Conheça o Mini Rogue – um microgame Print and Play de exploração de masmorra!

Se gostou do nosso conteúdo assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG

Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram

Participe do Prêmio Ludopedia 2016, vote em nosso canal e também ajude a escolher o melhor jogo de 2016!

capa

Em Mini Rogue (dos designers Paolo Di Stefano e Gabriel Gendron) você é um aventureiro que adentra uma masmorra e desafia seus perigos em busca de um rubi chamado “The Og’s Blood”. O jogo é um microgame para ser jogado sozinho que necessita de 9 cartas, 8 marcadores e 4 dados.

Mas peraí, exploração de masmorra em um jogo com apenas 9 cartas? Isso não tem como dar certo…é ai que você se engana!

Mini Rogue é um jogo Print and Play (Pnp) ou seja, basta imprimir as cartas e as regras, conseguir os componentes e pronto, só sentar para jogar 🙂

O jogo é composto por 9 cartas, sendo duas para controlar o status do seu personagem e outra para controlar os pontos de vida dos monstros e o nível da masmorra, e as 7 cartas restantes são as cartas da masmorra em si.

Para jogar você deve remover a carta de “Boss Monster” embaralhar as 6 cartas e coloca-las da seguinte maneira:

setup

Caso você esteja no último nível da masmorra coloque a carta de Boss Monster revelada na quinta coluna.

Em seguida ajuste os parâmetros do seu aventureiro na carta de personagem de acordo com a seguinte tabela:

Se for jogar no modo “casual” coloque um marcador no nível um da armadura (armor) outro no nível 5 de HP (pontos de vida) outro no nível 5 de ouro (gold) e outro no nível 6 de comida (food).

O seu objetivo é chegar no último nível da masmorra e derrotar o chefe final, recuperando assim o rubi “The Og’s Blood”.

dungeon
Na carta de masmorra você controla o nível e pontos de vida do monstro

Para começar a jogar você deve revelar a carta da primeira coluna e resolver essa carta, ao avançar você revela as 2 cartas da segunda coluna e escolhe qual resolver, e assim avança até revelar todas as cartas. Ao chegar ao final do nível, você diminui em 1 o marcador de comida, reembaralha as cartas de masmorra, posiciona conforme o padrão já mostrado e começa novamente. Se estiver no estágio do nível deve enfrentar o chefe.

Vamos examinar agora as 7 cartas de masmorra!

monstro

Monster – Essa é a carta ao ser revelada e resolvida indica um monstro para combatermos. Para saber os pontos de vida (HP) do monstro você olha o valor do estágio que você está, de acordo com o nível e rola um dado, somando ambos os valores. Por exemplo, se estou no nível 2, no primeiro estágio, o lugar tem valor 3, se eu rolar no dado um 4, o monstro terá 7 pontos de vida (3 +4). Após isso para combate-lo eu rolo meu dado disponível e subtraio o valor obtido dos pontos de vida do monstro. Se ele morrer eu ganho os pontos de experiência (XP) indicados pelo nível do monstro (se estou no nível 1 vou combater um monstro nível 1 ganhando 1 XP). Se eu não matar o monstro na minha vez ele me ataca causando dano de acordo com o indicado na carta (monstro nível 1 causa 2 pontos de danos).

tesouro

Tesouro – Ao revelar e resolver essa carta você ganha 1 ouro se não tiver matado nenhum monstro naquele estágio ou 2 se tiver vencido algum, em seguida rola o dado para ver qual item você ganhou. Você poderá ganhar alguns feitiços que o ajudarão no decorrer do jogo, além de melhorias na armadura ou feitiços para recuperar pontos de vida.

armadilha

Armadilha – Ao revelar e resolver essa carta role um dado e veja qual penalidade atingiu você. Detalhe que existe uma penalidade chamada “Pit” que faz você perder 2 pontos de vida e avançar para o próximo nível, o que vai tornar as coisas mais difíceis.

descanso

Descanso – Essa carta permite você escolher entre aumentar o nível da sua armadura em 1,  receber 1 comida ou 2 pontos de vida, bem simples!

eventos

Eventos – Ao revelar e resolver role um dado e receba o bônus de acordo com o valor obtido (por exemplo, ao rolar um 4 você recebe 2 pontos de experiência (XP).

mercador

Mercador – Use o ouro acumulado para comprar itens ou venda partes da sua armadura ou feitiços para ganhar ouro. Você pode comprar e vender quantos itens quiser.

chefe

Monstro chefe – Caso esteja no último estágio de algum nível, esse será o último desafio enfrentado por você. Veja qual o chefe de acordo com o nível que você está, ajuste a marcação dos pontos de vida dele na carta de masmorra e comece o combate. Role seu dado, use feitiços se desejar, calcule o dano final e subtraia dos pontos de vida dele. Veja quanto ele te ataca e subtraia dos seus. Se sobreviver receba os benefícios indicados (pontos de experiência, ouro e itens).

Você começa com um dado apenas, mas é possível acumular pontos de experiência (XP) para conseguir mais dados para lhe ajudar na aventura. E ainda existem algumas outras regras que você precisar ver antes de jogar, como ataque perdido (quando você rola 1 no dado o seu ataque é nulo) ou ataque crítico (quando você rola 6 você pode rolar o dado novamente e somar o valor obtido para um ataque mais forte).

mesa
Rodada em andamento (da direita para a esquerda)

Além disso você pode rolar os dados novamente usando pontos de vida ou experiência.

Ainda existe uma variante que você deve obter a chave da masmorra para avançar, e essa chave está dentro de uma carta de armadilha, ou seja, você terá que enfrentar uma armadilha para poder avançar.

Mini Rogue é um jogo incrivelmente divertido, fácil de jogar e mais fácil ainda de montar. Basta imprimir uma folha com as 9 cartas, conseguir os dados e marcadores, dar uma lida nas regras (que são bem tranquilas) e sair jogando. É um jogo solo, para passar o tempo ou até mesmo jogar com um amigo para ver quem consegue ir mais longe. Pela sua simplicidade e baixíssimo custo, eu diria que é um jogo obrigatório para adicionar à coleção se você gostaria de ter algo portátil, simples e barato.

marcadores
Marcadores na carta do personagem e na carta da masmorra…

As regras e textos da carta estão em inglês, mas com um pouco de esforço dá para entender e jogar facilmente (os arquivos estão na página do jogo no Board Game Geek).

O jogo tem uma arte bacana e minimalista, bem interessante.

Joguei 2 aventuras no nível casual e normal e consegui chegar até o final, foi bem divertido!

Mini Rogue, uma agradável surpresa, entrou para minha coleção!!!

Se gostou da dica de jogo curta nosso canal no Facebook e na Ludopedia e acompanhe as notícias, novidades e análises sobre jogos de tabuleiro!

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s