Jogos abstratos da Nestorgames

meltingchess.jpg

Da Publicadora espanhola nestorgames, Melting Chess do designer Markus Hagenauer traz a proposta de usar elementos do xadrez para desenvolver um jogo para dois jogadores onde os dois montam um tabuleiro 8×6 com 48 peças que mostram cavaleiros, bispos, torres e reis.

Os jogadores devem mover seu marcador no tabuleiro escolhendo um tile que esteja ortogonalmente ao seu marcador e movendo seu marcador ao estilo da peça de xadrez que está indicado e depois deve virar a peça. Se você não pode se mover no seu turno, você perdeu.

Outro jogo interessante é o Ni-Ju do Romeral Andrés. Nesse jogo de colocação de peças, as peças valem tanto como condição para vitória quanto as coisas que satisfarão essas condições.

Cada jogador tem vinte pelas, que possuem quatro quadrados em cada peça. Os jogadores jogam colocando-as na área de jogo de modo que cada peça esteja adjacente a pelo menos uma. Se uma das suas peças está cercada por peças da sua cor de acordo com o padrão da peça que está no centro então você venceu (como no exemplo abaixo). Se ambos os jogadores colocaram todas as peças sem um vencedor então você na sua vez pode mover uma peça para um outro local.

niju

Parece um prato cheio para os fãs de jogos abstratos (para saber mais sobre jogos abstratos, leia nosso artigo sobre eles na série “Por detrás do Tabuleiro” aqui)

E você, é fã de abstrato? O que acha das propostas? Deixe sua curtida e comentário 🙂

Publicado no Board Game Geek

Anúncios

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s