Negocie couro, prata e rubis no mercado de Jaipur

caixaNo poeirento e quente mercado em Jaipur você tenta negociar tecido, especiarias além de couro, tudo para se tornar o comerciante mais notório visando fazer parte da corte do Maharaja como seu negociante pessoal. Cada semana você busca as melhores oportunidades para enriquecer e está sempre de olho também no mercado de preciosidades como rubis, ouro e prata…

Jaipur, do designer Sebastian Pauchon publicado pela Game Works é um jogo para dois jogadores, rápido e simples porém muito divertido. O jogo trabalha com alguns conceitos como gerenciamento das cartas em sua mão, coletar cartas iguais e negocia-las em um mercado principal e force sua sorte. A partida dura em torno de 20 a 30 minutos.

O objetivo em Jaipur é tornar-se o mercador mais rico no final da semana, ou seja, ser ojaipur-market jogador com a maior pontuação ao final da rodada. Como cada rodada é relativamente rápida jogam-se três e ao final o jogador que venceu duas vence o jogo.

O jogo é composto por um mercado central, onde sempre ficam disponíveis cinco cartas e ao lado ficam as mercadorias representadas por fichas. Cada ficha de mercadoria possui um valor diferente que será a pontuação dela ao final da rodada. As cartas restantes ficam em um deck ao lado para preencherem os espaços conforme o mercado for utilizado.

componentes

Existem seis mercadorias no jogo: Couro, especiarias, tecido, prata, ouro e rubis, todas representadas por cartas e fichas. O jogo ainda conta com as cartas de camelo que servem para serem trocadas ou substituírem cartas no mercado.

Cada jogador na sua vez tem as seguintes opções:

  • Pegar cartas
  • Vender cartas

Ao pegar cartas ele pode trocar diversas mercadorias que estão no mercado central por mercadorias que estão na sua mão na mesma quantidade (Ex: posso pegar 3 cartas de mercadoria do mercado e substitui-las por três cartas que estão na minha mão). Outra opção é pegar uma única mercadoria (carta) do mercado central para minha mão (que tem o limite de 7 cartas) e o espaço vazio no mercado é preenchido com uma carta do deck. E a última opção seria pegar todos os camelos que estão no mercado, preenchendo os espaços vazios por cartas do deck. Os camelos poderão ser usados posteriormente para substituir mercadorias no mercado e quem tiver mais camelos no fim da rodada ganha um bônus, e eles não ficam na sua mão, e sim em uma pilha à sua frente, portanto você pode ter quantos camelos desejar.

camelos
Os camelos são muito úteis durante o jogo!

A segunda opção disponível é vender cartas, com essa opção você seleciona uma mercadoria que está na sua mão e descarta a quantidade de cartas que desejar, para cada carta descartada você pega uma ficha daquela mercadoria (Ex: se você descartar três cartas de couro, pegará três fichas da mercadoria couro).

Para as mercadorias mais valiosas (rubis, ouro e prata) são necessárias pelo menos duas cartas de mercadoria para fazer a venda. Para os outros três tipos de mercadoria a venda pode ser realizada a partir de uma carta.

As fichas de mercadoria são organizadas do maior valor para o menor, ou seja, quem pegar as mercadorias primeiro pegará as fichas com maior valor.

Além disso, existe um bônus se você vender três ou mais cartas de mercadoria, representado por uma ficha que é coletada quando você faz esse tipo de venda. Essa ficha contém um bônus e o valor deles é oculto, só sendo revelado quando você coleta a ficha. Os valores de bônus, por exemplo, para uma venda de 3 mercadorias são 1, 2 ou 3.

No exemplo abaixo, comprei 4 couros, que me rendem 5 pontos e uma ficha de bônus, e ao revelar esse bônus ganho mais 5. Os bônus são serão revelados para o oponente ao final da rodada.

A rodada termina quando três ou mais fichas de mercadoria esgotarem-se ou quando o deck para reposição do mercado acabar. Quando a rodada termina os jogadores contabilizam os valores das suas fichas, verificam quem recebe o bônus dos camelos e quem pontuou mais vence.

Jaipur é muito interessante por conta das diversas possibilidades durante o jogo,por exemplo, para pegar a ficha de bônus você precisa vender três mercadorias (precisa de três cartas daquela mercadoria) só que seu adversário pode se antecipar e começar a comprar aquela mercadoria antes de você, pegando assim as de maior valor. Outra possibilidade é usar os camelos para pegar diversas cartas no mercado, deixando-o somente com camelos. Se você pegar 3 ou 4 camelos do mercado você abrirá cartas novas para seu adversário. Tentar pegar bônus de 4 ou 5 vendas vão exigir 4 ou 5 cartas iguais sendo que o limite da sua mão é 7.

O jogo tem certa tensão e você precisa notar o que tipo de cartas seu adversário está comprando e também perceber o momento certo de tomar a decisão, seja de vender, comprar cartas ou usar os camelos.

Na minha opinião o jogo entrega muita diversão e emoção com simplicidade em uma partida rápida. Depois que os jogadores já entenderam o funcionamento do jogo começam a desenvolver suas estratégias e maneiras de jogar e a perceberem como o adversário está jogando. É um jogo simples e rápido mas que cumpre muito bem esse papel. É o tipo de jogo para se jogar com a mesma pessoa e que vai ficando mais interessante com o passar do tempo, à medida que ambos vão compreendendo as possibilidades que o jogo oferece.

insert

O jogo conta com uma belíssima produção, com excelentes cartas, tokens e especialmente o insert, muito bonito e que acomoda tudo perfeitamente. Infelizmente não está disponível no Brasil ainda e se você tiver a oportunidade de compra-lo faça-o, vale muito à pena.

E que vença o mais habilidoso negociante!

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!

The Meeple in the Middle no Facebook e no Instagram

 

Anúncios

4 comentários sobre “Negocie couro, prata e rubis no mercado de Jaipur

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s