Caixa.jpg

Assuma o papel de um rico comerciante no século 17 que está se juntando a uma corajosa empreitada: Construir moinhos em uma região alagada para faze-la prosperar, juntamente com seu comércio claro!

Em Seeland cada jogador tem o objetivo de construir os melhores moinhos, cercando-os de repolhos, tulipas e couves. Vence o jogador que pontuar mais ao final da partida.

Seeland é um jogo muito interessante, onde você construirá moinhos, plantando ao redor deles da melhor maneira para pontuar.

O jogo é bem simples, onde cada jogador deve andar com seu mercador no mercado da cidade, usando seu dinheiro para comprar e construir moinhos ou comprar sementes. Bem, na verdade, o dinheiro usa uma mecânica interessante, onde o primeiro movimento do jogador é gratuito e os demais devem ser pagos movendo seu mercador pelas moedas disponíveis. O ponto interessante é que todos os jogadores se movem no círculo do mercado usando as mesmas moedas, e o valor que cada um tem para gastar (ou seja, se movimentar e pegar a peça onde parar) equivale à quantidade de moedas à sua frente, por exemplo, se o jogador A tem 1 moeda à sua frente ele pode fazer apenas 2 movimentos no círculo (o primeiro movimento é gratuito) e deve pegar a peça no local onde parar.

No exemplo abaixo o jogador marrom só tem disponível uma moeda (a única que está à sua frente) e pode portanto avançar 2 espaços no mercado, representado pelo peão preto, podendo escolher entre pegar uma semente amarela de valor zero no primeiro espaço ou um moinho de valor zero no segundo espaço. Já o segundo jogador tem todas as moedas à sua frente, podendo portanto avançar no mercado até cinco espaços).

Mercado.jpg

O próximo jogador deve fazer o mesmo, avançar no círculo do mercado no máximo a quantidade de moedas que estão na sua frente. Quando o último jogador na trilha de moedas tem uma ou mais moedas atrás dele essas moedas são colocadas na frente do primeiro jogador, possibilitando que todos tenham mais moedas para gastar (o que significa mais espaços para se movimentarem no mercado).

Essa mecânica deixa o jogo interessante, pois posso controlar quantas moedas eu vou gastar para impedir que meu adversário tenha moedas suficientes para pegar peças que me interessam no mercado.

No mercado existem dois tipos de peça que o jogador vai adquirir: Moinhos para construir ou sementes para plantar.

Caso o jogador pegue uma peça de moinho ele deve coloca-la no tabuleiro, em uma área livre (existem algumas regras para colocação, simples, mas não vou detalhar aqui). Em seguida ele decide se quer aquele moinho para ele. Caso sim, ele coloca então em cima desse moinho uma das suas peças de moinho, indicando que aquele moinho é seu.

Caso o jogador pegue uma peça de semente, ele deve coloca-la junto a um dos seus moinhos.

Cada moinho que você possuir que for completamente cercado deve ser pontuado. Para isso soma-se o valor das peças que estão ao redor dele. Se o jogador cercou o moinho com os três tipos de sementes existentes ele recebe um bônus por isso.

Moinho pontuação
O moinho acima foi completamente cercado e deve pontuar somando os valores das peças que o cercam, nesse caso temos 5+5+6+0+0 totalizando 16.

Após determinar a pontuação ele avança seu marcador na trilha de pontuação.

O jogo ainda conta com alguns aspectos interessantes, como um tabuleiro com dois lados, onde um lado tem todos os elementos, como moinhos e sementes já revelados, possibilitando uma partida mais estratégica. Além disso o jogo conta com a opção de jogar com os governadores, que permite que os moinhos tenham um valor mais flexível, e também com a possibilidade de marcação das maiores pontuações de moinho, o que dará um bônus no final da partida.

Seeland é um jogo relativamente pouco conhecido, mas de um grande designer, autor do Tikal, Mexica e El Grande. Simples, porém, elegante, tem um bom nível de interação entre os jogadores, permitindo inclusive muitas encrencas, pois você pode preparar uma área para colocar um moinho e de repente vem alguém e o faz antes de você de maneira deliberada.

Mercado 2

O mercado onde você pode comprar sementes e novos moinhos!

Seeland é um daqueles jogos sem grande divulgação, mas que provavelmente terá um lugar na sua coleção se você o experimentar, pela sua simplicidade além do tema agradável e diferente, possibilitando estratégias e decisões para tomar. Bom manual, partidas rápidas e diversas possibilidades para deixar o jogo ainda melhor.

Que tal construir uns moinhos?

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG para receber notícias e novidades diariamente além de toda Terça uma nova análise de um jogo!

The Meeple in the Middle no Facebook e no Instagram

Anúncios

3 comentários sobre “Construindo moinhos em Seeland

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s