Sapo, fantasma ou banheira? Conheça o Fantasma Blitz!

caixa

Fantasma Blitz, lançado no Brasil pela DEVIR é um jogo infantil / familiar onde o objetivo de cada jogador é coletar o objeto revelado nas cartas que vão aparecendo no decorrer do jogo (de acordo com algumas regras).  Com idade recomendada a partir dos 8 anos, de 2 a 8 jogadores, é um jogo fácil, rápido e muito divertido.

O jogo é composto por 5 objetos e 60 cartas. A versão que estou usando nessa análise é o Fantasma Blitz 2.0 mas a única diferença são os objetos diferentes, as regras e a dinâmica é a mesma.

A organização do jogo é muito fácil e rápida, onde colocamos os 5 objetos ao alcance de todos e a pilha de cartas ao lado. Revela-se uma carta de cada vez, e usando apenas uma mão você tentará recolher o objeto que aparece na carta na sua cor original, e é ai que a confusão começa, pois caso não apareça nenhum objeto com a cor original você deve:

  • Pegar um objeto que não aparece na carta e cuja a cor original não aparece na carta também!

Um exemplo:

sapo

Na carta à direita temos a fantasminha na cor azul e o sapinho na cor verde, então como não existe fantasma azul (só branco) eu devo pegar o sapo verde. Na carta à esquerda eu tenho o fantasma azul (que não existe) e o sapo cinza (que também não existe) então eu não posso pegar nem o fantasma nem o sapo e nenhum objeto cinza e azul, que são as cores que aparecem na carta.

Confesso que essa história de objeto, cor no começo te força a pensar um pouco, pois você precisa eliminar o que aparece para então pegar o que sobraria.

componentes
Banheira, fantasminha, escova, sapo e toalha…

Quem recolher o objeto correto recebe a carta, os objetos são então devolvidos ao centro da mesa e uma nova carta é virada. Quando o baralho de cartas terminar quem tiver mais cartas é o vencedor.

Fantasma Blitz é um jogo que estimula muito a atenção, concentração e o raciocínio de adultos e crianças pela necessidade de prestar atenção na cor, no objeto, eliminar possibilidades e recolher algum objeto em segundos.

cartas

O jogo ainda conta com três variantes para jogadores mais experientes, como a “rã tagarela” onde quando aparece uma rã os jogadores não recolhem o objeto mas apenas falam o seu nome. Tem ainda a “rã fala em duas línguas” e “o que seca a toalha” que podem ser combinadas entre si para deixar o jogo mais complicado.

Belos componentes de madeira, simples, caixa pequena e fácil de transportar para jogar com a criançada em qualquer lugar, Fantasma Blitz é uma boa pedida para estimular a garotada. Infelizmente o jogo veio um pouco caro na minha opinião, mas isso é uma outra história.

Se procura uma pequena mas interessante alternativa para passar o tempo com a garotada, Fantasma Blitz é uma ótima pedida.

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!

The Meeple in the Middle no Facebook e no Instagram

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s