Jogos para crianças – A série – My First Carcassonne!

Caixa jogo de tabuleiro infantil My First Carcassonne

Para quem já conhece os jogos de tabuleiros modernos e muitas vezes já tem uma bela coleção, é natural que haja o interesse em envolver mais pessoas nas partidas, seja marcando um tempo para jogar em casa ou levando jogos na casa dos amigos.

Também é natural que os pais tenham desejo que os filhos se envolvam nesse hobby. Entretanto nem sempre isso é fácil por diversas razões e uma delas eu gostaria de abordar aqui, que seria, quais são os jogos disponíveis para eu jogar com meu filho, sobrinho, neto ou qualquer criança que tenha interesse em jogar?

Nessa série de análises vamos mostrar alguns jogos da nossa coleção que são exclusivamente voltados para crianças. Não significa que são jogos simplórios, muito pelo contrário, são jogos inteligentes, mas ao mesmo tempo bem acessíveis para os pequenos (e para os já não tão pequenos assim).

E vamos falar hoje do My First Carcassonne, uma adaptação da versão adulta sendo esse um excelente jogo onde você vai colocando peças na mesa e montando certas estruturas (campos, estradas, cidades, etc) e também colocando seus meeples ali.

Como se joga?

Em My First Carcassone todas as peças se encaixam com todas, ou seja, a criançada não terá problemas em colocar as peças juntas e nele o seu objetivo é ficar sem meeples,  sendo que o primeiro a ficar sem nenhum em sua reserva vence o jogo.

Ele é muito simples e funciona da seguinte maneira:

  • Cada jogador na sua vez compra uma peça e coloca-a na mesa
  • Se essa peça completar um caminho de ponta a ponta todos os jogadores que tiverem nesse caminho os meeples da sua cor devem colocar seus meeples nas respectivas peças

No exemplo abaixo o caminho que foi fechado de ponta a ponta e existem diversos meeples no caminho, cada jogador então posiciona no tabuleiro um meeple da sua reserva.

Peças jogo infantil My First Carcassonne

É isso, o jogo então consiste em fechar caminhos e colocar seus meeples, muito simples, mas bem interessante. No entanto, não é um jogo para crianças muito pequenas, pois exige uma certa dose de percepção para se escolher qual caminho fechar para não ajudar o adversário a pontuar mais do que você.

Acessibilidade

Peças grandes, tanto os meeples quanto os tiles, com desenhos coloridos sendo realmente um jogo projetado para a criançada, podem jogar com eles sem nenhuma dificuldade. O encaixe das peças é também é tranquilo pois todas são quadradas e todas encaixam em todas.

O que achamos?

Com uma produção maravilhosa, pois tanto as peças quanto os meeples são de tamanho grande, o que facilita a manipulação, é um jogo muito recomendado, tanto para jogar quanto para deixar seu pequeno brincar com as peças e ver como as coisas funcionam.

Todas as peças se encaixam em My First Carcassonne

É um jogo que depende da sorte, pois você acaba ficando limitado pelas peças que possuem meeples da sua cor, e se essas peças demorarem mais para aparecerem você talvez fique um pouco para trás, mas são partidas rápidas e a sorte não acaba sendo frustrante por conta da rapidez.

É um jogo que vai ajudar seu filho a perceber os caminhos e também tentar fazer parte de todos eles na medida do possível. Ele também terá que decidir quem ele eventualmente vai ajudar, pois os caminhos inevitavelmente terão mais do que um jogador. Também vai ajudar os menores a contarem e identificarem as cores.

Diferença dos meeples da versão adulta e do My First Carcassonne

Pontos positivos:

  • Peças grandes e adequadas para a criançada
  • Jogo simples na execução mas que oferece algo para eles pensarem e decidirem
  • Bela produção
  • Partidas rápidas e eventualmente bem disputadas

Pontos de atenção:

  • Exige uma certa perspicácia para avaliar a melhor maneira de colocar o seu meeple, deixando os mais velhos com uma certa vantagem
  • Como a maioria dos jogos infantis depende da sorte

É um jogo fácil, simples e rápido, ideal para qualquer coleção de qualquer jogador que tenha crianças em casa e queira ter um momento com elas…

Acompanhe nosso canal nas redes sociais:

Facebook

Pinterest

Instagram

BLOG

Ludopedia

 

Anúncios

3 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s