Loony Quest…que vença o melhor desenhista!

caixa

Na terra maravilhosa de Arkadia, um rei muito antigo não tem herdeiros. Ele organiza um torneio para oferecer o seu trono para o aventureiro mais bravo do reino. Até cinco finalistas viajarão por sete mundos cheios de surpresas…

Loony Quest é um jogo familiar / festivo, com duração de 20 minutos aproximado, para 2 a 5 jogadores com idade recomendada de 8 anos ou mais.

É um jogo de destreza e habilidade, onde os jogadores analisarão um determinado cenário (que se trata de um nível que pertence a um mundo, como se fosse um jogo de videogame, onde você tem as fases) e depois de analisar esse cenário deverão desenhar o que é proposto por esse cenário em uma transparência.

Após fazer o desenho, os jogadores colocarão a transparência por cima do cenário e verificarão se atingiram o objetivo proposto, e se recebem algum bônus ou penalidades por atingirem objetos que não eram permitidos. Cada cenário tem suas características e objetivos, vejamos um exemplo!

cenario-1

Todo cenário na parte inferior possui um campo com as informações a respeito do objetivo e da pontuação. Nesse caso o cenário um possui as seguintes informações (da esquerda para a direita):

obj-cenario-1

  • Quantidade de vezes que a missão será realizada
  • O tipo de missão (ligar dois pontos)
  • O valor em pontos (xp) ao se completar a missão, que nesse caso são 3 pontos
  • Alguns bônus, por exemplo, se o desenho encostar em algum círculo com XP o jogador receberá mais 1 ponto por cada, se encostar em algum inimigo perde 2 e se encostar em algum obstáculo perde 1.

Todos então depois de entenderem o cenário devem desenhar o que foi proposto na sua transparência dentro do tempo disponível na ampulheta!

Conforme exemplificado acima, você desenha e depois coloca a transparência em cima do cenário para ver se cumpriu o objetivo (no caso acima sim, pois eu liguei os dois pontos que eram requisitados) e se teve algum bônus ou penalidade. Feito isso contabilizam-se os pontos e os jogadores andam na trilha de pontuação.

marcacao-caixa
A própria caixa funciona como trilha de pontuação

A caixa como trilha de pontuação é uma idéia interessante mas não muito prática, pois fica ruim colocar 2 ou 3 marcadores na mesma posição em caso de empate, aqui preferimos usar outra coisa para marcar os pontos.

Como já mencionei acima, existem fichas de bônus ou penalidades caso você encoste nelas durante o seu desenho. Os raios são bônus e as bombas penalidades.

bonus-e-penalidades

Na primeira fileira temos três tipos de bônus, por exemplo, a banana permite você joga-la na transparência de um adversário e ele não poderá mexe-la e deverá desenhar com ela na transparência durante aquele cenário. Já na parte das penalidades (a fileira debaixo) o primeiro deles é o vórtice, que faz com que o jogador vire o seu tabuleiro para o lado colorido, tornado a fase de desenhar um pouco mais difícil. Existem ainda penalidades que exigem que o jogador desenhe com o braço esticado, equilibrando uma ficha no topo da caneta, etc.

canetas
Kit para os desenhistas…

Existem diferentes tipos de objetivos ainda, como circular objetos e também fazer pontinhos em cima de determinados objetos.

Cada mundo possui 6 cenários (com exceção do sétimo, que possui apenas 4) e o jogo vem com 7 mundos e ainda dois cenários especiais, ou seja, é bastante coisa para jogar. Ao final de cada mundo no último cenário você ainda enfrentará o “chefe” daquele mundo, e com isso fica claro que Loony Quest tem uma idéia de fases de jogos de videogame onde ao final você encontra o chefe da fase.

amp
Desenhando contra o tempo…

É um jogo leve, sem grandes pretensões mas muito divertido pelo fator do desenho. Algumas polêmicas eventualmente surgirão, especialmente se o desenho encostou (ou não) em determinados lugares e objetos, mas isso é tranquilo e fácil de resolver com uma boa conversa e observação.

É o tipo de jogo que agrada quase todo mundo, mas que exige um pouco de habilidade em relação ao desenho, se você não gosta desse tipo de interação, Loony Quest não é para você.

Eu sou péssimo com desenhos e quase sempre fico em último lugar, mas o que não é um grande problema pelas risadas e interações geradas pelo jogo.

É um jogo interessante para as crianças, mas somente para os maiores, pois é necessário um pouco de coordenação entre observar o cenário e fazer o desenho para cumprir os requisitos, o que pode ser um pouco frustrante para os pequenos.

O jogo tem um bom manual e ótimos componentes. As canetas poderiam ser um pouco melhor, mas não é nada que você não resolva comprando outras com ponta fina se você realmente se empolgar e começar a jogar bastante.

É um tipo de jogo bem diferente e você deveria experimentar pelo menos para entender sua proposta, e que vença o melhor desenhista!

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!

The Meeple in the Middle no Facebook e no Instagram

Anúncios

3 comentários sobre “Loony Quest…que vença o melhor desenhista!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s