogando com crianças “Sonhando com Alice” e o que aprendi.

  1. Meu filho tem 9 anos e adoro jogar com ele. Quando fomos comprar krosmaster Arena todos acharam que ele não podia aprender as regras porque era muito avançado para ele, hoje jogando com ele ele me relembra regras que até eu mesmo havia esquecido. Eles são mesmo muito espertos e aprender muito rápido.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s