Exploradores – Explore, conquiste e vença!

Caixa

Em Exploradores (distribuído pela DEVIR Brasil) somos aventureiros realizando ousadas expedições a lugares desconhecidos e inóspitos em busca de fama e prestígio.

É um jogo exclusivo para dois jogadores, muito simples e fácil de jogar mas muito interessante e com uma boa dose de estratégia. Cada jogador recebe oito cartas e o tabuleiro de descarte é colocado para ambos, com isso feito o jogo está pronto para começar!

Tabuleiro
O tabuleiro de descarte, um local para cada cor!

O jogo funciona da seguinte maneira, cada jogador tem como objetivo iniciar e completar expedições que valerão pontos no final de cada rodada, quem fizer mais pontos vence. Cada expedição é representada por um conjunto de cartas da mesma cor e com uma numeração que vai do dois até o dez.

Cartas
Cada expedição tem um conjunto de cartas da mesma cor

Para iniciar uma expedição o jogador deve colocar qualquer carta da expedição que deseja na sua frente, na mesa. Isso indica que ele vai tentar realizar aquela expedição e torna-la mais rentável (em termos de pontos) possível. Entretanto existem alguns detalhes a serem pensados:

  • Cada expedição inicia-se valendo -20 pontos
  • Só é possível jogar uma carta de expedição com numeração superior aquela que você já jogou na sua mesa (por exemplo, se iniciei uma expedição amarela com um número 4, não posso jogar cartas amarelas 2 ou 3, somente superiores a 4)
  • A expedição ao final vale a quantidade de pontos indicados pelas cartas que coloquei nela durante a rodada (por exemplo, uma expedição amarela que terminou a rodada com uma carta 4, 6, 8 e 9 vale 27, ou seja, a soma de todas as cartas)
Investimentos
As arriscadas (porém lucrativas) cartas de investimento!

A pontuação da expedição então ao final é o total que você conseguiu com base nas cartas menos 20 pontos.

Além disso existem cartas chamadas cartas de “investimento” que duplicam, triplicam ou quadruplicam o valor final da expedição. Você pode colocar até três em cada expedição, e essas cartas são perigosas e arriscadas pois o valor final de uma expedição pode ser negativo ao final da rodada, veja esse exemplo:

Exemplo

A expedição ao lado, ao final da rodada, vez a seguinte pontuação:

4+6+8 = 18

18 – 20 (o valor inicial da expedição) = -2

Como existe uma carta de investimento no início (essa carta deve ser a primeira na expedição, não podendo entrar no jogo depois que a expedição já começou) a expedição tem seu valor final dobrado, ou seja, ao invés de -2 o jogador recebe -4

Isso vai te fazer pensar bem antes de iniciar uma expedição e mesmo usar as cartas de investimentos, pois ela já começa com uma pontuação negativa que deve ser revertida e compensada.

Durante o seu turno cada jogador realiza duas ações:

  • Jogar uma carta (na sua mesa ou no tabuleiro de descarte)
  • Comprar uma carta (do tabuleiro de descarte ou do baralho)

Estas duas ações deixam o jogo extremamente estratégico, pois o limite de cartas na mão é oito, então em certos momentos você se verá tentado a segurar uma carta que seu adversário precisa e ao mesmo tempo pensando em descartar e comprar algo que possa lhe ser útil.

A rodada termina quando o baralho de compra de cartas termina.

É um jogo rápido, simples, sem complicação de regras ou detalhes, mas tem bastante para se pensar a respeito, devo abrir uma expedição, ou várias? devo segurar cartas que vão beneficiar meu adversário mas estão ocupando espaço na minha mão?

Não se engane pela aparência, é um jogo muito interessante e com alguns detalhes que gostaria de comentar agora!

Primeiramente o tabuleiro, muito bonito e bem produzido, dá um clima a mais para o jogo e deixa a produção mais caprichada, pois ele não é necessário, mas deixa o jogo mais bonito.

Além disso, como você já deve ter percebido, o tema do jogo é irrelevante para o mesmo, entretanto o ilustrador teve o cuidado de ilustrar cada carta de expedição revelando uma certa progressão, como se cada carta de valor maior mostrasse uma imagem dos exploradores se aproximando do local final da expedição. É um detalhe, pois as cartas não precisariam de ilustração, muito menos com esse nível de detalhe, mas é bacana!

Arte Cartas
Existe uma progressão na arte das cartas de cada expedição

Por último, um problema que jogadores que gostam de “sleevar” suas cartas quase sempre encontram é o insert que não acomoda as cartas com os sleeves, o que não é o caso dos Exploradores, as cartas ficam perfeitas, mesmo com sleeves!

Insert

Resumindo, o jogo é bom pois:

  • Simples
  • Rápido
  • Fácil
  • Agradável e com uma dose de tensão
  • Estimula um pouquinho a capacidade de cálculo (somar o total das expedições, subtrair, multiplicar) ou seja, pode ser usado com crianças que já estão nessa fase na escola para dar uma reforçada nessa área.
  • Boa dose de interação, pois nada impede seu adversário de iniciar uma expedição da mesma cor que você já iniciou, deixando uma disputa por cartas.
  • Bela produção, com tabuleiro que deixa o jogo mais bacana
  • Fácil de encontrar e com um bom preço

Pontos a considerar antes de comprar:

  • Não tem um tema relevante, o que pode desagradar alguns que procuram algo mais temático
  • É um jogo de coletar e colocar cartas na mesa na ordem correta, o que pode não ser a sua praia
  • Somente para dois jogadores

E você, já jogou e gosta do Exploradores? Curta e siga nosso BLOG e deixe seu comentário, dúvida, crítica ou opinião!

Anúncios

5 comentários sobre “Exploradores – Explore, conquiste e vença!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s