Jogos para crianças – A série!

Para quem já conhece os jogos de tabuleiros modernos e muitas vezes já tem uma bela coleção, é natural que haja o interesse em envolver mais pessoas nas partidas, seja marcando um tempo para jogar em casa ou levando jogos na casa dos amigos. Também é natural que os pais tenham desejo que os filhos se envolvam nesse hobby. Entretanto nem sempre isso é fácil por diversas razões e uma delas eu gostaria de abordar aqui, que seria, quais são os jogos disponíveis para eu jogar com meu filho, sobrinho, neto ou qualquer criança que tenha interesse em jogar?

Nessa série de análise vou mostrar alguns jogos da minha coleção que são exclusivamente voltados para crianças. Não significa que são jogos simplórios, muito pelo contrário, são jogos inteligentes, mas ao mesmo tempo simples!

É importante destacar também que (infelizmente) nem todos os jogos mostrados aqui estão disponíveis no Brasil, por isso também darei algumas dicas de como usar alguns jogos mais fáceis de encontrar com a criançada.

E o primeiro em nossa série é o:

Carcassonne Junior

Jpeg
Yes, Carcassonne!

Para quem já joga o nome Carcassonne pode ser familiar, sendo esse um excelente jogo onde você vai colocando peças na mesa e montando certas estruturas (campos, estradas, cidades, etc) e também colocando seus meeples ali.

Existe, porém, uma versão “kids” do Carcassonne, o Carcassonne Junior.

Em Carcassonne Junior todas as peças se encaixam com todas, ou seja, a criançada não terá problemas em colocar as peças juntas!

O objetivo nele é ficar sem meeples (bonequinhos) sendo que o primeiro a ficar sem nenhum em sua reserva vence o jogo.

 

Ele é muito simples e funciona da seguinte maneira:

  1. Cada jogador na sua vez compra uma peça e coloca-a na mesa
  2. Se essa peça completar um caminho de ponta a ponta todos os jogadores que tiverem nesse caminho os meeples da sua cor devem colocar seus meeples nas respectivas peças

Exemplo: Nesse caminho que foi fechado de ponta a ponta existem dois meeples azuis, um vermelho e um amarelo, portanto cada jogador coloca seu meeples (s) no respectivo lugar.

Jpeg
Cada caminho fechado permite que cada jogador coloque seus Meeples ali!

É isso, o jogo então consiste em fechar caminhos e colocar seus meeples, muito simples, mas bem interessante.

No entanto, não é um jogo para crianças muito pequenas, pois exige uma certa dose de “malícia” para se escolher qual caminho fechar para não ajudar o adversário a pontuar mais do que você.

Jpeg
Todas as peças encaixam entre si, tornando a vida muito mais simples…

Com uma produção maravilhosa, pois tanto as peças quanto os meeples são de tamanho grande, o que facilita a manipulação, é um jogo muito recomendado, tanto para jogar quanto para deixar seu pequeno brincar com as peças e ver como as coisas funcionam.

Importante ressaltar que esse jogo vai ajudar os pequenos a pensarem como encaixar a peça de maneira coerente, a perceberem se o caminho já está fechado ou não, e também trabalha um pouco com a questão das cores.

É um jogo fácil, simples e rápido, ideal para qualquer coleção de qualquer jogador que tenha crianças em casa e queira ter um momento com elas.

Jpeg
Meeples e peças grandes facilitam a manipulação

Próximo jogo da nossa série sobre jogos para crianças será “As Escadas Assombradas”, não perca!

Se gostou do nosso conteúdo, siga nosso BLOG, receba as novidades, notícias e toda Terça uma nova análise de um jogo!

 

Anúncios

2 comentários sobre “Jogos para crianças – A série!

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s