Elder Sign – Você será capaz de derrotar o mal?

“Eu sei que serei chamado de insano pelo que estou fazendo. Mas você deve acreditar em mim quando eu lhe digo que esse museu está vivo, infectado por uma maligna força ancestral. Uma vez que essas malignas forças se manifestarem, elas reduzirão a humanidade a cinzas. Noite após noite eu tenho limpado relíquia e objetos em exposição, lutando para manter os horrores afastados e aprendendo o que eu posso. Eu acredito que eu encontrei uma maneira de prevenir nossa perdição.  Culturas antigas criaram um estranho símbolo para impedir essas criaturas. Eles o chamam de o Símbolo Ancestral”.

Jpeg

Elder Sign é um jogo cooperativo baseado na obra do escritor Howard Phillips Lovecraft onde um grupo de investigadores está no museu de Arkham investigando poderes malignos ancestrais que querem destruir a humanidade.

Ele faz parte de uma família de jogos (Arkham Horror Files) e tem uma duração média de 1 hora (depende do número de jogadores).

O objetivo em Elder Sign é vencer o ancião que está sendo enfrentado no jogo, para isso é necessário atingir o número de símbolos ancestrais indicado na carta do ancião, e caso a trilha de perdição na carta do ancião seja totalmente preenchida, o ancião desperta e dependendo de quem for ocorre um dramático combate entre os investigadores e ele.

Para iniciarmos uma partida, cada jogador escolhe seu personagem (o jogo vem com dezesseis) e cada personagem tem:

  • O nome
  • Quantidade de sanidade (lado esquerdo) e resistência (lado direito)
  • Itens iniciais
  • Habilidade especial
Jpeg
O personagem, sua habilidade e itens iniciais

Com os personagens definidos cada jogador recebe seus marcadores de sanidade e resistência e também os seus itens iniciais.

Jpeg
Marcadores!

O jogo conta com os seguintes marcadores:

  • Sanidade
  • Resistência
  • Perdição
  • Símbolos ancestrais
  • Pistas
  • Personagem (serve apenas para indicar em qual aventura seu personagem está)

Os marcadores servem para indicar a quantidade de recurso que cada personagem ainda tem (se esgotado para algum jogador ele morre).

Os marcadores de símbolo ancestral são colocados na carta do ancião na medida que os investigadores vão conquistando-os. Os marcadores de perdição vão sendo colocados na carta do ancião para indicar que ele está conquistando vitórias. Quem chegar ao número total indicado pela carta vence.

Existem também os marcadores de pistas, que servem para o jogador rolar os dados novamente e o marcador de personagem somente para indicar em qual aventura ele está naquele momento.

Depois de escolhido ou sorteados os personagens escolhe-se (ou também pode ser sorteado) qual Ancião será enfrentado durante o jogo (o jogo vem com oito).

A carta de ancião possui as seguintes informações:

  • Nome do ancião
  • Habilidade especial
  • Quantidade de símbolos ancestrais para vitória dos investigadores
  • Quantidade de marcadores de perdição para vitória do ancião
  • Rolagem de ataque
  • Habilidade de ataque
Jpeg
O terrível inimigo a ser derrotado!

Com personagens e ancião definido vamos para o jogo!

O museu de Arkham (local da investigação) é constituído de cartas que são colocadas na mesa (seis) e cada carta tem algumas informações:

  • Título
  • Texto (somente para você entrar no clima do jogo!)
  • Valor
  • Efeito de terror
  • Tarefas
  • Penalidades e Recompensas
Jpeg
As aventuras

As tarefas nada mais são do que faces que você precisa tirar nos dados. SIM, Elder Sign é um jogo baseado em rolagem de dados, portanto para vencer uma aventura você precisa completar cada tarefa. Cada linha possui uma ou mais tarefas, no exemplo ao lado, a primeira tarefa (de cima para baixo) consiste em tirar três de investigação, depois seis de investigação (combinando dados) e por último uma caveira.

O investigador começa sua rolagem de dados com seis dados verdes, e existem mais dois dados (amarelo e vermelho) que podem ser adicionados na sua rolagem para lhe ajudar.

Se ao rolar os seis dados ele não for capaz de cumprir nenhuma tarefa, ele deve então retirar um dado e rolar novamente os cinco que restaram, até que ou ele cumpra todas as tarefas e vença a aventura ou ele perca todos os dados.

Na parte debaixo da carta temos a recompensa em caso de vitória (nesse caso os jogadores ganharam um símbolo ancestral e um monstro aparece) ou a penalidade em caso de derrota (nesse exemplo o jogador perde um marcador de resistência).

