O Drácula está entre nós? – Conheça Nosferatu

Caixa

Confesso que não sou muito fã de jogos festivos (ou Party games). Mas também não tenho problema em joga-los ou ter aquela idéia de que jogos festivos são jogos simples demais ou inferiores. Se for chamado para jogar uma partida, aceito de boa vontade. Estou mencionando isso pois o jogo da análise de hoje é um jogo festivo e na minha opinião um dos melhores que temos no mercado nacional.

Lançado pela editora francesa Grosso Modo e trazido ao Brasil pela Conclave, Nosferatu é um jogo para 4 a 8 jogadores, com duração média de 20 a 30 minutos sem dependência de idioma.

Em Nosferatu você assume o papel de um caçador de vampiros que juntamente com sua equipe tem a missão de eliminar o Drácula. Ou você pode assumir o papel do Drácula tentando distribuir mordidas entre os caçadores, ou ainda você pode ser o papel do Renfield, o ajudante do Drácula com a missão de dissimular e ajudar o Drácula a se esconder entre a multidão.

O jogo funciona da seguinte maneira, escolhe-se entre os jogadores um que assumirá o papel do Renfield (para 4 jogadores não existe o Renfield). O Renfield então seleciona cartas de personagens de caçadores de acordo com o número de jogadores e também a carta com o personagem Drácula, de modo que ele terá em mãos cartas de caçadores e uma do Drácula na quantidade de jogadores, para exemplificar, em uma mesa com cinco jogadores teremos:

Um jogador como Renfield, e ele terá três cartas de caçadores e uma de Drácula, para compor a mesa de quatro jogadores (o quinto é o Renfield).

Personagens
Renfield, os caçadores e o temido Drácula!

Aquele no papel do Renfield vai então distribuir os personagens de maneira secreta para cada um na mesa, e aqui entra um dos aspectos muito interessantes nesse jogo, pois o Renfield sabe quem são os caçadores e quem é o Drácula e seu papel é tentar manter o Drácula longe das suspeitas.

Definido os papéis o jogo está pronto para começar!

O objetivo dos caçadores é matar o vampiro ou realizar cinco rituais, e o objetivo do Drácula é dar cinco mordidas (quatro em uma partida com quatro ou cinco jogadores).

O jogo tem uma pilha de cartas chamada biblioteca, de onde são compradas as cartas pelos jogadores. A outra pilha é o relógio que serve para determinar o término do turno.

As cartas disponíveis na Biblioteca são as seguintes:

  • Ritual – Para realizar um ritual é necessário que todas as cartas entregues secretamente para o Renfield sejam cartas de ritual.
  • Rumor – Tem efeito neutro e serve para impedir a realização dos rituais, pois caso seja jogada impossibilita que o ritual aconteça conforme explicado acima
  • Mordidas – Cada mordida revelada conta como objetivo para o Drácula
  • Noite – São cartas que serão adicionadas ao relógio para dificultar a vida dos caçadores
Cartas Biblioteca
Noite, ritual, rumor e as mordidas

Na pilha de relógio temos uma quantidade de cartas “noite” de acordo com o número de jogadores mais uma carta de amanhecer (para cinco jogadores teremos cinco noites mais um amanhecer).

O jogo então funciona da seguinte maneira, cada jogador recebe duas cartas da Biblioteca e na sua vez deve comprar mais duas cartas e então ele deve entregar uma carta sem revelar qual carta é para Renfield e em seguida descartar uma carta aberta.

Após isso, Renfield vira a primeira carta do relógio, se for uma carta de noite o próximo jogador realiza o mesmo processo, comprar duas, entregar uma para o Renfield e outra é descartada. Porém se for uma carta de amanhecer o turno é encerrado e o Renfield deve então revelar as cartas que lhe foram entregues secretamente.

Agora que a situação complica, pois, dependendo das cartas que o Renfield mostrar a situação ficará emocionante!

Se o Renfield revelar mordidas, elas devem ser entregues para os caçadores e o Drácula está conseguindo cumprir seu objetivo. Se tiver cartas de noite elas devem ser adicionadas ao relógio, se houverem somente cartas de ritual os caçadores poderão realizar um dos quatro rituais disponíveis:

  • Espelho de Prata – O Renfield deve revelar um personagem à sua escolha.
  • Distorção temporal – Uma carta de noite é retirada do relógio.
  • Transfusão de sangue – Escolhe-se um jogador para comprar uma carta a mais da Biblioteca.
  • Agua Benta – Escolhe-se um jogador para descartar todas as suas cartas e comprar rumores apenas.
Rituais
Os rituais para complicar a vida do Drácula

Se no relógio forem reveladas apenas cartas de noite o turno termina, Renfield revela as cartas, porém o jogador com a estaca ancestral não pode tentar matar o vampiro (tentando adivinhar quem ele é). Se no relógio aparecer a carta amanhecer além do processo já descrito acima, o portador da estaca pode tentar matar o vampiro. Se os caçadores matarem outro caçador, então o jogo termina e eles perderam, se matarem o Drácula são os vencedores.

Nosferatu é um jogo bem simples, mas muito, muito divertido na minha opinião, pois existe uma pessoa na mesa que conhece o papel de cada jogador, o que pode gerar diversas intrigas e discussões. Além disso o mecanismo do relógio, revelando cartas de noite ou do amanhecer sempre colocam um risco para o Drácula, pois ele pode ter sua carta revelada depois que ele jogar, se apenas ele ou mais um jogador entregou suas cartas ao Renfield, gerando mais intrigas e discussões. Os rituais vão adicionando situações complicadas para o Drácula, e sempre com o suporte do Renfield para tentar dissimular e enganar os caçadores.

É o jogo ideal para jogar com o pessoal que não tem muita familiaridade com os jogos modernos, ou mesmo para passar o tempo e se divertir, Nosferatu é um jogo barato, acessível no Brasil, pequena caixa e muito divertido.

Recomendado para ter na coleção ou pelo menos dar uma oportunidade!

Anúncios

2 comentários sobre “O Drácula está entre nós? – Conheça Nosferatu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s