Resgatando cães e gerenciando seu canil em DOGS

Caixa

Essa é a proposta de um recente relançamento da MS Jogos, pois em DOGS você deve resgatar cães e preparar seu canil da melhor maneira possível para eles. Lançado originalmente em 2013 pelo Marcos Macri, DOGS retorna com uma nova arte na caixa, mas com o mesmo conteúdo da primeira edição (algumas pequenas alterações em valores de pontuação), o que não é de modo algum um problema.

Cães
Seus melhores amigos!

Como já mencionei o objetivo em DOGS é recolher e cuidar de cães dentro do seu canil. Os cães estão distribuídos pelo mapa e cada jogador então possui um caminhão para recolhe-los ao seu canil. Vence o jogador que recolher cães de maneira a formar duplas, triplos, quartetos e outras combinações para pontuar. Os cães ao serem recolhidos no canil precisam ser alimentados ou tratados com medicação na enfermaria.

O jogo então se divide essencialmente em duas fases:

  • Recolher os cães
  • Administrar seu canil e planejar as próximas rodadas

Na primeira fase, os jogadores contam com uma certa quantidade de combustível para

Caminhões
Andando pela cidade e campo e recolhendo os pobres cãezinhos!

andar pelo tabuleiro e recolher os cachorros. Após todos os jogadores encerrarem essa fase, todos retornam então para seus canis e distribuem os cães pelas baias disponíveis. Os cães doentes vão para e enfermaria. É possível também recolher cães que estão sendo procurados pela feira de cães, de maneira que estes vão para lá diretamente e rendem ao jogador que o recolheu uma certa soma em dinheiro.

Depois dos cães serem recolhidos e organizados nas baias, inicia-se a segunda fase do jogo, onde os jogadores podem visitar uma série de lugares que lhes concederão benefício. Os seguintes lugares estão disponíveis:

  • Prefeitura – Permite ao jogador pagar 2 moedas para expandir seu canil, construindo assim mais um conjunto de baias.
  • Armazém – Possibilita que o jogador troque até 2 recursos por outros recursos (exemplo: Duas gasolinas por dois medicamentos).
  • Petshop – No Petshop você pode comprar dois itens (ração ou medicamento) por uma moeda.
  • Veterinário – Visita-lo permite que você gaste medicamentos para curar cães e traze-los para a sua área das baias (movendo-os da enfermaria para o canil)
  • Feira de cães – Aqui você pode vender, (desde que ele esteja na lista de cães que a feita está comprando naquele turno) trocar ou mesmo comprar um cão.
Locais
Escolha com sabedoria os locais a serem visitados

Cada jogador pode visitar dois locais (as restrições estão no manual) e além disso, cada local possui duas cartas de bônus, que o jogador pode escolher para si uma das duas ao visitar o local. Essas cartas são distribuídas aleatoriamente e renovadas a cada nova rodada.

Essas cartas podem dar ração, medicamento, dinheiro, pagamento do salário do seu ajudante e a possibilidade de trocar cães de lugares no tabuleiro entre outras.

Cartas Especiais
Cartas especiais podem lhe ajudar a resolver diversas situações!

Finalizada a segunda fase os jogadores então devem:

  • Alimentar seus cães
  • Pagar o salário do ajudante (ou usar uma carta de bônus que faça isso)
  • Trocar a carta de cães da feira (que indica os cães que serão comprados pela feira)
  • Renovar as cartas de bônus nos locais (remover as atuais e colocar novas)
  • Repor os cães no tabuleiro (cada local vago deve ser preenchido com uma nova ficha de cão)
  • Passar a ficha de jogador inicial

Assim inicia-se novamente a fase de recolher cães. O jogo termina quando não houverem mais cães disponíveis para serem repostos no tabuleiro (existem dois tipos de cães, da cidade e do campo e quando um dos grupos não puder ser mais reposto o jogo entra na última rodada, joga-se normalmente, mas essa será a última).

Esse é o DOGS, de maneira resumida, pois o manual traz os detalhes de pontuação e também de outras questões do jogo.

O que chama a atenção nele invariavelmente é o tema. Sim, recolher e cuidar de cães tem um apelo muito forte, e de maneira sensacional tudo no jogo se encaixa perfeitamente. Embora seja um Euro, o tema tem um apelo forte, pois você recolhe cães, alimenta, dá medicamento, expande o canil, paga o ajudante, compra combustível para recolher mais animais, ou seja, o tema é muito bem encaixado. É um jogo fácil de entender, mas não tão fácil de se jogar, pois o jogo embora leve e sem uma alta complexidade não lhe permite fazer escolhas muito erradas. Por exemplo, se você preencheu quase todas as suas baías e não se lembrou de expandir seu canil, na próxima fase de recolher cães você não terá muito o que fazer por não ter espaço para acomodar novos cachorrinhos. Ou se você não se preparou para alimentar os cães, ou comprar combustível suficiente para resgatar mais animais, essa falta de planejamento pode lhe complicar a vida. Essa necessidade de certo planejamento em DOGS que o deixa muito gostoso e divertido, pois é tudo bem integrado ao tema.

Mesa

O jogo conta com uma bela produção, desde o tabuleiro até os marcadores. Um único detalhe são as peças de plásticos que poderiam ser de uma qualidade melhor (até mesmo usando meeples para representar o dono do canil e seu ajudante), mas é um detalhe que não prejudica em nada o jogo. Ele ainda vem com um cartão do tamanho de um canil indicando as fases do jogo e os passos em cada uma delas, o que serve como guia de consulta fácil, agilizando assim o jogo.

Marcadores
Marcadores poderiam ser melhores, mas não prejudicam a experiência do jogo

Um Euro nacional, com ótima produção, bem temático e bem amarrado, ótimo para se jogar com a família e propor algo um pouco mais desafiador para o pessoal, sem, entretanto, pegar pesado, além também de funcionar bem em dois jogadores DOGS merece uma chance, se não de fazer parte da sua coleção, de pelo menos ser jogado algumas vezes!

Já experimentou DOGS? Deixe sua curtida e sua opinião!

Anúncios

Um comentário sobre “Resgatando cães e gerenciando seu canil em DOGS

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s