Jpeg
Uma rolagem complicada…

Existem aventuras que devem ser cumpridas em uma ordem específica, pois possuem uma seta indicando isso (como a aventura acima) e existe aventuras com efeito de terror. Terror é uma das faces dos dados, e caso você tire um terror e não cumpra nenhuma tarefa, essa penalidade lhe é aplicada.

Jpeg
Uma aterrorizante aventura

Na aventura ao lado por exemplo, ao tirar um terror e não cumprir nenhuma das duas tarefas você deve descartar um troféu.

Além disso as cartas de aventura podem receber monstros, veja que a primeira aventura tem o seu contorno diferenciado, portanto caso apareça algum monstro no jogo é nesse local que ele deve ser colocado.

Monstro são criaturas malignas que podem entrar em jogo em diversas circunstâncias para alegrar sua vida! Para remover um monstro de uma aventura você deve cumprir a (s) tarefa (s) dele.

 

Jpeg
Monstros por toda parte!

Mas não se desespere, pois existem diversos itens para lhe ajudar durante o jogo. O jogo conta com itens comuns, especiais, feitiços e aliados para te ajudar nos combates e aventuras!

Essas cartas lhe permitem mudar o resultado dos dados, adicionar um dado amarelo,

Jpeg
A cavalaria a caminho!

vermelho (ou ambos) restaurar resistência ou a sanidade. Você inicia o jogo com alguns itens de acordo com seu personagem e na medida que vence aventuras vai recebendo as recompensas de cada uma.

Jpeg
Mitos

Cada rodada corresponde a uma volta completa no relógio, e ao final de cada rodada uma carta do baralho de Mitos é revelada! As cartas de Mitos sempre trazem eventos para complicar a vida dos investigadores. Existe também um local no jogo (a loja de lembranças do museu) onde você

pode gastar os pontos que vai acumulando ao vencer as aventuras e os monstros.

Na lojinha você pode comprar símbolos ancestrais, feitiços e toda a sorte de coisas que você geralmente encontra nesse tipo de lugar!

O jogo ainda tem mais alguns detalhes que à medida que você vai jogando vai compreendendo mais algumas regras e situações.

Elder Sign é na minha opinião um fantástico jogo cooperativo, muito interessante por ser um jogo com uma boa dose de tema, fator sorte e algumas maneiras para lidar com isso. Não esqueça que ele é essencialmente um jogo de dados, o que não pode agradar a todos. Outro fator muito contestado a respeito dele é a sua dificuldade. Sinceramente eu acho que é um jogo relativamente difícil, porém se comparado com os outros jogos da série (como Arkham Horror ou Eldritch Horror, os quais eu nunca joguei) ele talvez seja considerado o mais fácil de todos.

Como é um jogo de dados e com muita sorte envolvida, eventualmente você pode ter uma partida mais fácil ou bem mais difícil, mas no geral ele tem uma boa dificuldade.

Além disso não é um jogo tão demorado, onde uma partida pode ter duração de uma hora ou um pouco mais, o que pode ser ideal para quem deseja jogar algo nessa linha, mas não dispõe de muito tempo.

Resumindo então:

  • Pontos positivos
    • Boa dose de tema
    • Cooperativo
    • Muita interação e tomada de decisões em conjunto
    • Pode ter um final dramático ou bem emocionante
    • Bela produção e ótimos componentes
    • Possui expansões (não no Brasil ainda) o que pode dar uma boa sobrevida ao jogo posteriormente
  • Pontos a considerar:
    • Jogo com alta dose de sorte envolvida
    • Rolagem de dados
    • Certa facilidade se comparado com outros jogos da mesma família

Como a maioria dos jogos cooperativos esse funciona muito bem em dois jogadores, não fica muito longo e como o jogo vem com bastante personagens e anciãos (além de bastante cartas de aventuras) é uma opção muito interessante para você adicionar na sua coleção, para ter um jogo com um tema diferente e com bastante rolagens de dados.

Eu recomendo Elder Sign, foi um jogo que agradou bastante aqui em casa (embora não veja muita mesa pela sua duração) e inclusive é tão fácil e interessante que trouxe para mesa pessoas que geralmente não jogavam, afinal, ele é essencialmente um jogo de rolar dados e combinar resultados (com alguns detalhes a mais) mas tem o poder de manter as pessoas interessadas e gerando aquela dramaticidade na medida que a vitória ou derrota vai se aproximando.

Jpeg
Quase tudo depende deles…

 

 

 

Anúncios

3 comentários sobre “Elder Sign – Você será capaz de derrotar o mal?

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s