Construa a linha mais eficiente de trens em Metrocity!

Assine nosso canal na Ludopedia e siga nosso BLOG

Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram

Participe do Prêmio Ludopedia 2016 e ajude a escolher o melhor jogo de 2016!

Cidadãos de uma grande metrópole precisam do mais moderno sistema de trens do mundo. Somos uma das empresas contratadas para projetar a rede mais eficiente e ganhar mais créditos por isso. Complete rotas ligando uma variedade de edifícios, alcance seus objetivos secretos e vença em Metrocity!

Metrocity (também conhecido como Light Rail) é um jogo rápido de cartas, para 2 a 4 jogadores, idade recomendada de 14 anos e com duração de 15-20 minutos.

Cada jogador recebe um conjunto de cartas (dos quatro disponíveis) e também recebe dois objetivos secretos que deve tentar cumprir até o final do jogo para ganhar 3 pontos por cada um.

Os jogadores então compram a primeira carta do seu conjunto e o jogo está pronto para começar!

diagrama-cartas
Como posicionar sua carta

Cada jogador na sua vez deve posicionar sua carta na mesa, adjacente a outras cartas que já estejam na mesa de acordo com o diagrama ao lado. Também é necessário respeitar o limite da cidade, que muda de acordo com o número de jogadores. O limite da cidade para quatro jogadores é similar ao para dois jogadores, aumentando o eixo central em duas cartas (de 4 para 6)

2-3-players
Limites da cidade

Após posicionar sua carta compra-se uma carta do seu deck e agora é a vez do próximo jogador.

Uma rota é considerada completa quando suas extremidades estão fechadas. Conta-se então quem tem mais segmentos naquela rota (segmentos são os trechos da rota),  e independente de quem fechou a mesma, quem tiver mais segmento pontuará pela quantidade de prédios diferentes na rota.

Veja dois exemplos:

rota-completa-2
Essa rota está completa (pontas fechadas) e possui dois segmentos azuis (as pontas) um rosa e um verde. A pontuação é do azul, e a rota vale 2 pontos por possuir dois prédios diferentes
rota-completa
Outro exemplo, rota fechada, três segmentos azuis e um amarelo. Ponto para o azul valendo 2 pois a rota tem 2 prédios diferentes

Os jogadores então vão posicionando suas cartas, tentando fechar rotas, atrapalhar os amigos e cumprir os objetivos secretos, sim, embora seja um card game rápido e simples existem 9 objetivos secretos que são distribuídos, 2 para cada um!

objetivos
Alguns objetivos secretos…

Interessante que seus adversários podem te ajudar a cumprir seus objetivos, pois alguns não são muito específicos ou não dependem de cartas apenas da sua cor. E o jogo brasileiro conta com uma carta promocional que se trata de um objetivo secreto que infelizmente reflete um pouco da nossa realidade.

promo-brasil

O jogo ainda vem com trilha de pontuação e quatro marcadores de madeira.

trilha-pontos
Três dos quatro marcadores de madeira e a trilha de pontuação

Tudo isso em uma pequena caixinha que cabe no bolso, na bolsa, na mochila, ou na gaveta do escritório. Partidas rápidas, simples mas com um pouquinho de estratégia e possibilidades, por um preço que deve estar na faixa de R$20,00.

Bom manual, boa produção, simplicidade e rapidez sem deixar de ser uma opção interessante. Metrocity é um jogo que não foi muito mencionado e confesso que estava meio esquecido aqui, mas depois de algumas partidas vemos que é um baita jogo por tudo aquilo que ele propõe. Com certeza vale um lugar na sua estante e no seu bolso 🙂

Anúncios

Um comentário sobre “Construa a linha mais eficiente de trens em Metrocity!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s