Meus primeiros 10 jogos!

Recentemente o Richard (do canal Rahdo) publicou um vídeo sobre os seus 10 primeiros jogos de tabuleiro e explicando como eles apareceram na sua vida. É um vídeo muito interessante (se quiser assisti-lo, o clique aqui), e depois de assisti-lo comecei a fazer também uma retrospectiva tentando lembrar quais foram os meus 10 primeiros jogos e como eles apareceram. Aqui vão!

1° e 2° juntamente temos Bang e Love Letter

 Em meados do Natal de 2014 estava passeando com a família na Livraria Cultura no Shopping Villa Lobos em São Paulo e naquela época já haviam algumas opções de jogos por lá, mas eu não conhecia nada e era tudo caro. Até que dando mais uma olhada descobri o Bang da GROW e me chamou a atenção pelo tema e proposta e como era barato resolvi arriscar. Além disso vimos o Love Letter que chamou a atenção da minha esposa (não sei porque…) e resolvemos levar também. Chegamos em casa e demoramos uns dois dias para sentar, ler as regras, entender e tentar jogar. Depois que reunimos a família para jogar foi um sucesso, que jogos divertidos!

citadels
Citadels

Depois da experiência com Bang e Love Letter eu fiquei curioso para experimentar outros jogos modernos (afinal eu já jogava UNO e alguns card games como Phase 10, Dutch Blitz e Pitch) então assim que possível voltamos na Livraria Cultura (única referência na época para jogos) e dentre as opções disponíveis optei pelo Citadels, afinal parecia interessante e com um preço acessível (na época era muito arriscado e impensável gastar muito com algo desconhecido). Chegando em casa depois de ler as regras e colocar na mesa foi muito divertido! Foi o que praticamente jogamos no Ano Novo e no mês de Janeiro de 2015. Citadels não ficou na coleção por ser um jogo que pode se arrastar e ter bastante aquela interação negativa (onde um jogador atrapalha o jogo do outro), mas teve seu papel e é lembrado com bastante carinho!

Raceforthegalaxy

Race for the Galaxy

Descobri na época o canal no Youtube do Igor Knop e um jogo que chamou minha atenção e consegui comprar em um leilão na Ludopedia foi o Race for the Galaxy! Espera ai, Race como o 4° jogo e em inglês ainda por cima? SIM! E não é que deu certo? Ensinei minha esposa (na verdade fomos aprendemos juntos) e depois de algumas partidas já estávamos entendendo o jogo e que jogo! Está na coleção até hoje, e na verdade foi o mais jogado até hoje!!!

kot

King of Tokyo

Pesquisando a respeito do Bang depois de jogar algumas vezes descobri o Portal da Ludopedia e o Canal do Will Weathon (Tabletop) no Youtube que começaram a mostrar as inúmeras possibilidades de jogos! E a próxima aquisição foi o King of Tokyo, e fiquei em dúvida entre ele o Race for the Galaxy (que veio um pouco mais tarde). KoT foi bastante jogado também mas não ficou na coleção pela eliminação de jogadores e simplicidade.

6° e 7° A Ilha Proibida e The Resistance

No canal do Will descobri os jogos cooperativos e fiquei fascinado com a Ilha Proibida e assim que surgiu a oportunidade comprei, jogo que está ainda na coleção. Juntamente com a Ilha veio o The Resistance que foi o primeiro jogo de blefe e dedução. Ainda está na coleção também mas como depende de um grupo relativamente grande está parado. Mas ambos agradaram bastante!

8° e 9° Ticket to Ride – Europe e Dixit

Mais dois na conta do Will, Ticket to Ride – Europe veio através de outro leilão na Ludopedia. Engraçado que quando comprei (Março 2015) a previsão de lançamento era Abril e fiquei meio apreensivo de ter comprado usado e mais caro quando era “só” esperar mais um mês para pegar novo. Mas o jogo atrasou e saiu apenas meses depois e a compra valeu à pena! É ainda um dos favoritos por aqui e o segundo mais jogado. Dixit veio mais como uma opção para minha esposa, jogamos algumas vezes, foi divertido mas logo deixou a coleção pela simplicidade.

Capa

10° Bullfrogs

Na época (Abril / Maio 2015) já estava começando a entender um pouquinho do cenário de jogos no Brasil e descobri a FunBox e o divertido Bullfrogs. Comprei aproveitando a passagem pela loja. Jogamos bastante aqui em casa e ainda está na coleção.

É isso, esses foram os 10 primeiros jogos por aqui e um pouquinho da história de cada um deles. E com você? Quais foram os primeiros jogos? Ainda estão na coleção e são jogados?

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!

Curta nossa página no Facebook e no Instagram

 

 

Anúncios

4 comentários sobre “Meus primeiros 10 jogos!

  1. Nos comecamos a pouco tempo nesse mundo e estamos adorando. Tudo comecou com meu filho de 9 anos que adora video games e celular. Nesse tempo em que essas coisas tomam quase o tempo todo das criancas resolvi remar contra a maré. Amava jogar war, detetive, banco imobiliario e entao resolvi comecar a pesquisar os jogos que meu filho pudesse gostar.
    pra idade dele comprei muito jogos tipo cara a cara, pula macaco mas ele comecou a me dizer que achava tudo muito chato. Foi quando encontrei uma loja no centro do RJ c om esses jogos “estranhos” para mim . O primeiro de todos foi o jogo: escola de dragões e Krosmaster Arena.
    A criança ADOROU!!! E nós também. Depois compramos King of Tokyo e Dobble. Depois veio o Zombie dice que ele se amarra em jogar e a Ilha proibida que é SENSACIONAL! No Natal daremos a ele o dungeon roll mas o foco dele pro Ano que vem será o Mice and Mystics.
    O que achou?

    Curtir

    1. Fantástico! Ótima lista de jogos! Mice e Mystics está na “lista de desejos” aqui em casa e o Dungeon Roll é muito, mas muito bom! Como ele já tem 9 anos sugiro você começar a procurar jogos onde ele precise resolver os problemas sem confronto direto (jogo estilo euro, não sei se está familiarizada com esses termos, se não estiver não se preocupe 🙂 ).
      Esse tipo de jogo incentiva o raciocínio ao invés do confronto (atrapalhar o outro jogador) além de ser excelente para jogar em família! Vou lhe dar alguns exemplos fáceis de encontrar no Brasil: Dogs (da MS Jogos) Istanbul (da GROW) Patchwork (da Ludofy) Takenoko (Galapagos) Ticket to Ride (Galapagos) Carcassonne (Devir). Se não conhece, dá uma olhadinha nesse portal sobre jogos ludopedia.com.br é o maior e mais completo do Brasil.
      No Blog também tem algumas análises de jogos infantis, se não viu ainda.
      Até mais!

      Curtir

  2. Olá!!!!

    Obrigada pela resposta.
    Eu nunca ouvi falar em Euro rsrsrsr mas vou aprendendo.
    Esse Takenoko quis muito comprar achei bem legal a tecnica do jogo. Esse ticket to ride e carcassone nao sei se iremos gostar… rsrsrs
    Ja fui apresentada ao ludopedia e fiquei encantada.
    Vou buscar esses jogos que vc me indicou. Ele é MUITO competitivo e a ilha Proibida foi ótimo pra dar uma freada nessa vontade de ganhar.
    Adoro o blog de voces e estarei sempre acompanhando

    Abraços e um 2017 excelente para você.

    Curtir

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s