Explore vastos e gélidos campos em busca de recursos naturais e preciosidades em Sibéria – the Card Game!

caixa

Prepare-se para explorar os gélidos e vastos campos da Sibéria em busca de gás natural, carvão, petróleo e até mesmo ouro e diamantes em Siberia – The Card Game.

Em Sibéria The Card Game somos exploradores que tentam desbravar os campos da Sibéria atrás de recursos naturais e preciosidades. Ao final do jogo quem tiver mais pontos é o vencedor.

Do designer Reiner Stockhausen, é um jogo para 2 a 4 jogadores, idade recomendada a partir de 9 anos com duração de 15-20 minutos por partida.

Cada jogador recebe 5 cartas de ação, que serão usadas para coletar recursos ou obter melhorias durante o jogo, uma carta de trabalhador e  se prepara o campo de exploração colocando 8 cartas de recursos com a face para baixo e o jogo está pronto para começar!

recursos
Recursos naturais e preciosidades escondidas na Sibéria…

Na sua vez você tem 3 opções:

  • Comprar 2 cartas de ação
  • Revelar um dos recursos do campo de exploração, coleta-lo e ao final comprar 1 carta de ação. Para coletar um recurso você precisa de duas cartas de ação com o mesmo símbolo (duas cartas com o símbolo do ouro por exemplo) ou três cartas com pelo menos um símbolo do recurso que eu quero (uma carta com o símbolo do ouro e mais duas cartas quaisquer)
  • Usar suas cartas de ação para comprar melhorias

Existem três tipos de melhorias no jogo, os investidores, os vendedores e os trabalhadores. Só existe um tipo de cada vendedor e investidor, de modo que somente um jogador se beneficiará dele. (por exemplo, se eu peguei o vendedor de ouro, somente eu serei beneficiado por ele e não existe outro para ser adquirido pelos demais jogadores).

Para adquirir uma melhoria você usa as mesmas cartas de ação que utiliza para coletar recursos, pois elas tem tanto o símbolo de recurso quanto das melhorias, e você precisa usar duas para conseguir uma melhoria, vejamos como funcionam as melhorias:

Os investidores permitem que você colete recursos no campo de exploração usando uma carta a menos, por exemplo, se eu pegar o investidor de gás natural, minhas coletas de gás no campo de exploração custarão somente uma carta, ao invés de duas.

Os vendedores fazem com que os recursos tenham um valor maior ao final da partida. Cada carta de recurso mostra o recurso e o seu valor (uma carta de gás natural valendo 1000 por exemplo), mas se você tiver o vendedor de gás natural ele aumenta o valor de cada carta de gás para 4000 ao final da partida.

Já os trabalhadores permitem que você recolha recursos no campo de exploração na quantidade de trabalhadores que você possua. Por exemplo, você joga duas cartas de óleo para coletar óleo no campo de exploração. Se você tiver três trabalhadores, você recolherá até 3 cartas do recurso óleo que estejam no campo.

Os recursos do campo de exploração só podem ser coletados respeitando a ordem que eles estão, e isso deixa o jogo muito tático, pois se houverem mais recursos do mesmo tipo no campo, eu tenho que coleta-los na ordem que eles estão (Por exemplo, existem duas cartas de gás no campo, a primeira vale 1000 e a segunda vale 3000, eu só posso coletar a segunda depois de coletar a primeira).

exploration-field
Os recursos devem ser coletados na ordem em que eles são revelados

Além disso como já mencionei, os recurso no campo de exploração ficam ocultos e são revelados por cada jogador, ou seja, você não sabe exatamente o que vai aparecer quando revelar e se você revelar algum recurso que já exista, quem quiser coleta-lo vai precisar pegar o anterior, dependendo da ordem que eles estiverem.

cartas-recursos
Cartas de ação servem tanto para coletar recursos quanto para obter melhorias

Colocando todas as possibilidades que o jogo oferece você pode optar, por exemplo, por mais trabalhadores para extrair mais recursos, mas seu adversário pode valorizar mais o que ele extrair com vendedores ou extrair mais rápido usando os investidores. Além disso como você usa as mesmas cartas para coletar recursos ou obter melhorias, você pode ficar em dúvida entre pegar algo valioso ou contratar mais um trabalhador…

Sibéria the Card Game é um ótimo jogo, com regras simples e fáceis, onde as possibilidades são bem interessantes para um jogo rápido, que infelizmente está indisponível, sendo encontrado (com sorte) em leilões ou usado. Se você tiver a oportunidade de jogar e/ou comprar vale muito à pena para ser aquele jogo que entrega conteúdo mesmo sendo um jogo rápido. Além disso as cartas de vendedores podem ser usadas como expansão da versão de tabuleiro do Sibéria 🙂

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!

Curta, divulgue e compartilhe nossa página no Facebook e no Instagram

 

 

Anúncios

Um comentário sobre “Explore vastos e gélidos campos em busca de recursos naturais e preciosidades em Sibéria – the Card Game!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s