Projeto “Um jogo por dia” (Dia 32) – Sonhando com Alice & Ticket to Ride Card Game

Se gostou do nosso conteúdo, assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG

Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram

Participe do Prêmio Ludopedia 2016, vote no “The Meeple in the Middle” e também ajude a escolher o melhor jogo de 2016!

32-sonhando-com-alice

Ontem no projeto “Um jogo por dia” foi a vez da estréia do jogo nacional do designer Daniel Alves, o Sonhando com Alice.

Sonhando com Alice é um jogo para 2 a 4 jogadores, com duração de 10 minutos por jogador.

É um jogo de regras simples e que numa primeira olhada pode passar a idéia de ser um jogo bobo, ou mais voltado para o público infantil, mas embora o tema esteja relacionado a um clássico da literatura infantil, o jogo de bobo não tem nada!

Possui personagens com habilidades especiais e distintas, múltiplos caminhos para vencer, bastante interação entre os jogadores e certa dose de planejamento.

É necessário participar de todas as ações que o jogo dispõe para que você não fique para trás. Por exemplo, na partida de ontem, minha esposa disparou na trilha do coelho, e em cada rodada eu sabia que precisava avançar ali para não deixar a diferença aumentar, mas sempre haviam outras ações mais interessantes para aquele momento.

Embora com apenas uma partida, imagino que seja possível mesclar várias estratégias para vencer.

Voltando para a partida de ontem, como eu estava sendo massacrado na trilha do coelho, optei por tentar influenciar a maior quantidade possível de áreas. Ao final da partida venci por uma diferença de 3 pontos (60 a 57) e justamente essa influência de área que me ajudou a superar a grande diferença da trilha do coelho.

É um jogo que em termos de complexidade estaria acima do Ticket to Ride por exempl0 (não estou comparando a qualidade, e sim apenas a complexidade) pois apresenta mais opções para o jogador realizar no seu turno, porém depois de 2 ou 3 rodadas fica fácil de entender as possibilidades e cada um começa a desenhar sua estratégia e caminho para a vitória.

Muito bonito e gostoso de jogar, Sonhando com Alice está aprovado, recomendado! (Em breve faremos uma análise mais completa, aguarde).

Depois aproveitamos para visitar um card game que estava a um certo tempo parado aqui, Ticket to Ride card game, a versão de cartas do Ticket to Ride.32-ticket-to-ride-card-game

Nessa versão você joga cartas para completar rotas, da mesma maneira que na versão de tabuleiro. Também existe o critério de quem tiver mais rotas com certos destinos recebe bônus no final.

A grande dificuldade aqui é controlar que cartas você já jogou e quais rotas já completou, pois toda rodada você remove uma carta de cada cor que esteja na sua mesa, ou seja, você vai montando uma pilha de cartas que no final será combinada de acordo com as rotas que você tiver em mãos.

Ao final do baralho de compras, os jogadores pegam o baralho que formaram com suas cartas e combina com as rotas para ver quais rotas completou. É comum sobrar cartas e você perceber que poderia ter comprado mais alguns tickets de rota para completar.

Não é tão divertido nem visual quanto a versão do tabuleiro, mas é interessante. Como arrisquei comprar mais tickets de rota, acabei vencendo por 170 a 159.

Projeto “Um jogo por dia”, um jogo diferente da sua coleção por dia, até jogar todos, topa?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s